Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Traição do Amigo: A tragédia de Otelo

 

04/01/2011

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história de Otelo através da leitura do livro de Shakespeare;
  • Identificar atitudes de amizade e mentira através do comportamento dos personagens da história;
  • Desenvolver prática de leitura;
  • Produzir texto narrativo.
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Leitura do livro de Shakespeare - Otelo

Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Por que ler Otelo de Shakespeare com crianças pequenas? Por que trazer temas que tratam de tragédias? E os contos de fadas não tratam também de comportamentos humanos na sua condição mais frágil?

 

Na educação infantil existem aqueles que combatem os contos de fadas supondo que a violência vai proporcionar às crianças uma visão muito negativa da realidade, um contato desnecessário com o “lado obscuro” do homem. Muitos acreditam que a narrativa dos contos de fadas pode provocar sofrimentos e angústias, que poderão repercutir negativamente na sua vida futura, gerando muitos medos e inseguranças. Somos aquelas que acreditam no valor e na verdade que se revelam nessas histórias arcaicas, na força e na coragem que podem surgir, exatamente, pelo impacto do encontro direto com a fraqueza, o desamparo, o medo, a necessidade de luta para alcançarmos nossos objetivos.  

Sugestão de leitura para o professor:

http://www.euniverso.com.br/Psyche/Psicologia/desenvolvimento/O_papel_dos_contos_de_fada.htm 

Pensando assim, entendemos que as crianças devem ter contato com a literatura universal. Muitas adaptações têm sido feita por autores brasileiros como Ana Maria Machado, Ruth Rocha por entender o valor dessas narrativas para o leitor iniciante.

 O contexto do trabalho:

Apresente o livro e contextualize o autor na roda. Desperte a curiosidade sobre a história a partir da capa. Leia a sinopse do livro deixando certo ar de mistério sobre o que vai acontecer com Otelo. A leitura deve ser feita em vários dias. Interrompa  de um jeito que as crianças sintam interesse em saber o que vai acontecer no dia seguinte.

Quem foi Shakespeare?

Dramaturgo e poeta inglês (23/4/1564-23/4/1616). Destaca-se entre os mais importantes da história do teatro.

Onde nasceu?

Nasceu em Stratford-upon-Avon, onde faz os primeiros estudos

Como morreu?

A morte de Shakespeare envolve mistério ainda hoje.  A que mais se propagou é a de que Shakespeare estaria com uma forte febre, causada pela embriaguez. Shakespeare bebeu demais e, segundo diversos biógrafos, seu estado se agravou. Os restos mortais de Shakespeare foram sepultados na igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) em Stratford-upon-Avon. Seu túmulo mostra uma estátua vibrante, em pose de literário, mais vivo do que nunca. A cado ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada uma nova pena de ave na mão direita de sua estátua.

Como viveu?

Aos 18 anos, casa-se com Anne Hathaway, com quem tem três filhos. Pouco se sabe a respeito de sua vida até 1591, ano em que se muda para Londres. Entre 1590 e 1594 redige a primeira peça, A Comédia dos Erros.  De acordo com os historiadores, conquista sucesso e fortuna com o teatro. Em 1594 é membro da companhia teatral de Lord Chamberlain, que representa naquela época a  melhor sala de espetáculos de Londres. Marca com sua obra o teatro elisabetano, e suas peças, tragédias, comédias e dramas históricos, influenciam toda a produção posterior a ele

Entre suas tragédias mais importantes destacam-se:

  1.  Romeu e Julieta,
  2.  Macbeth,
  3. Hamlet,
  4. O Rei Lear
  5. Otelo.

Algumas das comédias mais encenadas são:

  1. O Mercador de Veneza,
  2. A Megera Domada
  3.  Sonho de uma Noite de Verão

Fonte:  http://www.tg3.com.br/shakespeare/vida_shakespeare.htm 

Sobre a história de Otelo

Sinopse:

 O general Otelo vive um casamento feliz e apaixonado com Desdêmona. Mas um oficial invejoso, Iago, arma uma intriga que desencadeia não apenas os ciúmes injustificados de Otelo contra sua esposa, como também um trágico final para essa história.

Fonte: http://www.santoantonio-df.com.br/biblioteca_5_8_series.asp 

Segunda Atividade

Depois de concluída a leitura do livro promova uma boa conversa sobre a história. Lance questões para o grupo tais como:

  1. Se fossem o escritor que final dariam para a história?
  2. Se fossem Otelo o que teriam feito?
  3. Como explicam o comportamento de Iago?
  4. Que outras maneiras Iago teria para resolver a raiva de Otelo?

Registre as falas das crianças na forma de um painel. Organize uma atividade de escrita para que as crianças possam se colocar no lugar dos personagens e desenvolver juízo de valor e possíveis saídas para resolução de conflitos. Observe uma possibilidade de registro escrito realizado com crianças de 5 e 6 anos.

Fonte: Mundo Mágico da Leitura. NEI/UFRN.2001.

Terceira Atividade

Assista ao filme baseado na obra de Shakespeare e selecione as cenas representativas da história em que apareçam os personagens, a trama de Iago contra Otelo. Depois do filme solicite um registro com desenho e escrita da cena que mais chamou atenção.

Sugestão de atividade escrita:

Nome ___________________________________________________________________________________________

Turma ____________________________________

Data: ___________________/__________________/__________________

Atividade de produção de texto

HOJE ASSISTIMOS O FILME DE OTELO DE SHAKESPEARE.  ESCREVA A PARTE QUE MAIS CHAMOU SUA ATENÇÃO.

________________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________

DESENHE OS PERSONAGENS PRINCIPAIS.

Quarta Atividade

Proponha uma reescrita da história de forma coletiva. Digite em letra de forma para fixar na parede da sala. Peça que cada criança faça um desenho correspondente a cada parte do texto. Depois sugira que cada criança invente outra versão para o final da história.

Recursos Complementares

Filmes:

Othello, 1952, de Orson Welles, baseado na tragédia Otelo.

Otelo (Othello (1952)) EUA/França/Itália - 1952 A tragédia envolvendo fúria, ciúme e assassinato em torno de “Othello”, lago e Desdêmona. Esta estranha e magnífica visão de Welles para o clássico de Shakespeare, já era a 12ª versão levada para o cinema. Filmada na Itália e Marrocos, teve sérios problemas de produção, levando mais de dois anos para finalizar. Mesmo assim, Welles teve controle absoluto sobre a obra, desde os diálogos a montagem final. Mesmo com todas estas dificuldades para a realização de “Othello”, esta produção sempre foi motivo de orgulho para Welles pelo seu impressionantes resultado final, ganhando status de cultmovie

O Mouro de Veneza Othello, 1995, de Oliver Parker, com Laurence Fishburne.

Othello é um filme estadunidense e britânico de 1995, do gênero drama, dirigido por Oliver Parker e com roteiro baseado na tragédia Otelo, o Mouro de Veneza de William Shakespeare. Foi o filme de estréia do diretor e a primeira vez que um ator afro-americano representou o papel-título em uma versão da peça para o cinema.

http://www.flixster.com/movie/othello 

Avaliação

Durante a leitura, os registros produzidos e  as conversas observar:

  1. Se as crianças demonstraram interesse e curiosidade na narrativa do livro;
  2. Como se posicionaram em relação a traição do amigo de Otelo;
  3. Como julgaram o comportamento de Otelo;
  4. As relações estabelecidas entre os personagens e a relação com os colegas da sala.

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.