13/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Amanda Fonseca Soares Freitas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.
Atividade 1: Conhecendo o equilibrismo
Recursos: Videos e Imagens
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Descrição: Como introdução ao tema e proposta inicial, o(a) professor(a) exibirá os vídeos relacionadas ao equilibrismo. Este momento exige muita atenção dos alunos, pois os vídeos demonstram aspectos importantes da proposta da aula.
Vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=YSmPhK4YLPY (Acessado em 16/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=m-qE_eoRBSA&feature=related (Acessado em 16/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=j-KalLo3qBU&feature=related (Acessado em 16/11/2010).
No momento em que os vídeos forem exibidos, destaque algumas formas de equilíbrio existente, podendo ser feitas ponderações referente aos objetos utilizados para equilibrar e ao corpo do outro. É interessante o(a) professor realizar algumas perguntas, como: O que é equilibrismo? Como ele é realizado? Como nosso corpo participa do equilibrismo? Quais as possibilidades (sozinho, em dupla, em grupo etc)?
Provavelmente, surgirão outras questões colocadas pelos(as) alunos(as) a respeito do equilibrismo. Aproveite este momento para enriquecer a exposição dos vídeos.
O(a) professor(a) poderá exibir algumas imagens relacionadas ao equilibrismo:
Fonte: http://www.flickr.com/photos/dawvon/3472164927/sizes/z/in/photostream/ (Acessado em 16/11/2010).
Fonte: http://barreiroamac.files.wordpress.com/2008/09/novocirco_mobile.jpg (Acessado em 16/11/2010).
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_4wNipzg6zIk/S6tY4tpT9sI/AAAAAAAABWo/Urj7R035LjU/s1600/13+Imagem0778.jpg (Acessado em 16/11/2010).
Atividade 2: Equilibrando os objetos
Duração: Aproximadamente 20 minutos
Recursos: cabos de vassoura, garrafas tipo pet, latinhas de refrigerante vazia, bolas de variados tamanhos e pesos, mini-cones e prato de plástico. Obs.: Professor(a), materiais acima são sugestões e você poderá utilizar outros para ampliar as experiências de equilíbrio propostas nesta aula.
Descrição: Nesta atividade proponha para os(as) alunos(as) o equilíbrio dos materiais sugeridos. Peça-os para equilibrarem os objetos nas diversas partes do corpo, tais como pontas dos dedos, ponta do nariz, ombros etc. Após experimentarem os objetos, proponha a formação de duplas, em que cada companheiro desafiará o outro colega realizando diversos equilíbrios.
Atividade 3: Equilibrando o Corpo
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Rola-rola, Tambor e Corda ou banco. Obs.: Caso seja inviável a aquisição do Rola-rola ele poderá ser confeccionado com Garrafa Pet, ou cano de PVC (grande e resistente) e um pedaço de madeira. Ao utilizar a garrafa pet, coloque areia ou água dentro para deixá-la mais resistente. Para equilíbrio na corda, procure amarrá-la em duas colunas próximas, fazendo uma falsa baiana, como no desenho abaixo:
Descrição: Nesta atividade divida a turma em três grupos. Cada grupo circulará nas três estações de equilibrismo propostas: Rola-Rola, Tambor e Corda ou banco.
Cada grupo experimentará formas de se equilibrarem nas estações propostas. Estabeleça um tempo de aproximadamente 10 minutos para cada estação. Para ampliar os desafios, os(as) alunos(as) poderão equilibrar os objetos da atividade 2.
Atividade 4: Equilibrando com o outro.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Recursos: Tatame montável, colchonetes e materiais da atividade 1 e 2.
Descrição: Nesta atividade, proponha a formação de grupos contendo cinco componentes ou mais. Eles criarão formas de se equilibrarem utilizando o corpo do colega. Como sugestão, seguem abaixo algumas imagens e desenhos de possíveis equilíbrios que poderão ser realizados pelos(as) alunos(as). Em momento oportuno, podem elaborar apresentações para o restante da escola. A temática de atividades circenses é muito rica, explore os movimentos criados pelos alunos. Ambos necessitam firmar bem os pés no chão e estabilizarem o corpo no momento do equilíbrio:
Os vídeos abaixo demonstram como equilíbrio funciona em diferentes objetos, a partir do encontro do centro de gravidade dos objetos. Procure explorar estes conceitos no momento da aula. Aqui se faz presente uma boa oportunidade de trabalho interdisciplinar com o(a) professor(a) de física. Procure explorar essas possibilidades de diálogo.
http://www.youtube.com/watch?v=ViwCFlMb7x8 (Acessado em 16/11/2010).
http://www.youtube.com/watch?v=8eawVAfLfJc (Acessado em 16/11/2010).
Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? Como destacam o que observam nos vídeos e nas imagens? Quais experiências com a temática os alunos possuem? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões, sugerindo outras formas de realizar as atividades? De que forma criam novas formas de equilibrarem-se? Sugerem novos movimentos? Já vivenciaram as atividades em outros momentos (tempos/espaços – escolar/não escolar)? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços? Como se interagem com os pares? dentre outras.
Ao final da aula, o(a) professor(a) realizará uma roda com os(as) alunos(as) e poderá discutir como foi sua proposta. Pergunte: O que aprenderam? O que acharam das atividades propostas? O que foi fácil e/ou difícil? Que atividades inventaram? Qual(is) gostaria de jogar novamente? Peça sugestões para a aula posterior.
Uma apresentação de cenas de equilíbrio elaboradas e apresentadas pelos alunos(as) ao final da aula tornam-se importantes momentos de avaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/01/2012
Cinco estrelasExcelente site. As aulas são claras, com ótimas idéias e sugestões totalmente aplicáveis. Vcs estão de parabéns!