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Água: seus diferentes tipos, tratamento e consumo inteligente

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Identificar os tipos de água existente.

2.Possibilitar aos alunos que conheçam as etapas de uma estação de tratamento de água.

3.Incentivar o consumo inteligente da água tratada.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Água é fonte de vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos. Nós dependemos dela para viver.   

Atividade 1: Identificando os diferentes tipos de água

Professor um dia anterior a aula forneça os sites abaixo para os alunos e peça que leiam o conteúdo e também pesquisem sobre os diferentes tipos de água. Solicite que façam um resumo do que foi estudado.

Sugestão de sites para pesquisa: 

http://www.thalamus.org.br/zeko/dpv/agua_4.html  

http://www.rgnutri.com.br/sqv/curiosidades/tipo-aguas.php  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/tipos-de-agua-2.php  

http://www.aguaonline.net/gca/?id=76    

Se os alunos não tiverem acesso a internet providencie a confecção de material impresso utilizando os endereços citados acima. Assim todos os alunos poderão cumprir com o exercício proposto. Solicite que façam um resumo do que foi estudado.  

 No dia da aula peça para que os alunos guardem o material, deixando sobre a carteira apenas o resumo e se organizem em 5 equipes. Então o professor irá propor o “Jogo do Complete a Frase” que terá como base a temática os diferentes tipos de água.

Como funciona? 

O professor irá ler uma frase sobre os diferentes tipos de água, mas nessa frase estarão faltando palavras que serão substituídas pela palavra “estrelinha”. Depois que o professor fizer a leitura inicial da frase a equipe que levantar a mão primeiro terá o direito de resposta, substituindo a palavra “estrelinha” pela palavra correta. Se o grupo responder corretamente ganha ponto. Ao final das frases a equipe que tiver o maior número de pontos é a campeã!   

Sugestão de frases para o professor:

1- A água “estrelinha” precisa apresentar as seguintes características: incolor (perfeitamente transparente), não ter cheiro (inodora), conter alguns sais minerais naturais (atualmente costuma-se, acrescentar à água sais de flúor o que impede o desenvolvimento das cáries dentarias), e ser estéril, isto é, isenta de micróbios causadores de doenças.

Resposta: potável.   

2- Um exemplo de água “estrelinha” é a água do mar.

Resposta: salgada.   

3- A água que contém substâncias tóxicas ou micróbios capazes de produzir doenças, cuja contaminação pode ser invisível aos nossos olhos ou imperceptível ao paladar é chamada de água “estrelinha”.

Resposta: contaminada.   

4- A água que recebe artificialmente o acréscimo de dióxido de carbono para ficar borbulhante, podendo ser ou não enriquecida de sais minerais. Também pode ser encontrada em fontes naturais, mas parte do gás se perde no processo de envazamento essa é a água “estrelinha”.

Resposta: gaseificada ou com gás.   

5- As águas “estrelinha” são assim denominadas, porque contêm grande quantidade de sais minerais dissolvidos nelas. Por isso, têm cheiro e sabor diferentes da água que recebemos na torneira de nossas casas.

Resposta: minerais.   

6- Existem diversos tipos de águas minerais. Um exemplo são as águas “estrelinha” onde há predomínio de sais de magnésio. São usadas para ajudar o funcionamento do estômago e do intestino.

Resposta: magnesianas.   

7- A água “estrelinha” consiste numa água quimicamente pura, isto é, purificada por destilação de modo a eliminar os sais nela dissolvidos e outros compostos.

Resposta: destilada.   

8- O tipo de água denominada “estrelinha” consiste numa água que contém sais dissolvidos numa percentagem superior a 5%. A dureza mede-se em graus, expressos em partes por milhão de carbonato de cálcio (CaCO3) ou de óxido de cálcio (CaO). Resposta: dura.

 

Fonte: http://byfiles.storage.live.com/y1pvyD8j7jHlpx10nSPZFgVtiOfvpmMsbZ_EJUcy1_B-1LpVGVuMohI7wu7jYoUftewIL_NCiR3fKA 

Atividade 2: O caminho da água até nossas casas

Professor inicie a aula questionando os alunos:

Como vocês acham que a água chega as nossas casas?

