11/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte (quatro a cinco linhas).
1 – A temática
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Prepare uma matriz com um texto sobre animais em extinção, como o que segue:
A maior extinção da história da Terra
Há 250 milhões de anos, o choque com um asteroide exterminou diversas espécies!
Por: Bernardo Esteves, Instituto Ciência Hoje/RJ
Publicado em 13/03/2001 | Atualizado em 09/06/2010
Você talvez já tenha ouvido falar que os dinossauros, que por milhares de anos reinaram sobre a Terra, foram extintos provavelmente por causa do choque de um asteroide com a Terra. Isso aconteceu há cerca de 65 milhões de anos. Mas você sabia que, bem antes disso, por volta de 250 milhões de anos atrás, ocorreu outra grande extinção que também foi provocada pela queda de um corpo celeste na Terra? O fato aconteceu ao final do período geológico conhecido como Permiano, e é considerado a maior extinção em massa da história de nosso planeta!
A queda de um asteroide afetou o clima da Terra há 250 milhões de anos e provocou a extinção de muitas espécies de animais existentes na época.
Tente imaginar a cena: um grande cometa ou asteroide, com entre seis e doze quilômetros de comprimento, choca-se com a Terra - como sugere a ilustração acima. Mas não pense que esse corpo celeste só exterminou os bichos e plantas que estavam debaixo dele! Devido à queda do cometa ou asteróide, a atividade dos vulcões aumentou, o nível de oxigênio nos oceanos foi modificado e o clima se alterou bastante. E foram esses eventos que provocaram a morte de muitos dos seres vivos que habitavam a Terra.
Para você ter uma ideia, saiba que 90% das espécies marinhas e 70% das espécies de vertebrados terrestres que existiam na época simplesmente desapareceram! Isso tudo aconteceu em um intervalo de tempo que pode parecer longo, mas que os cientistas consideram extremamente curto: entre 8 e 100 mil anos. Os dinossauros só passaram a existir na Terra depois dessa extinção em massa.
A ilustração acima mostra como devem ter sido algumas das espécies que existiam na Terra durante o período Permiano.
Já era sabido que uma grande extinção devia ter acontecido ao final do Permiano, porque os fósseis dos animais que povoaram a Terra durante esse período deixam de existir após a marca de 250 milhões de anos atrás. No entanto, só agora os cientistas podem dizer que a extinção deve ter sido causada pela queda de um cometa ou asteróide na Terra. Mas como é possível afirmar isso?
Alguns pesquisadores encontraram em rochas sedimentares que datam do fim do período Permiano algumas moléculas complexas chamadas fulerenos. Após analisá-las, os cientistas descobriram que havia dentro delas alguns átomos do elemento hélio que são extremamente raros na Terra. Como esses átomos existem em abundância no espaço, eles concluíram que eles devem ter sido trazidos ao nosso planeta por um corpo celeste - no caso, um cometa ou asteroide que teria provocado a morte de tantas espécies.
As rochas que os cientistas analisaram foram encontradas em três países: Japão, China e Hungria. Mas ninguém sabe dizer onde deve ter caído o cometa ou asteroide há 250 milhões de anos, pois naquela época, só existia um enorme continente na Terra conhecido como Pangea.
Bernardo Esteves Instituto Ciência Hoje/RJ.
Texto disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/biologia/a-maior-extincao-da-historia-da-terra/?searchterm=animais em extincao. (Acesso em: 07 nov. 2010).
Após uma leitura atenta do texto, dialogue com os alunos, para que possam expressar qual o assunto abordado. A partir disso, estenda a conversa com as seguintes questões:
Nos dias atuais, ouvimos falar em algum tipo de extinção?
O que quer dizer a palavra “extinção? Onde vocês já ouviram ou leram essa palavra?
Qual tipo de extinção os programas na TV, revistas, jornais, nos apresenta normalmente?
Alguém conhece algum projeto que desenvolve programas de preservação da natureza? Como isso se dá?
Conseguiríamos montar uma lista com alguns nomes de animais em extinção?
Por que tantas espécies estão em extinção?
2 – Animais em extinção
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Prepare o seguinte Para Casa:
Vamos iniciar um trabalho sobre animais em extinção, principalmente os do nosso país. Assim, dedique-se em uma pesquisa para obter informações que apresentem os nomes dos animais da lista de extintos e/ou propensos a extinção. Traga para escola o máximo de curiosidades e imagens destes animais. Estude este material para apresentá-lo aos colegas.
- Organize uma correção coletiva deste Para Casa, de modo que todos possam expor e comentar os dados encontrados.
