Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


“Sete dias a semana tem...”: aprendendo os dias da semana e os meses do ano em língua de sinais

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o calendário como marcador de tempo;
  • identificar os diversos tipos de calendário presentes em nossa sociedade;
  • conhecer os dias da semana e dos meses do ano em língua de sinais;
  • nomear os dias da semana e meses do ano.
Duração das atividades
3 momentos com duração de 50 minutos cada um
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que o professor retome com o grupo a necessidade de conhecer uma outra forma de comunicação - LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) além da linguagem oral e escrita convencional (língua portuguesa).
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

A aula poderá ter início com uma exposição de imagens que representam marcadores temporais para que as crianças possam perceber as mudanças e permanências nos formatos de organização e marcação do tempo nos grupos humanos ao longo da história.

 

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://lh4.ggpht.com/_d_OLmog58EI/SawJ7QO-kUI/AAAAAAAAEpk/z8e8Rlo-cs4/Akhet.jpg&imgrefurl=http://bruxaguinevere.blogspot.com/2009/03/as-origens-da-religiao-egipcia.html&usg=__rHeBegno5FyfOU2aJcCmREALTzk=&h=259&w=375&sz=33&hl=pt-br&start=28&zoom=1&tbnid=6o_ZFHi3suL4zM:&tbnh=144&tbnw=215&prev=/images%3Fq%3DTIPOS%2BDE%2BCALEND%25C3%2581RIO%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C1004&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=711&vpy=158&dur=5937&hovh=186&hovw=270&tx=255&ty=160&ei=HjTmTKV9hfqXB8a8oYUM&oei=_DPmTJqSHsOblgeH29GvCw&esq=4&page=4&ndsp=8&ved=1t:429,r:7,s:28&biw=1007&bih=455  

 

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

 

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

Fonte: http://www.observatorio.ufmg.br/pas39.htm

2º MOMENTO:

O professor poderá dar continuidade a aula apresentando alguns modelos de calendários, destacando o calendário em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Na exposição dos modelos de calendários o professor enfatiza o formato, as informações que estão presentes e como são apresentadas.

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/_S-TG5kMbQ1E/SvDhRO03YlI/AAAAAAAAAF0/b2Ytx7xhOUI/S240/Calend%C3%A1rio%2Bnovembro%2Bfigura%2BWindows.JPG&imgrefurl=http://marilenematematica.blogspot.com/&usg=__evd8KDjhh8f30dnx5wzmGg6P7do=&h=240&w=173&sz=21&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=f1E-Ifsgu84AnM:&tbnh=151&tbnw=109&prev=/images%3Fq%3DCALEND%25C3%2581RIO%2BEM%2BLIBRAS%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=125&vpy=85&dur=31&hovh=192&hovw=138&tx=130&ty=99&ei=-DbmTN_kLcGclgfrjuHdBg&oei=-DbmTN_kLcGclgfrjuHdBg&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0

  

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.tiktak.com.br/produtos/image/Folhinhas%2520de%2520Parede/Calendario%2520Duplexazul.jpg&imgrefurl=http://estevesgabriel.pbworks.com/tri%25C3%25A2ngulos&usg=__2lCjnuLIhpc1xHnVebQAfRI2hYc=&h=465&w=750&sz=34&hl=pt-br&start=8&zoom=1&tbnid=x_A8fOuFPv8v9M:&tbnh=115&tbnw=186&prev=/images%3Fq%3DTIPOS%2BDE%2BCALEND%25C3%2581RIO%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26sa%3DN%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:10%2C504&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=471&vpy=107&dur=31&hovh=177&hovw=285&tx=103&ty=93&ei=2TXmTOqYDYKdlgej-NCeDA&oei=_DPmTJqSHsOblgeH29GvCw&esq=5&page=2&ndsp=10&ved=1t:429,r:7,s:8&biw=1007&bih=455    

Fonte: http://www.expo500anos.com.br/level_textos/img/headers_album1/FIGURA_6.jpg

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/_DQwL36aINq0/S1eBa3ccF3I/AAAAAAAAK08/LGfHoBRAd4U/s400/calendario2.JPG&imgrefurl=http://proportoseguro.blogspot.com/2010/01/calendario-em-libras.html&usg=__0ctiOaLmPQxPyvfifbC8z0k2lz8=&h=300&w=400&sz=25&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=MSMm9PEINUnSlM:&tbnh=151&tbnw=201&prev=/images%3Fq%3DCALEND%25C3%2581RIO%2BEM%2BLIBRAS%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=267&vpy=84&dur=1859&hovh=194&hovw=259&tx=187&ty=130&ei=-DbmTN_kLcGclgfrjuHdBg&oei=-DbmTN_kLcGclgfrjuHdBg&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:1,s:0

O professor destacará os sinais referentes aos dias da semana e aos meses do ano e deverá propor momentos de experiência/vivência destes sinais com o grupo de crianças.

Fonte: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://blog.cancaonova.com/maosqueevangelizam/files/2010/01/meses.jpg&imgrefurl=http://blog.cancaonova.com/maosqueevangelizam/category/dicas-de-libras/&usg=__n0qiA7vBSYcrutSsX_tcvO3DoO0=&h=720&w=960&sz=105&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=E5C40L4BCiUeZM:&tbnh=153&tbnw=204&prev=/images%3Fq%3DMESES%2BEM%2BLIBRAS%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=379&vpy=121&dur=1407&hovh=194&hovw=259&tx=140&ty=101&ei=5jnmTIqXCsGBlAfX_ajUCQ&oei=5TjmTLbHFYG0lQeag6WgCw&esq=11&page=1&ndsp=11&ved=1t:429,r:2,s:0    

Fonte:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ecs.org.br/site/Interna/Images/cur_semana.jpg&imgrefurl=http://www.ecs.org.br/site/Interna/Cur_semana.aspx&usg=__Y4NmWVcCnEqlCGYFyuxAo_EBKLE=&h=794&w=441&sz=138&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=xKPRO3YhRl0k5M:&tbnh=171&tbnw=95&prev=/images%3Fq%3Ddias%2Bda%2Bsemana%2Bem%2Blibras%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1007%26bih%3D455%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=375&ei=-TvmTNXKOoT6lwelkfnNCw&oei=AjvmTJLmDoOglAfk4Z22Cw&esq=8&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:4,s:0&tx=65&ty=56

3º MOMENTO:

O professor poderá finalizar esta proposta de aula organizando atividades nas quais as crianças possam reconhecer, identificar e nomear os sinais referentes aos dias da semana e meses do ano.

Fonte: Livro: Atividades Ilustradas em LIBRAS

Fonte: Livro: Atividades Ilustradas em LIBRAS

Recursos Complementares
Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças observando seu envolvimento, interesse, participação e desenvolvimento nas atividades propostas. É importante que o professor observe se as crianças são capazes de: reconhecer o calendário como um marcador de tempo e se percebem que podemos usar a língua de sinais para nos comunicar e representar o nosso calendário.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • StellA Ramos, Escola Infantil , São Paulo - disse:
    pipocadourada2011@hotmaikl.com

    15/03/2012

    Cinco estrelas

    Foi de grande ajuda,pois estou estudando Pedagogia e com esse conteúdo deu para que pudesse entender melhor como avaliar as crianças e observar seus interesses,participações do desenvolvimento nas atividades propostas.


  • Gilderlene Sousa, UNIVIRR , Roraima - disse:
    gyl.jesus@gmail.com

    04/12/2011

    Cinco estrelas

    gostei pra mim que estou fazendo o curso basico de libras achei esse conteudo bem facil de entendimento me ajudou e muito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.