Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso do ~ (til).

 

09/02/2011

Autor e Coautor(es)
Grazielle Tomaz de Almeida
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a natureza alfabética da escrita, a partir de questões ortográficas que envolvem o ~(til);
  •   Compreender regularidades/irregularidades ortográficas da língua portuguesa.    
Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos (devendo ser retomada ao longo do processo de alfabetização, de acordo com as necessidades do grupo).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para aprender a ortografia, é importante que o aluno já possua a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

1 – Observações sobre til (~).

OBJETIVOS:

  • Perceber o som e a inserção do til nas palavras.
  • Identificar variações na forma de grafar os sons nazalisados (ã, ão, ãe).

PROCEDIMENTOS:

- Registre, no quadro, as palavras sugeridas a seguir:  

 Pimentão, melão, pão, sabão, irmão, lição, feijão, papelão, mamãe, amanhã, romã, avelã, anã, irmã, maçã, lã.  

- Solicite que o grupo leia as palavras em voz alta.  A partir da leitura, pergunte:

  • O que há de comum entre estas palavras? 
  • Nesta observação, encontramos o til em quais letras?
  •  Qual o som apresentado pelo til em cada uma das palavras a seguir: PIMENTÃO, ROMàe MAMÃE?

Nesta última questão, para ressaltar a particularidade do som, é indicado que o grupo repita duas ou três vezes, em voz alta, o som da sílaba ÃO, Ã e ÃE. Eles devem observar que há uma distinção entre estes. Explore bastante oralmente, levando-os a refletir sobre os movimentos da boca e da língua ao pronunciar cada uma das situações. Devem, por fim, perceber que as palavras que possuem til caracterizam-se por possuir som nasal  na última sílaba.

- A partir de uma produção coletiva, elabore um texto que resuma as informações apreendidas. Este deve ser registrado por todos no caderno. Neste texto, é pertinente que constem as palavras trabalhadas na aula e nelas sejam destacadas, com lápis de colorir, as sílabas que apresentam o til.

- Reapresente o grupo de palavras já trabalhado ou construa um novo, com apoio das crianças. Reúna em média dez palavras. Estas palavras deverão ser separadas em sílabas pelas crianças. Nesta atividade, elas deverão perceber que o til não “separa” as junções_ ão, ã, ões, ãe.   

Exemplo: coração_ co – ra – ção

                 emoção_ e – mo - ção                 

2 – ÕES o plural com til

OBJETIVO:

  •  Reconhecer e trabalhar algumas regularidades ortográficas com til.

 PROCEDIMENTOS:

 - Organize duplas de trabalho e ofereça revistas e jornais. As crianças deverão recortar no mínimo três frases que contenham palavras com til. As frases deverão ser coladas no caderno e organizadas em grupo conforme a apresentação, isto é, haverá um grupo para ã, ãe, ão, ões.         

Dica: Como no item um não foram trabalhadas situações com ões, a intenção central desta atividade é que as crianças percebam em que contexto o til se faz presente em palavras com ões. Neste caso, se julgar necessário, oriente os alunos que o desafio será formar quatro grupos de frases.    

 Para cada grupo de frases organizado, as duplas devem registrar uma observação que indique uma particularidade.       

EXEMPLO:

 GRUPO 1

                               FRASES:

  •  Toda manhã um sabiá canta na janela do meu quarto.
  •  Meu suco preferido é de maçã.
  •  Sempre que minha garganta dói, minha vó faz chá de romã.
  •  Minha vizinha é de origem alemã.
  •  Minha irmã é o máximo.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:

As palavras com ã indicam som de an (a pronúncia é nasal).

O ã aparece no final da sílaba.

Antes do ã, sempre há uma consoante.

GRUPO 2

                               FRASES:

  •  No balcão da venda do senhor Joaquim, há muitos doces.
  •  O pião rodopia como uma bailarina.
  •  O botão do meu casaco acaba de cair.
  •  O vendedor deu um descontão para eu comprar uma bicicleta.
  •  A bruxa mora em um casarão medonho.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:

 Há palavras em que o ão indica aumentativo, como em descontão e casarão, por exemplo.

 O ão pode ser antecedido por vogal ou consoante.

Mesmo quando o ão não indica aumentativo, seu som é forte ao ser pronunciado na boca.

