Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Teorias Demográficas: Malthus e os neomalthusianos

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá conhecer a contextualização da produção da Teoria Demográfica de Malthus, o que ele vislumbrou para a estrutura da população e a produção de alimentos no mundo. Deverá ainda entender o que defendem os neomalthusianos em relação a estrutura populacional do mundo e ter a capacidade de dialogar sobre a conformidade e o desacordo em relação as teorias  demográficas apresentadas.

Duração das atividades
Duas aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem conhecer conceitos fundamentais sobre população (migrações, taxas de crescimento e déficit populacional, expectativa de vida, pirâmide etária, etc.); as características e o crescimento da população mundial. Devem apresentar entendimento sobre análise de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1º passo:

Mostrar a foto e conversar um pouco com os alunos sobre o período em que viveu Malthus (contextualizando).

Na foto abaixo, o economista e pastor Thomas Malthus (1766-1834), nascido na Inglaterra. Famoso pelo seu “Um Ensaio sobre o Princípio da População”, publicado em 1798.

http://images.wikilingue.com/e/e6/Thomas_Malthus.jpg

“A natureza espalhou pelos reinos animal e vegetal as sementes da vida com a mão mais profusa1 e pródiga2. Foi relativamente mais econômica no espaço e no alimento necessários para criá-los. Os germes3 da existência contidos nessa terra, com alimento suficiente, e o espaço amplo para expandir-se, povoariam milhões de mundos no curso de alguns milhares de anos. A necessidade, lei imperiosa4 e penetrante da natureza, conserva-os dentro dos limites prescritos5. As espécies de plantas e as raças de animais retraem-se sob essa imensa lei restritiva. E a raça humana não pode, mesmo por qualquer esforço de raciocínio, dela escapar. Entre as plantas e os animais seus efeitos são perdas de sementes, doenças e morte prematura. Entre a humanidade, miséria e males”. (Thomas Malthus)

Fonte: MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre a população. Coleção Economistas. São Paulo: Best Seller, 1996. 382p.

Pedir aos alunos que se organizem em duplas para a leitura do texto. Eles devem grifar as palavras que não compreenderam, e que, portanto, comprometem o entendimento do fragmento. Devem construir um pequeno glossário, e nesse momento pode-se chamar a atenção para a construção de um texto científico do século XVIII.

Sugestão de termos para o glossário:

1.Profusa: abundante

2.Pródiga: generosa

3.Germe: estado rudimentar e originário de todo ser vivo.

4.Imperiosa: autoritária

5.Prescritos: estabelecidos

Colocar no quadro as seguintes questões:

Qual o principal argumento utilizado por Malthus ao escrever sua teoria demográfica?

Além da miséria citada no texto, segundo Malthus, que outros males iriam recair sobre a humanidade? E qual seria o papel desempenhado por eles?

 

2º Passo:

Pedir uma análise escrita pela dupla sobre o gráfico apresentado abaixo:

Fonte:  http://www.geomundo.com.br/images/images-geografia/teoria_malthus.gif  

 

Continuar o trabalho de análise, agora com a figura, nos dias atuais. Relacionar a fome prevista por Malthus no século XVIII e a fome de hoje relacionada

Tyler Hicks/The New York Times

Fonte: http://graphics8.nytimes.com/images/2008/06/15/weekinreview/15mcnail.xlarge1.jpg

 

Pedir as duplas (já organizadas) que construam um texto, organizando as discussões e respostas dadas às questões sugeridas no 1o passo, a análise do gráfico e a relação com a imagem apresentada no 2o passo.

 

Aula 2

1º passo:

A aula deverá iniciar com a leitura, realizada por um dos membros da dupla, do material produzido na aula anterior. Essa leitura deve objetivar a troca de conhecimentos e análises realizadas, com o propósito de enriquecer o entendimento sobre o assunto.

2o passo:

O professor deve discutir com os alunos o contexto histórico da formulação da teoria demográfica neomalthusiana.

Com o fim da Segunda Guerra e a manifestação da teoria neomalthusiana, ocorre uma tentativa de explicar a ocorrência da fome e do atraso nos países subdesenvolvidos. Tal teoria é defendida por setores da população e dos governos dos países desenvolvidos, e por alguns setores dos países subdesenvolvidos, com o intuito de se esquivarem das questões econômicas. (Adaptado de MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia. Volume único. São Paulo: Scipione, 2008).

3º passo:

Lidos, discutidos e entendidos os fragmentos e as imagens colocadas acima, perguntar aos alunos o que eles podem sugerir como sendo uma teoria neomalthusiana?

Seriam os mesmos postulados de Malthus em outro tempo? Ou seriam postulados diferentes com a mesma conclusão?

Após conceituar o que é superpopulação, estabeleça uma relação entre as idéias de Malthus e a dos neomalthusianos acerca do referido conceito.

Expliquem, com opiniões próprias, quais seriam as origens da fome no mundo atual. Como esse problema pode ser minimizado, ou até mesmo extinto?

Dica: As respostas aos questionamentos devem ser feitas em discussão entre as duplas formadas anteriormente, e enriquecidas com a presença dos alunos na sala de informática durante a aula. O trabalho de respostas escrito deve ser entregue ao final da aula pelas duplas.

Recursos Complementares

Material de consulta:

- BOLIGIAN, Levon & ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Volume único. São Paulo: Atual, 2004.

- MALTHUS, Thomas Robert. Ensaio sobre a população. Coleção Economistas. São Paulo: Best Seller, 1996. 382p.

- MOREIRA, João Carlos & SENE, Eustáquio de. Geografia. Volume único. São Paulo: Scipione, 2008.

- Atlas geográfico escolar do IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.

Endereços eletrônicos:

http://pt.wikilingue.com/gl/Thomas_Malthus

http://www.geomundo.com.br/geografia-30186.htm

http://www.nytimes.com/2008/06/15/weekinreview/15mcneil.html

Avaliação

Ao final da aula, os alunos deverão ser avaliados pelo envolvimento nas discussões e análises; e pela entrega do trabalho de respostas aos questionamentos propostos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.