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CORPOS EXCLUÍDOS

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cidadania e participação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno por meio do desenvolvimento desta aula poderá:

identificar os grupos excluídos da sociedade;

desenvolver uma atitude de empatia e solidariedade para com os excluídos socialmente;

identificar e repudiar as atitudes e situações fomentadoras de discriminação e injustiça social.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não sao necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor: leia este texto para os alunos ou, se possível, entregue o texto para os alunos como material de consulta para as atividades propostas.   

EXCLUSÃO SOCIAL. 

         As exclusões são, de uma forma geral, dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até a discriminação de um determinado grupo. Estes grupos excluídos ou que sofrem exclusão social, precisam assim de uma estratégia ou política de inserção de modo a que se possam integrar e serem aceitos pela sociedade que os rodeia.

         O termo exclusão social teve origem na França e está especificamente relacionado com pessoas ou grupos desfavorecidos. O sociólogo francês Robert Castel (1990), definiu a exclusão social como o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, sendo este, um processo no qual o indivíduo vai progressivamente afastando-se da sociedade, através de rupturas consecutivas com a mesma.

         Deste modo, os pobres,  as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, os trabalhadores informais, os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas, não é obrigatório que o sejam.

         Existem diversos tipos de exclusões sociais. Alfredo Bruto da Costa (2009) afirma que exclusões sociais deveriam ser definidas conforme as causas que apresentavam e os efeitos que exigiam. Nesta perspectiva, o autor categorizou as exclusões sociais em cinco modos: econômica; social; cultural; patológica e comportamentos auto-destrutivos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_social  

1.      Observe as ilustrações e descreva em poucas palavras por que, segundo o texto, estes grupos são excluídos socialmente:  

Fonte: http://neccint.wordpress.com/2010/02/22/carta-capital-condenavel-primazia/  

Fonte: http://www.gostodeler.com.br/materia/10135/prioridade_processual.html  

2.  Professor, disponibilize revistas e jornais para os alunos recortarem gravuras de 5 pessoas ou grupos sociais que eles consideram excluídos socialmente. Se isto não for possível, peça para que escrevam em uma tira de papel 5 grupos sociais, que em sua opinião, são excluídos da sociedade.  

2. 1   Cole 3 gravuras e identifique os excluídos. Por exemplo, se o aluno colou a gravura de uma pessoa cega, ele irá identificá-la como deficiente visual. No caso de não ser possivel a utilização de  gravuras, basta o aluno colar 3 tirinhas de papel nas quais ele registrou os excluídos da sociedade

2.2    Após a identificaçao, escreva ao lado ou abaixo das gravuras ou das tirinhas as razões pelas quais você considera que estas pessoas estão excluídas socialmente. Esta resposta deverá ser socializada com os demais colegas, porém deverão ser respeitadas as opiniões do aluno.    

2.3    Utilizando a 4ª gravura (ou a 4ª tirinha), cole-a no caderno e crie uma notícia para ela. Crie um nome e idade para a pessoa e o estado em que ela mora. Redija um texto, no máximo 10 linhas, para a seguinte manchete:   

Fulano de tal, x anos, natural do estado de ..., afirma:  Eu me sinto excluído socialmente porque ....   

3. Professor, esta atividade deverá ser planejada em parceria com o professor de História porque implica um trabalho de pesquisa.

3.1    O aluno deverá colar no caderno a gravura ou a tirinha que sobrou e identificar a qual grupo excluído socialmente ela se refere.

3. 2   Em seguida, deverá entrevistar o professor de história e propor-lhe questões sobre como este grupo vivia socialmente ao longo da história. Não é necessário referir-se a todas as épocas históricas, mas apenas localizar algumas delas. O professor de história poderá ceder uma aula para atender aos alunos ou agendar um horário para que possa atendê-los individualmente.

   Por exemplo: Se o aluno colou a gravura de um negro. Ele entrevistará o professor de história sobre quais eram as condições de vida social do negros. A vida dos negros eram mais ou menos assim:   Na época da escravidão os negros eram apartados da família quando pequenos, eram vendidos como escravos, tinham pouca convivência familiar. Eram escravos submetidos a jornadas cruéis de trabalho braçal de 12 a 16 h diárias, dormiam em acomodações coletivas chamadas senzalas, sem direito a remuneração. A vida social era extremamente restrita. Eram proibidos de praticar sua religião de origem africana ou de realizar suas festas e rituais africanos. Tinham que seguir a religião católica, imposta pelos senhores de engenho. Escondidos, realizavam seus rituais, realizavam suas festas..   

Após a resposta da professora, o aluno deverá  transcrevê-la  para o caderno .  

Recursos Complementares

1. Artigos sobre: Dimensões da exclusão social - http://www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html   

2. Vídeo sobre a responsabilidade da sociedade perante a exclusão e a inclusão social- http://www.youtube.com/watch?v=FFO72IGBsNE   

Avaliação

A avaliação se processa durante o desenvolvimento das atividades.  O professor, por meio da participação e envolvimento dos alunos,  poderá perceber se ocorreu a sensibilização desejada para o estudo do tema e também se houve apropriação dos conhecimentos essenciais à formação de uma consciência crítica para a identificação e repúdio à discriminação social.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • jéssica, colégio Padre Rambo , Rio Grande do Sul - disse:
    jessiquinha-17@hotmail.com

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    Esta matéria é muito boa e muito interessante e informativa.


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