Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MacBeth e o desejo de ser Rei

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Educação Infantil Movimento Expressividade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Conhecer a história de MacBeth na obra de Shakespeare;
  •   Identificar através dos personagens o comportamento de ambição e violência;
  •   Produzir texto narrativo.
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura do livro de Shakespeare;
  2. Brincadeira simbólica;
  3. A produção de textos;
  4. Práticas de ouvir histórias longas.
Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade

Resumo do Livro

Macbeth é um conto clássico de ambições frustradas e ganância.Macbeth e seu amigo, Banquo, voltavam vitoriosos de uma batalha pelo reino da Escócia quando encontraram três bruxas. As estranhas irmãs saudaram Banquo como o pai de reis e a Macbeth como Barão de Cawdor, que se tornará rei.

Pouco depois, Macbeth descobre que o Rei Duncan acabara de tornar Macbeth Barão de Cawdor. A estranha ocorrência depois das profecias das bruxas fica na cabeça de Macbeth e ele escreve a sua mulher sobre isso. Lady Macbeth, ambiciosa e impiedosa, vê o que deve ser feito após ler a carta de Macbeth. Eles devem matar o Rei e tomar o trono.

 Em breve, Duncan deveria ir ao castelos deles, para passar a noite. Macbeth e sua mulher tramam para matar o Rei e se tornarem os novos governantes da Escócia. Mesmo em dúvida a princípio, Macbeth mata Duncan e um de seus empregados.

Macbeth se torna rei, mas logo começa a temer Banquo, que ouvira as profecias das bruxas, e a invejá-lo, pois ele seria pai de reis. Inevitavelmente, Macbeth assassina Banquo. Entretanto, os assassinatos ficaram em sua mente a atormentá-lo e ele vê o fantasma de Banquo o perseguindo à mesa.

 A medida que Macbeth fica mais nervoso, e com maior culpa escondida, suas ações se tornam mais cruéis. Ele mata a mulher e os filhos de Macduff, seu rival, e ouve das bruxas que ninguém nascido de uma mulher poderia matá-lo.

 Macduff se alia ao filho de Banquo e herdeiro do trono, para enfrentar Macbeth. Eles levam um exército, lutam e destroem a fortaleza de Macbeth.

Macbeth, culpado e descontrolado, descobre que sua mulher enlouquecera atormentada pelos crimes  havia se matado. Macbeth luta com Maduff e descobre que ele nascera por uma cesariana e não um parto natural, driblando a profecia. Macbeth é morto e os herdeiros de Banquo tomam o trono.

Capa do livro

Leia o livro durante alguns dias. A cada parte lida lance questões sobre o comportamento de Macbeth e sua ambição de se tornar Rei da Escócia. Pergunte as crianças o que elas acham dessa atitude. Organize atividades de registros sobre a história tais como:

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.

Segunda atividade

Assista o filme e selecione cenas significativas dos personagens tais como: Macbeth lutando na guerra, encontrando as bruxas, se tornando Rei. Exiba para as crianças. Discuta o ambiente da época. Chame atenção para os castelos, as roupas. Veja algumas cenas no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=0Xb-rm9uwxQ 

Terceira atividade

Leia o livro Lobos contra lobos Coleção: Violência, não! Autor: Sylvie Girardet. Promova uma reflexão na sala relacionando as duas histórias. Desafie as crianças pensar em soluções para resolver os problemas vividos pelos personagens das duas histórias. Se colocar no lugar do outro é um exercício bastante interessante e difícil para crianças. Essa é uma das funções permitida pela literatura. Leia o que a professora escreve sobre a possibilidade de leitura com os textos de Shakespeare.

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.

Sinopse da História

Dois lobos disputam o mesmo território... Qual será a solução? Fazer a guerra? Repartir? Ou negociar? Repartir pode ser uma boa alternativa, mas nem sempre é possível. Por isso é bom que os envolvidos saibam negociar, para que ninguém se sinta ou saia prejudicado.  

http://www.scipione.com.br/lista_paradidatico.asp?bt=2&id_autor=,1213&avancada=1  

Problematizações

  1. Por que no tempo de Macbeth os homens viviam em guerra?
  2. O que deveria ser feito para não existir a guerra?
  3. Por que Macbeth queria ser Rei?
  4. Se você fosse Macbeth e quisesse muito ser Rei, o que faria?
  5. Quais são os motivos da guerra entre os lobos?
  6. Se você fosse um dos lobos, como resolveria a situação?

Depois dessa conversa na roda, escolha duas questões e organize uma atividade de registro para as crianças escrever sobre elas. Veja uma possibilidade de atividade escrita.

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.

Quarta atividade

Proponha a criação de uma versão da história de Macbeth. Escreva coletivamente o texto. Depois organize uma atividade individual com o inicio da história para que cada criança continue sua própria versão. Veja uma versão criada por crianças de 5 e 6 anos que ouviram histórias de Shakespeare.

Fonte: O Mundo Mágico da Leitura.NEI/UFRN.2001.

Recursos Complementares

Livro

Macbeth

Autor: Shakespeare

Texto: Charles e Mary Lamb

 Ilustrações: Constantino Gatagan

 Coleção: Shakespeare

 Número de páginas: 48

Editora:Dimensão

Ano de Publicação: 1997

Teatro

Macbeth encenado por crianças no Som e Fúria

http://www.youtube.com/watch?v=pP5TW9MFn9A 

Filme

Macbeth, Polanski 1971

Em Macbeth, o diretor utiliza com maestria o caráter sintético da mais breve tragédia de Shakespeare e constrói a narrativa sem rodeios, indo direto ao ponto central da ação da peça A sequência sangrenta de assassinatos infames.

 http://www.youtube.com/watch?v=A1lHYvxieB8 

Avaliação

Perceber durante o processo:

  1. A participação das crianças;
  2. O envolvimento durante a leitura;
  3. As relações estabelecidas entre o comportamento de Macbeth e as relações com os colegas da sala.
  4. Produção de texto.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.