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Equilibrando o Corpo

 

13/12/2010

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprender práticas de equilibrismo. ·        
  • Novas formas de conhecer e reconhecer os limites e possibilidades do seu corpo e do corpo do colega, por meio das atividades circenses.
  • Coordenar diferentes movimentos com o corpo e com os materiais, realizando atividades de equilíbrio e interagindo com os colegas e com os materiais.
  • Aprender a deslocar-se no espaço, coordenando diferentes movimentos, percebendo a relação tempo/espaço, equilibrando os objetos e o corpo.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conhecendo o equilibrismo

Recursos: Videos e Imagens

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos relacionadas ao equilibrismo. Este momento exige muita atenção dos alunos, pois os vídeos demonstram aspectos importantes da proposta da aula.

Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=YSmPhK4YLPY (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=m-qE_eoRBSA&feature=related (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=j-KalLo3qBU&feature=related (Acessado em 16/11/2010).  

No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque algumas formas de equilíbrio existente, podendo ser feitas ponderações referente aos objetos utilizados para equilibrar e ao corpo do outro. É interessante o(a) professor realizar algumas perguntas, como: O que é equilibrismo? Como ele é realizado? Como nosso corpo participa do equilibrismo? Quais as possibilidades (sozinho, em dupla, em grupo etc)?   

Provavelmente, surgirão outras questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do equilibrismo. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos.   

O(a) professor(a) poderá exibir algumas imagens relacionadas ao equilibrismo:

Fonte: http://www.flickr.com/photos/dawvon/3472164927/sizes/z/in/photostream/ (Acessado em 16/11/2010). 

Fonte: http://barreiroamac.files.wordpress.com/2008/09/novocirco_mobile.jpg (Acessado em 16/11/2010). 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_4wNipzg6zIk/S6tY4tpT9sI/AAAAAAAABWo/Urj7R035LjU/s1600/13+Imagem0778.jpg (Acessado em 16/11/2010).    

Atividade 2: Equilibrando os objetos

Duração: Aproximadamente 20 minutos

Recursos: cabos de vassoura, garrafas tipo pet, latinhas de refrigerante vazia, bolas de variados tamanhos e pesos, mini-cones e prato de plástico. Obs.: Professor(a), materiais acima são sugestões e você poderá utilizar outros para ampliar as experiências de equilíbrio propostas nesta aula. 

Descrição: Nesta atividade proponha para os(as) alunos(as) o equilíbrio dos materiais sugeridos. Peça-os para equilibrarem os objetos nas diversas partes do corpo, tais como pontas dos dedos, ponta do nariz, ombros etc. Após experimentarem os objetos, proponha a formação de duplas, em que cada companheiro desafiará o outro colega realizando diversos equilíbrios.

Atividade 3: Equilibrando o Corpo

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Rola-rola, Tambor e Corda ou banco. Obs.: Caso seja inviável a aquisição do Rola-rola ele poderá ser confeccionado com Garrafa Pet, ou cano de PVC (grande e resistente) e um pedaço de madeira. Ao utilizar a garrafa pet, coloque areia ou água dentro para deixá-la mais resistente. Para equilíbrio na corda, procure amarrá-la em duas colunas próximas, fazendo uma falsa baiana, como no desenho abaixo:

 Arquivo do autor.

Descrição: Nesta atividade divida a turma em três grupos. Cada grupo circulará nas três estações de equilibrismo propostas: Rola-Rola, Tambor e Corda ou banco.

  Arquivo do autor.

Cada grupo experimentará formas de se equilibrarem nas estações propostas. Estabeleça um tempo de aproximadamente 10 minutos para cada estação. Para ampliar os desafios, os(as) alunos(as) poderão equilibrar os objetos da atividade 2.

Atividade 4: Equilibrando com o outro.

Duração: Aproximadamente 30 minutos

Recursos: Tatame montável, colchonetes e materiais da atividade 1 e 2.

Descrição: Nesta atividade, proponha a formação de grupos contendo cinco componentes ou mais. Eles criarão formas de se equilibrarem utilizando o corpo do colega. Como sugestão, seguem abaixo algumas imagens e desenhos de possíveis equilíbrios que poderão ser realizados pelos(as) alunos(as). Em momento oportuno, podem elaborar apresentações para o restante da escola. A temática de atividades circenses é muito rica, explore os movimentos criados pelos alunos. Ambos necessitam firmar bem os pés no chão e estabilizarem o corpo no momento do equilíbrio:

 Arquivo do autor.

 Arquivo do autor.

 Arquivo do autor.

Recursos Complementares

Os vídeos abaixo demonstram como equilíbrio funciona em diferentes objetos, a partir do encontro do centro de gravidade dos objetos. Procure explorar estes conceitos no momento da aula. Aqui se faz presente uma boa oportunidade de trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de física. Procure explorar essas possibilidades de diálogo.

http://www.youtube.com/watch?v=ViwCFlMb7x8 (Acessado em 16/11/2010).  

http://www.youtube.com/watch?v=8eawVAfLfJc (Acessado em 16/11/2010). 

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam o que observam nos vídeos e nas imagens? Quais experiências com a temática os alunos possuem? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? De que forma criam novas formas de equilibrarem-se? Sugerem novos movimentos? Já vivenciaram as atividades em outros momentos (tempos/espaços – escolar/não escolar)? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços? Como se interagem com os pares? dentre outras.

Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.

Uma apresentação de cenas de equilíbrio elaboradas e apresentadas pelos alunos(as) ao final da aula tornam-se importantes momentos de avaliação.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Cristiane, Sesc , São Paulo - disse:
    jadehayek@yahoo.com.br

    05/01/2012

    Cinco estrelas

    Excelente site. As aulas são claras, com ótimas idéias e sugestões totalmente aplicáveis. Vcs estão de parabéns!


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