GRUPO 3

                            FRASES:

  •  Os cães saíram correndo atrás do carteiro.
  •  Minha mamãe se chama Sabrina.
  •  A mãe da Júlia é muito amorosa.
  •  Carina comeu três pães de queijo.

ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:

Há palavras com ão no singular e que, no plural, passam a ães, como cães e pães.

O som ãe remete a união an+e.

Antecede ãe / ães consoantes.

GRUPO 4

                          FRASES:

  •  Maria Alice ganhou cinco balões.
  •  Os aviões alegram o céu.
  •  Os papelões espalhados pela calçada sujam nossa cidade.
  •  As lições de ciências sempre são difíceis.
  •  Os caminhões estão sempre correndo nas estradas.  

ALGUMAS OBSERVAÇÕES POSSÍVEIS:

 Ões nas palavras sempre indicam plural.

 Ões sempre vêm seguidos de s, ou seja, não há palavra só com õe (caminhões, por exemplo).

Antes de ões pode haver consoante ou vogal.

- Oriente a apresentação das observações registradas por cada dupla. Selecione as mais pertinentes para que todos copiem no caderno.   

Dica: Nesta atividade, é muito importante que as crianças percebam a relação do plural no uso do til. Além disso, avalie se é oportuno trabalhar o papel do til em palavras que indicam sentido de futuro.

Exemplo:

Augusto e Vitória estudarão bastante para passar de ano.

Augusto e Vitória estudaram bastante para passar de ano.   

Exemplos como estes podem conduzir a reflexão. 

3 – Atividades para consolidar

OBJETIVO:

  • Desenvolver práticas de entendimento, observação relação som e escrita ortográfica.   

 PROCEDIMENTOS:

 - Para consolidar os trabalhos com til, solicite a realização das atividades a seguir:   

1 – Complete as frases com uma das palavras entre parênteses.  

No convite da festa, dizia que a roupa deve ser de ___________________________.                                                                                                       

                                                                                                    (gala / galã)  

Toda ____________________________ o relógio desperta às 7 horas.              

                   (manha / manhã)

Quando era bebê, eu tinha um lindo casaco de ____________________________.                                                                                                      

                                                                                                     (lá / lã)

Na salada de frutas, não pode faltar ____________________________.                                                                                 

                                                                              (maçã / limão)  

2 – Escreva a palavra, conforme indica a figura:    

3 – Para cada figura da atividade anterior, crie uma frase que contenha a palavra correspondente.

 ____________________________________________________________________    

 ____________________________________________________________________    

 ____________________________________________________________________    

 ____________________________________________________________________    

 ____________________________________________________________________    

- Ditado

Prepare cartões com figuras retiradas de jornais e revistas. Coloque-as em um saquinho e oriente as crianças que, neste ditado, deverão anotar a palavra que o professor sortear. As imagens poderão representar apenas palavras que possuem til, mas indicamos aproveitar esta oportunidade para reavaliar os desafios ortográficos já trabalhados como rr, lh, nh, ç, entre outros.  

Após o ditado de imagem/palavra, nesta mesma folha, a criança deverá criar uma frase para cada palavra. Mas, na frase, a palavra deverá ser apresentada no plural.  

EXEMPLO:

 Palavra ditada: peão.

Frase criada pela criança: Meu tio tem uma coleção com 50 peões.    

Recursos Complementares

Atividades com este conteúdo devem ser trabalhadas constantemente. Assim, sugerimos como complemento as atividades propostas na aula : “Mão: escrevo com AM ou ÃO?”, também disponível no Portal do Professor. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21315>. Acesso em: 01 nov. 2010. 

 

Confira, nos links a seguir, vários materiais do professor Artur Gomes de Morais, importante referência em diversas pesquisas na área de alfabetização.

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6121&catid=211>. (Acesso em: 10 nov. 2010).  

<http://www.sme.pmmc.com.br/arquivos/matrizes/matrizes_portugues/anexos/texto-14.pdf>. (Acesso em: 10 nov. 2010). 

Avaliação

É importante que a criança tenha percebido quando o ~ (til) se faz presente nas palavras: quanto à sonoridade, e de acordo com as vogais que o acompanham (A e O).  O professor deve observar se, nas produções posteriores, a criança demonstrará avanço quanto à especificidade abordada, no que diz respeito à escrita ortográfica. É importante destacar, ainda, que a realização de ditados periódicos com as palavras deste grupo representa uma ferramenta importante para acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem.  

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.