Com a participação das crianças exponham, no mural da sala, todos os dados coletados na pesquisa. Organize-o dividindo grupos, por exemplo, aves, mamíferos etc.
- Oriente uma produção de texto coletiva que, sobretudo, apresente os animais extintos. As crianças deverão copiar este texto no caderno. Elas deverão, ainda, selecionar um dos animais listados e produzir um texto sobre ele. Deverão escrever o que já sabem e o que gostariam de aprender sobre este animal.
Dica: Solicite que alguns alunos leiam seus textos.
- Pesquise no mínimo um texto para cada animal listado. A cada encontro, as crianças receberão uma cópia do texto. Deverão fazer uma leitura silenciosa grifando as principais informações. Na sequência, reserve um tempo para um debate, no qual a turma deverá expor quais foram os principais dados desenvolvidos no texto lido.
Dica: É pertinente, ainda, que o professor utilize este ou outro texto sobre o tema, para desenvolver uma atividade de interpretação de texto escrita.
Veja o exemplo a seguir:
Mico-leão-dourado
Onde vive: Na Mata Atlântica, no Brasil.
O que come: Frutos, insetos como grilos e gafanhotos, ovos de pássaros, larvas, lagartos, pererecas e outros bichos pequenos.
Peso: Cerca de 600 gramas.
Tamanho: O corpo tem até 35 centímetros e, a cauda, até 40 centímetros.
Tempo de vida: Em média, dez anos.
CURIOSIDADES
Fonte: Revista Recreio Disponível em: <http://www.medplan.com.br/novo/hotsites/criancas/noticias.php?id=3756&s=33>. (Acesso em: 07 nov. 2010).
I - O texto trabalha que tipo de informações sobre o mico-leão-dourado?
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II - Apresente, conforme informações do texto, quais são alguns dos alimentos deste animal.
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III - Qual é o habitat natural do mico-leão-dourado?
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IV- Depois de recém-nascido, quem cuida do mico?
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V- Sublinhe com lápis de colorir a curiosidade que lhe despertou maior interesse.
Dica: No site <http://www.medplan.com.br/novo/hotsites/criancas/noticias.php?id=3756&s=33> (Acesso em: 07 nov. 2010), você poderá encontrar informações organizadas como no texto acima, sobre diversos animais como: jacaré, borboleta, flamengo, tartaruga-marinha, tamanduá-bandeira, entre outros em extinção ou não.
3 – Dominó
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Retome os textos trabalhados sobre os animais. A partir deste momento, a cada encontro, um texto será retomado com a finalidade de as crianças extraírem as principais informações dos textos reescrevendo-os. Esta escrita não deve obrigatoriamente seguir a estrutura do texto já trabalhado, cada criança deverá organizar sua escrita apresentando a marca própria de sua autoria.
É importante orientar a delimitação deste texto, já que ele irá compor nosso dominó. Este dominó será diferente, pois o desenho do animal deverá se encontrar com o texto que apresente seus dados. Assim, sugerimos que entregue às crianças meia folha tamanho A4, para desenvolverem a primeira versão do registro. Este texto deverá ser revisado pelo professor e, depois, a criança irá digitá-lo no computador. Desta forma, o trabalho ficará mais organizado e caprichado.
Na outra parte, cada criança fará o desenho do animal, conforme o modelo a seguir:
ATENÇÃO: Professor, ao organizar esta atividade, é importante listar uma quantidade mínima de animas para montar um jogo de dominó. Além disso, é preciso bastante atenção, pois cada cartão deve variar quanto ao desenho e texto. Isto é, no jogo de dominó, uma peça se encaixa na outra. Então, na parte esquerda pode haver o desenho do flamengo e, no texto ao lado, ser sobre o jacaré. Assim, durante o jogo, a figura do flamengo deve se encontrar com seu texto e o texto do jacaré encontrar com sua figura.
Dicas:
Cole o material em cartolina ou papel cartão, para que fique conservado por mais tempo. Havendo possibilidade, plastifique. Oriente cada criança a colocar o nome atrás de cada peça.
Destine um tempo para que as crianças possam brincar com o jogo.
No endereço <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fauna.htm> (Acesso em: 06 nov. 2010), é possível conferir a lista divulgada pelo IBAMA sobre a fauna brasileira em extinção. Também, neste site, está disponível a fotografia de cada um destes animais. Para conferir, basta clicar sobre o nome do animal.
Como avaliação, solicite que produzam um texto crítico, que problematize o tema trabalhado. Este texto deve apontar ainda algumas ações que podem minimizar a extinção de animais. Avalie se os aprendizes apresentam os aspectos pretendidos nos objetivos.
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