Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICAS OU POESIAS DA ÉPOCA DA/O VOVÓ/Ô: VALORIZANDO A CULTURA POPULAR

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o prazer pela leitura.
  • Elaborar convite para vovó/ô.
  • Interagir com o grupo e com a/o convidada/o.
  • Reconhecer a importância do conhecimento acumulado.
  • Valorizar a cultura popular.
  • Ler com compreensão.
  • Ler com entonação e fluência.
  • Interpretar as músicas cantadas.
  • Interpretar as poesias recitadas.
  • Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas recitados.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos –4 atividades de sessenta (60) minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, é necessário que o aluno esteja inserido  no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja  capaz de expor seu pensamento.  

Estratégias e recursos da aula

A leitura pressupõe a aquisição de competências que permitem ao aluno não apenas decodificar, mas compreender o que leu. Os descritores contidos na Matriz de Língua Portuguesa apontam para a necessidade de trabalhar habilidades que levem os alunos a:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D2 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

D3 – Inferir uma informação implícita em um texto.

D4 – Identificar o tema de um texto.

Para que possamos trabalhar estas habilidades de forma contextualizada partimos do resgate da cultura popular, aquela passada de pai para filho, tendo os/as avós como fonte destes conhecimentos.

1ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Esta etapa do trabalho tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pelo tema. Converse com eles sobre seus/suas avós:

_ Quem tem avó ou avô?

_ Como eles são?

_ O que eles gostam de fazer?

 _ Vocês conhecem alguma música da época da vovó ou do vovô?

 _ Ouçam esta música, veja se alguém já conhece. Professor, se possível leve o CD Cocoricó e coloque a música “avó a bordar” para eles ouvirem ou leve-os ao Laboratório de Informática e acesse o vídeo no sítio: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=HPStHIAYswk para  assistirem o Grupo Cocoricó cantando a música.  

 Depois de ouvir a música, convide os alunos para cantar, assim quando for trabalhar a leitura da letra da música eles já terão familiaridade com o texto e as expressões utilizadas.  

Apresente a letra da música em um cartaz ou reproduza para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa.

Explore oralmente as rimas e a repetição das palavras, pois este é um texto “cumulativo”. Esta atividade permite trabalhar a discriminação de sons, a acuidade auditiva o que é muito importante na alfabetização.  

Caso a sua turma for de 1º ano, utilize apenas um fragmento do texto (letra da música) para não ficar cansativo. Veja a letra a seguir:

Fonte da imagem: DVD Cliparts, vol 5

estava a avó no seu lugar

veio a mosca lhe cutucar

a mosca na avó

 a avó a bordar

tic tic tic

estava a mosca no seu lugar

veio a aranha lhe cutucar

a aranha na mosca

 a mosca na avó a avó

 a bordar

tic tic tic

estava a aranha no seu lugar

veio o rato lhe cutucar

o rato na aranha a aranha na mosca

a mosca na avó a avó a bordar

tic tic tic

estava o rato no seu lugar

veio o gato lhe cutucar

o gato no rato

o rato na aranha

a aranha na mosca

a mosca na avó

a avó a bordar

tic tic tic

estava o gato no seu lugar

 veio o galho lhe cutucar

o galho no gato

o gato no rato

o rato na aranha

a aranha na mosca

a mosca na avó

a avó a bordar

tic tic tic

estava o galho no seu lugar

 veio a galinha lhe cutucar

a galinha no galho

o galho no gato

 o gato no rato

o rato na aranha

a aranha na mosca

a mosca na avó

a avó a bordar

tic tic tic

estava a galinha no seu lugar

veio o avô lhe cutucar

o avô na galinha

a galinha no galho

o galho no gato

o gato no rato

o rato na aranha

a aranha na mosca

a mosca na avó

a avó a bordar

tic tic tic

estava o avô no seu lugar

veio a vaca lhe cutucar

a vaca no avô

o avô na galinha

a galinha no galho

o galho no gato

o gato no rato

o rato na aranha

a aranha na mosca

a mosca na avó

a avó a bordar

tic tic tic

Professor, leia a letra da música com a entonação necessária, pois ela é uma poesia e possui rimas e aliterações. Você é o modelo para seus alunos, portanto sua postura, seu entusiasmo, o seu gosto pela leitura deve ser mostrado por meio de sua leitura.  

Depois que você leu, solicite que eles leiam. Como o texto é uma poesia que trabalha com sons, ela possibilita uma leitura lúdica, por meio da leitura jogralizada, que trabalha a acuidade auditiva.

Os alunos poderão também inserir gestos de acordo com a estrofe que estão lendo, isto motiva e enriquece a leitura, pois trabalha também a linguagem gestual. Experimente! Seus alunos vão adorar esta atividade!

2ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

EXPLORANDO A POESIA

Descritor 1- Localizar informações explícitas em um texto.

1-      Quais destes animais vieram cutucar a avó?

