12/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
1.Conhecer fontes alternativas de energia elétrica.
2.Calcular o gasto mensal de energia elétrica.
3.Incentivar o consumo consciente da energia.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Sabemos que a humanidade depende da energia elétrica para realizar várias atividades do dia-a-dia. No entanto, as fontes mais utilizadas para geração não são renováveis, à saber: petróleo, carvão, gás. Diante disso, devemos nos preocupar com nosso futuro começando a adotar medidas de economia e preservação dos recursos.
Atividade 1: Observando o consumo de energia elétrica em casa
Professor no dia anterior a essa aula distribua para os alunos uma tabela (modelo abaixo). Eles terão que anotar as atividades que realizam durante o dia envolvendo energia elétrica, por exemplo: tomar banho, assistir TV, jogar vídeo game, tomar um copo de água gelada, secar o cabelo etc.
No dia da aula peça para que os alunos relatem o que anotaram e o total de horas utilizadas. Aponte como a energia elétrica é necessária para nossa vida, mas também apresente os problemas que são e podem ser gerados pelo desperdício da mesma.
Sugestão de leitura:
http://www.nepet.ufsc.br/Artigos/Texto/Cons_en.htm
http://liceufisica3d.blogspot.com/2009/11/impactos-ambientais-causados-pelo.html
http://www.varican.xpg.com.br/varican/Ecoenergia/reducenerg.htm
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_1V4EhY8EC5E/SJtXtpL3v-I/AAAAAAAAAII/ivMb8IDJuKs/s400/Lixo.gif
Atividade 2: Descobrindo as fontes alternativas de energia elétrica
Professor organize a turma em 7 equipes. Questione os alunos sobre a energia elétrica:
Da onde vem a energia que faz nossa televisão, nosso chuveiro, nosso computador funcionar?
Durante a discussão dos alunos intervenha relatando que existem fontes alternativas de energia elétrica e que iremos pesquisar sobre elas. Leve os alunos para o laboratório de informática, cada equipe ficará em um computador. Distribua uma fonte alternativa de energia elétrica para cada equipe.
A equipe deverá consultar os sites sugeridos abaixo e elaborar uma apresentação de 5 minutos apresentando a fonte alternativa pesquisada.
Equipe 1- Energia hídrica
http://agueda_criativa_agueda.blogs.sapo.pt/2510.html
http://reciclapah.weebly.com/energia-hiacutedrica.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_hidr%C3%A1ulica
Fonte: http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/geografia/imagens/11energiahidrica01.jpg
Equipe 2- Energia nuclear
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear
http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm
http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Jbnj82BjBmk/TCF5QgVtVpI/AAAAAAAAAWY/wz-KAG-uzDM/s1600/141desast04.jpg
Equipe 3- Energia térmica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica
http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u37.jhtm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php
Equipe 4- Energia eólica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/eolica/energia_eolica_-_origem.html
http://www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/tutorial/tutorial_eolica.htm
Fonte: http://www.consuladosocial.com.br/wp-content/uploads/2010/10/usina-eolicaterra.jpg
Equipe 5- Energia das marés
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-das-mares/
http://www.ebah.com.br/energia-das-mares-doc-a15905.html
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-das-mares.htm
Fonte: http://atitudesustentavel.uol.com.br/energiaverde/files/2010/09/energia_mare.jpg
Equipe 6- Energia fotovoltaica
http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=599743
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/o_sol_nao_manda_a_conta.html
Fonte: http://energiasrenovaveis.files.wordpress.com/2008/05/painel_solar.jpg
Equipe 7- Energia geotérmica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica
http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0051_recnaturais/geotermica.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-geotermica/energia-geotermica.php
Atividade 3: A conta de energia elétrica
Professor ainda no laboratório de informática, mas agora individualmente iremos calcular os gastos mensais de energia elétrica. Uma companhia energética disponibiliza no site abaixo um simulador muito fácil de trabalhar que permite calcular o que gastamos de energia elétrica em nossa casa durante um mês. Peça aos alunos que acessem o site e simule os seus gastos mensais de energia. Ao invés de imprimir os resultados, peça para que anotem no caderno.
Simulador
http://www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/01/simulador1.html
Em seguida, solicite que construam no caderno uma tabela com 3 colunas. Na primeira coluna os alunos devem listar os aparelhos domésticos que utilizam e que consomem energia; na segunda coluna o aluno deve propor uma alternativa para não consumir ou diminuir o gasto de energia.
Após preencherem o quadro os alunos deverão fazer a leitura para os demais integrantes da sala. Assim, estarão compartilhando atitudes que poderão contribuir para acabar com o desperdício de energia elétrica.
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_7MPS-Y9vYZ0/TKHoUm7nCDI/AAAAAAAAAEI/k5YHr1-Mh1M/s1600/Energia.jpg
http://www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/energia.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_el%C3%A9trica
http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html
O professor deverá avaliar se os alunos estão participando das atividades, se estão contribuindo para o grupo e cumprindo com o que é proposto. Além disso, também poderá ser observada a lista produzida na atividade 1, a apresentação do trabalho na atividade 2 e o preenchimento do quadro na atividade 3.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!