21/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
O aluno deverá conhecer a contextualização da produção da Teoria Demográfica de Malthus, o que ele vislumbrou para a estrutura da população e a produção de alimentos no mundo. Deverá ainda entender o que defendem os neomalthusianos em relação a estrutura populacional do mundo e ter a capacidade de dialogar sobre a conformidade e o desacordo em relação as teorias demográficas apresentadas.
Os alunos devem conhecer conceitos fundamentais sobre população (migrações, taxas de crescimento e déficit populacional, expectativa de vida, pirâmide etária, etc.); as características e o crescimento da população mundial. Devem apresentar entendimento sobre análise de gráficos.
Aula 1
1º passo:
Mostrar a foto e conversar um pouco com os alunos sobre o período em que viveu Malthus (contextualizando).
Na foto abaixo, o economista e pastor Thomas Malthus (1766-1834), nascido na Inglaterra. Famoso pelo seu “Um Ensaio sobre o Princípio da População”, publicado em 1798.
http://images.wikilingue.com/e/e6/Thomas_Malthus.jpg
“A natureza espalhou pelos reinos animal e vegetal as sementes da vida com a mão mais profusa1 e pródiga2. Foi relativamente mais econômica no espaço e no alimento necessários para criá-los. Os germes3 da existência contidos nessa terra, com alimento suficiente, e o espaço amplo para expandir-se, povoariam milhões de mundos no curso de alguns milhares de anos. A necessidade, lei imperiosa4 e penetrante da natureza, conserva-os dentro dos limites prescritos5. As espécies de plantas e as raças de animais retraem-se sob essa imensa lei restritiva. E a raça humana não pode, mesmo por qualquer esforço de raciocínio, dela escapar. Entre as plantas e os animais seus efeitos são perdas de sementes, doenças e morte prematura. Entre a humanidade, miséria e males”. (Thomas Malthus)
Fonte: MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre a população. Coleção Economistas. São Paulo: Best Seller, 1996. 382p.
Pedir aos alunos que se organizem em duplas para a leitura do texto. Eles devem grifar as palavras que não compreenderam, e que, portanto, comprometem o entendimento do fragmento. Devem construir um pequeno glossário, e nesse momento pode-se chamar a atenção para a construção de um texto científico do século XVIII.
Sugestão de termos para o glossário:
1.Profusa: abundante
2.Pródiga: generosa
3.Germe: estado rudimentar e originário de todo ser vivo.
4.Imperiosa: autoritária
5.Prescritos: estabelecidos
Colocar no quadro as seguintes questões:
Qual o principal argumento utilizado por Malthus ao escrever sua teoria demográfica?
Além da miséria citada no texto, segundo Malthus, que outros males iriam recair sobre a humanidade? E qual seria o papel desempenhado por eles?
2º Passo:
Pedir uma análise escrita pela dupla sobre o gráfico apresentado abaixo:
Fonte: http://www.geomundo.com.br/images/images-geografia/teoria_malthus.gif
Continuar o trabalho de análise, agora com a figura, nos dias atuais. Relacionar a fome prevista por Malthus no século XVIII e a fome de hoje relacionada
Tyler Hicks/The New York Times
Fonte: http://graphics8.nytimes.com/images/2008/06/15/weekinreview/15mcnail.xlarge1.jpg
Pedir as duplas (já organizadas) que construam um texto, organizando as discussões e respostas dadas às questões sugeridas no 1o passo, a análise do gráfico e a relação com a imagem apresentada no 2o passo.
Aula 2
1º passo:
A aula deverá iniciar com a leitura, realizada por um dos membros da dupla, do material produzido na aula anterior. Essa leitura deve objetivar a troca de conhecimentos e análises realizadas, com o propósito de enriquecer o entendimento sobre o assunto.
2o passo:
O professor deve discutir com os alunos o contexto histórico da formulação da teoria demográfica neomalthusiana.
Com o fim da Segunda Guerra e a manifestação da teoria neomalthusiana, ocorre uma tentativa de explicar a ocorrência da fome e do atraso nos países subdesenvolvidos. Tal teoria é defendida por setores da população e dos governos dos países desenvolvidos, e por alguns setores dos países subdesenvolvidos, com o intuito de se esquivarem das questões econômicas. (Adaptado de MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia. Volume único. São Paulo: Scipione, 2008).
3º passo:
Lidos, discutidos e entendidos os fragmentos e as imagens colocadas acima, perguntar aos alunos o que eles podem sugerir como sendo uma teoria neomalthusiana?
Seriam os mesmos postulados de Malthus em outro tempo? Ou seriam postulados diferentes com a mesma conclusão?
Após conceituar o que é superpopulação, estabeleça uma relação entre as idéias de Malthus e a dos neomalthusianos acerca do referido conceito.
Expliquem, com opiniões próprias, quais seriam as origens da fome no mundo atual. Como esse problema pode ser minimizado, ou até mesmo extinto?
Dica: As respostas aos questionamentos devem ser feitas em discussão entre as duplas formadas anteriormente, e enriquecidas com a presença dos alunos na sala de informática durante a aula. O trabalho de respostas escrito deve ser entregue ao final da aula pelas duplas.
Material de consulta:
- BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único. São Paulo: Atual, 2004.
- MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre a população. Coleção Economistas. São Paulo: Best Seller, 1996. 382p.
- MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia. Volume único. São Paulo: Scipione, 2008.
- Atlas geográfico escolar do IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
Endereços eletrônicos:
http://pt.wikilingue.com/gl/Thomas_Malthus
http://www.geomundo.com.br/geografia-30186.htm
http://www.nytimes.com/2008/06/15/weekinreview/15mcneil.html
Ao final da aula, os alunos deverão ser avaliados pelo envolvimento nas discussões e análises; e pela entrega do trabalho de respostas aos questionamentos propostos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/05/2011
Cinco estrelasotima muito boa emsina muita coisa obrigada.