(    ) pato    

 x ) gato

(  x) galinha

(  x ) rato

(    ) porco

( x ) vaca   

Descritor 2- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

2-      Na poesia a expressão “estava a avó no seu lugar”, significa que:

(    ) Ela estava passeando.

( X ) Ela estava sossegada em seu canto.

(    ) Ela estava no lugar do gato.

(    ) Ela estava no lugar do rato.   

Descritor 3- Inferir uma informação implícita em um texto.

3-      A poesia fala de uma avó que estava:

(    ) Brigando com os animais.

( X ) Bordando sossegada e vieram alguns animais lhe tocar.

(    ) Bordando uma toalha com vários animais.

(    ) Gostando de brincar com os animais.     

4-      Ilustre a poesia de acordo com o que você compreendeu.   

3ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

ELABORANDO O CONVITE

Professor, aproveite a motivação gerada pelo trabalho com a música e induza os alunos a convidarem as avós ou avôs a virem na escola para ensinar músicas e poesias de seu tempo.  

Leve alguns modelos ou solicite que os alunos tragam de casa  convites para eles verem a forma e os elementos que os compõem.

- Que tal convidarem os avós para tomar um chá?  Para isso, trabalhe o convite.  

Lembre-se de destacar os elementos deste tipo de texto, sua função informativa:

  •  Para quem estamos enviando o convite.
  • O motivo do convite.
  • O dia e horário da atividade.
  • O local.
  • Quem está enviando o convite.   

Veja a sugestão a seguir.

Você poderá fazer um molde em forma de xícara para que os alunos façam  o convitinho nela.

Fonte: http://www.montesiao.pro.br/estudos/mulher/convite_xicara.html  acesso em 10/10/2010  

 4ª Atividade – aproximadamente 60 minutos.

Professor, este é um momento de interação, para isso organize a sala de aula de forma que as avós fiquem próximas, se possível organize os alunos em um semicírculo. Converse com eles antecipadamente sobre o objetivo das avós  nos visitar.

Reafirme a importância das avós em nossa aprendizagem.

Reconheça a importância do conhecimento acumulado, pois muitas coisas que eles nos ensinam não encontramos nos livros (valorizar a cultura popular) são conhecimentos passados de pais para filhos.

Professor, receba juntamente com os seus alunos as avós e avôs com um chá, solicite que as cantineiras façam um chá (hortelã, cidreira, canela  ou outro que seja comum em sua região)

. Deixe que os alunos façam as perguntas, mas se for necessário intervenha para que todas possam contar, ou cantar alguma música infantil de sua época ou declamar algum poema.

Selecione poesias ou músicas ensinadas pelas avós e trabalhe com elas ao longo do mês.

Utilize a exploração anterior como sugestão, tendo os descritores como parâmetro. Fique atento para os nossos objetivos (Ler com compreensão; Ler com entonação e fluência; Interpretar as músicas cantadas; Interpretar as poesias recitadas; Representar por meio de desenhos as músicas cantadas ou poemas recitados).    No sítio a seguir você encontra poesias e letras de diversas músicas infantis da época da vovó: http://letras.cifras.com.br/musicas-infantis/      

 Veja as sugestões de algumas quadrinhas que você poderá trabalhar com os alunos para eles declamarem para as avós:

Quadrinhas da Vovó

A CASINHA DA VOVÓ

TRANÇADINHA DE CIPÓ

O CAFÉ TÁ DEMORANDO

COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

Serra, serra, serrador,

Serra o papo do vovô...

Quantas tábuas que serrou?

1,2,3, fora uma que quebrou!!!

Palma, palminha, Palminha de Guiné

Pra quando papai vié,

 Mamãe dá a papinha,

Vovó bate cipó,

Na bundinha do nenê.

A vovó me disse que no tempo dela,

Não tinha novela, nem televisão,

Só tinha teatro, peça de cinema,

E em Ipanema tinha um coração!

Não tinha nada, ora vejam só!

Mas tinha amor no tempo da vovó,

Não tinha nada, ora vejam só!

Mas eu gosto muito da minha vovó!  

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação é um processo que pressupõe a investigação da aprendizagem, não apenas do conteúdo, ela vai além, pois envolve também a metodologia utilizada. Assim, ao verificar o desempenho do aluno você estará obtendo informações se a forma como desenvolveu a atividade propiciou aprendizagem para eles. Portanto, observe se  foram capazes de perceber a importância dos conhecimentos passados pelos avós e a cultura popular expressa por meio das músicas e das poesias antigas, se leram com prazer e compreensão e conseguiram localizar  as informações no texto (letra da música e poesia). Registre as informações que você considera relevantes, assim terá elementos para o seu planejamento.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Francisca Peixoto, Secretaria Municipal de Educação , Rio Grande do Norte - disse:
    frampeixoto2002@yahoo.com.br

    03/06/2013

    Cinco estrelas

    Aula bastante criativa, possibilitando não apenas o trabalho com os descritores contidos na Matriz de Língua Portuguesa, mas tambem o respeito a cultura popular, aos saberes e vivências dos nossos avós e consequentemente a história de cada aluno.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.