09/02/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Orientações didáticas para alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
1 – Observações sobre til (~).
OBJETIVOS:
PROCEDIMENTOS:
- Registre, no quadro, as palavras sugeridas a seguir:
Pimentão, melão, pão, sabão, irmão, lição, feijão, papelão, mamãe, amanhã, romã, avelã, anã, irmã, maçã, lã.
- Solicite que o grupo leia as palavras em voz alta. A partir da leitura, pergunte:
Nesta última questão, para ressaltar a particularidade do som, é indicado que o grupo repita duas ou três vezes, em voz alta, o som da sílaba ÃO, Ã e ÃE. Eles devem observar que há uma distinção entre estes. Explore bastante oralmente, levando-os a refletir sobre os movimentos da boca e da língua ao pronunciar cada uma das situações. Devem, por fim, perceber que as palavras que possuem til caracterizam-se por possuir som nasal na última sílaba.
- A partir de uma produção coletiva, elabore um texto que resuma as informações apreendidas. Este deve ser registrado por todos no caderno. Neste texto, é pertinente que constem as palavras trabalhadas na aula e nelas sejam destacadas, com lápis de colorir, as sílabas que apresentam o til.
- Reapresente o grupo de palavras já trabalhado ou construa um novo, com apoio das crianças. Reúna em média dez palavras. Estas palavras deverão ser separadas em sílabas pelas crianças. Nesta atividade, elas deverão perceber que o til não “separa” as junções_ ão, ã, ões, ãe.
Exemplo: coração_ co – ra – ção
emoção_ e – mo - ção
2 – ÕES o plural com til
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Organize duplas de trabalho e ofereça revistas e jornais. As crianças deverão recortar no mínimo três frases que contenham palavras com til. As frases deverão ser coladas no caderno e organizadas em grupo conforme a apresentação, isto é, haverá um grupo para ã, ãe, ão, ões.
Dica: Como no item um não foram trabalhadas situações com ões, a intenção central desta atividade é que as crianças percebam em que contexto o til se faz presente em palavras com ões. Neste caso, se julgar necessário, oriente os alunos que o desafio será formar quatro grupos de frases.
Para cada grupo de frases organizado, as duplas devem registrar uma observação que indique uma particularidade.
EXEMPLO:
GRUPO 1
FRASES:
ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:
As palavras com ã indicam som de an (a pronúncia é nasal).
O ã aparece no final da sílaba.
Antes do ã, sempre há uma consoante.
GRUPO 2
FRASES:
ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:
Há palavras em que o ão indica aumentativo, como em descontão e casarão, por exemplo.
O ão pode ser antecedido por vogal ou consoante.
Mesmo quando o ão não indica aumentativo, seu som é forte ao ser pronunciado na boca.
GRUPO 3
FRASES:
ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:
Há palavras com ão no singular e que, no plural, passam a ães, como cães e pães.
O som ãe remete a união an+e.
Antecede ãe / ães consoantes.
GRUPO 4
FRASES:
ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:
Ões nas palavras sempre indicam plural.
Ões sempre vêm seguidos de s, ou seja, não há palavra só com õe (caminhões, por exemplo).
Antes de ões pode haver consoante ou vogal.
- Oriente a apresentação das observações registradas por cada dupla. Selecione as mais pertinentes para que todos copiem no caderno.
Dica: Nesta atividade, é muito importante que as crianças percebam a relação do plural no uso do til. Além disso, avalie se é oportuno trabalhar o papel do til em palavras que indicam sentido de futuro.
Exemplo:
Augusto e Vitória estudarão bastante para passar de ano.
Augusto e Vitória estudaram bastante para passar de ano.
Exemplos como estes podem conduzir a reflexão.
3 – Atividades para consolidar
OBJETIVO:
PROCEDIMENTOS:
- Para consolidar os trabalhos com til, solicite a realização das atividades a seguir:
1 – Complete as frases com uma das palavras entre parênteses.
No convite da festa, dizia que a roupa deve ser de ___________________________.
(gala / galã)
Toda ____________________________ o relógio desperta às 7 horas.
(manha / manhã)
Quando era bebê, eu tinha um lindo casaco de ____________________________.
(lá / lã)
Na salada de frutas, não pode faltar ____________________________.
(maçã / limão)
2 – Escreva a palavra, conforme indica a figura:
3 – Para cada figura da atividade anterior, crie uma frase que contenha a palavra correspondente.
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- Ditado
Prepare cartões com figuras retiradas de jornais e revistas. Coloque-as em um saquinho e oriente as crianças que, neste ditado, deverão anotar a palavra que o professor sortear. As imagens poderão representar apenas palavras que possuem til, mas indicamos aproveitar esta oportunidade para reavaliar os desafios ortográficos já trabalhados como rr, lh, nh, ç, entre outros.
Após o ditado de imagem/palavra, nesta mesma folha, a criança deverá criar uma frase para cada palavra. Mas, na frase, a palavra deverá ser apresentada no plural.
EXEMPLO:
Palavra ditada: peão.
Frase criada pela criança: Meu tio tem uma coleção com 50 peões.
Atividades com este conteúdo devem ser trabalhadas constantemente. Assim, sugerimos como complemento as atividades propostas na aula : “Mão: escrevo com AM ou ÃO?”, também disponível no Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21315>. Acesso em: 01 nov. 2010.
Confira, nos links a seguir, vários materiais do professor Artur Gomes de Morais, importante referência em diversas pesquisas na área de alfabetização.
<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6121&catid=211>. (Acesso em: 10 nov. 2010).
<http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_portugues/anexos/texto-14.pdf>. (Acesso em: 10 nov. 2010).
É importante que a criança tenha percebido quando o ~ (til) se faz presente nas palavras: quanto à sonoridade, e de acordo com as vogais que o acompanham (A e O). O professor deve observar se, nas produções posteriores, a criança demonstrará avanço quanto à especificidade abordada, no que diz respeito à escrita ortográfica. É importante destacar, ainda, que a realização de ditados periódicos com as palavras deste grupo representa uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem.
Cinco estrelas 2 classificações
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18/08/2013
Cinco estrelasMuito bom e bastante esclarecedor!
05/05/2013
Cinco estrelasmuito interessante