Da onde ela vem?

Por onde ela passa?

O que acontece com ela?

Solicite que os alunos anotem suas respostas no caderno. Em seguida, proponha a seguinte tarefa aos alunos:

Descubram qual é o caminho percorrido pela água até chegar as nossas casas.

Essa pesquisa poderá ser realizada no laboratório de informática da escola, para isso organize os alunos em trios e os distribuam nos computadores.

Sugestão de sites para pesquisa: 

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/aguanaboca/index.htm  

http://www.acaoilheus.org/news/1975-o-caminho-da-agua-ate-a-sua-torneira  

http://www.jornalorebate.com.br/site/meio-ambiente/5145-o-caminho-da-agua-ate-a-sua-torneira-  

http://amc-savethewater.blogspot.com/2009/11/o-caminho-da-agua-ate-sua-casa.html    

http://www.youtube.com/watch?v=g26Wk4gpkws&playnext=1&list=PLD9EB2458D8B1F8BA&index=9 http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_pot%C3%A1vel    

Peça para que elaborem um texto descrevendo o caminho que a água percorre até chegar a nossas casas. Esse texto poderá conter também desenhos. Depois que o texto estiver pronto questione sobre as respostas anotadas no início da aula:

As respostas anotadas no início da aula se aproxima com os resultados da sua pesquisa? Se a resposta for afirmativa, demonstre no que se aproximam. Se a resposta for negativa, demonstre no que.

Os alunos poderão estar dispostos em círculo para relatarem e debaterem suas (re)descobertas.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-agua/imagens/tratamento-12.jpg  

Atividade 3: Conhecendo o tratamento de água da sua cidade

 

Fonte: http://tecnounao.files.wordpress.com/2010/03/lampada_ideia2.jpg   

Professor solicite que os alunos pesquisem:

Qual é a empresa responsável pelo tratamento de água da nossa cidade?

A água que nós consumimos vem de onde?

Sugestão: 

Como fonte para pesquisa os alunos poderão utilizar o site da cidade (se houver); ou procurar a prefeitura; ou mesmo perguntar para os pais e parentes sobre essas informações.   

Enquanto isso professor entre em contato com a empresa que faz o tratamento de água da sua cidade e convide um dos funcionários para que faça uma palestra aos alunos contando as etapas do processo.

Existe também a possibilidade de ser realizada uma visita ao serviço de tratamento de água de sua cidade. Entre em contato e veja se é possível levar os alunos para conhecerem a estação de tratamento.   

Atividade 4: Encenando para privilegiar as mudanças de atitudes

Mesmo não sendo o foco das atividades anteriores, durante as pesquisas os alunos devem ter se deparado com os problemas que iremos enfrentar, senão mudarmos nossos hábitos e passarmos a preservar e reduzir o desperdício de água.

Proponha aos alunos que em equipes de no máximo 6 pessoas elaborem o roteiro de um teatro envolvendo a preservação e a redução do desperdício de água. Sugira que no roteiro apareça: os problemas que estamos enfrentando com relação a água e o que devemos fazer para contorná-los.

A apresentação dos teatros podem ser feitas no pátio da escola para que toda a comunidade escolar privilegie e aprenda com o trabalho desenvolvido pelos alunos.   

Leituras complementares para elaboração do roteiro: 

http://www.natureba.com.br/desperdicio-agua.htm  

http://www.sesisp.org.br/agua/telas/dicas.asp  

http://www.caetenews.com.br/blog/planetaagua/index.php?itemid=1104 

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_r7wxqePwlSU/TN1Dk1lCV_I/AAAAAAAACeg/rnMtlLziq0c/s1600/Foto0174.jpg    

Alguns professores podem contribuir:

Geografia – o professor poderá desenvolver em suas aulas atividades envolvendo a atividade trabalhada

Português – o professor poderá contribuir na elaboração e correção dos roteiros

Artes – o professor poderá ajudar na estruturação do teatro.

Recursos Complementares
Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão se envolvendo e participando das atividades propostas. Além disso, o professor poderá observar as anotações realizadas pelos alunos.

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