Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O consumo inteligente de energia elétrica

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Conhecer fontes alternativas de energia elétrica.

2.Calcular o gasto mensal de energia elétrica.

3.Incentivar o consumo consciente da energia.

Duração das atividades
2 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Sabemos que a humanidade depende da energia elétrica para realizar várias atividades do dia-a-dia. No entanto, as fontes mais utilizadas para geração não são renováveis, à saber: petróleo, carvão, gás. Diante disso, devemos nos preocupar com nosso futuro começando a adotar medidas de economia e preservação dos recursos.   

Atividade 1: Observando o consumo de energia elétrica em casa

Professor no dia anterior a essa aula distribua para os alunos uma tabela (modelo abaixo). Eles terão que anotar as atividades que realizam durante o dia envolvendo energia elétrica, por exemplo: tomar banho, assistir TV, jogar vídeo game, tomar um copo de água gelada, secar o cabelo etc.

No dia da aula peça para que os alunos relatem o que anotaram e o total de horas utilizadas. Aponte como a energia elétrica é necessária para nossa vida, mas também apresente os problemas que são e podem ser gerados pelo desperdício da mesma.

Sugestão de leitura: 

http://www.nepet.ufsc.br/Artigos/Texto/Cons_en.htm

http://liceufisica3d.blogspot.com/2009/11/impactos-ambientais-causados-pelo.html

http://www.varican.xpg.com.br/varican/Ecoenergia/reducenerg.htm    

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_1V4EhY8EC5E/SJtXtpL3v-I/AAAAAAAAAII/ivMb8IDJuKs/s400/Lixo.gif    

Atividade 2: Descobrindo as fontes alternativas de energia elétrica

Professor organize a turma em 7 equipes. Questione os alunos sobre a energia elétrica:

Da onde vem a energia que faz nossa televisão, nosso chuveiro, nosso computador funcionar?   

Durante a discussão dos alunos intervenha relatando que existem fontes alternativas de energia elétrica e que iremos pesquisar sobre elas. Leve os alunos para o laboratório de informática, cada equipe ficará em um computador. Distribua uma fonte alternativa de energia elétrica para cada equipe.

A equipe deverá consultar os sites sugeridos abaixo e elaborar uma apresentação de 5 minutos apresentando a fonte alternativa pesquisada.

Equipe 1- Energia hídrica

http://agueda_criativa_agueda.blogs.sapo.pt/2510.html  

http://reciclapah.weebly.com/energia-hiacutedrica.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_hidr%C3%A1ulica

  

Fonte: http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/geografia/imagens/11energiahidrica01.jpg    

Equipe 2- Energia nuclear

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear  

http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/energia-nuclear.htm  

http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm 

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_Jbnj82BjBmk/TCF5QgVtVpI/AAAAAAAAAWY/wz-KAG-uzDM/s1600/141desast04.jpg  

Equipe 3- Energia térmica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_t%C3%A9rmica  

http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u37.jhtm 

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fontes-alternativas-de-energia/index.php 

Fonte:http://1.bp.blogspot.com/_xtdQEPHToBc/R6f3nNJjDsI/AAAAAAAABfQ/0eQfEJNPMMo/s320/Termoel%C3%A9trica_Cuiab%C3%A12.jpg 

Equipe 4- Energia eólica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_e%C3%B3lica 

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/eolica/energia_eolica_-_origem.html 

http://www.cresesb.cepel.br/index.php?link=/tutorial/tutorial_eolica.htm 

Fonte: http://www.consuladosocial.com.br/wp-content/uploads/2010/10/usina-eolicaterra.jpg  

Equipe 5- Energia das marés

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-energia-das-mares/ 

http://www.ebah.com.br/energia-das-mares-doc-a15905.html 

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-das-mares.htm 

Fonte: http://atitudesustentavel.uol.com.br/energiaverde/files/2010/09/energia_mare.jpg    

Equipe 6- Energia fotovoltaica

http://www.ecocasa.com.br/produtos.asp?it=599743 

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=energia-fotovoltaica&id=030175100312

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/o_sol_nao_manda_a_conta.html

Fonte: http://energiasrenovaveis.files.wordpress.com/2008/05/painel_solar.jpg  

Equipe 7- Energia geotérmica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_geot%C3%A9rmica

http://campus.fct.unl.pt/afr/ipa_9900/grupo0051_recnaturais/geotermica.htm  

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/energia-geotermica/energia-geotermica.php

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_TAcXJB_SSXg/S_wMVmsQ-aI/AAAAAAAAAJQ/peQySjnKskY/s1600/energia_geotermica.jpg    

Atividade 3: A conta de energia elétrica

Professor ainda no laboratório de informática, mas agora individualmente iremos calcular os gastos mensais de energia elétrica. Uma companhia energética disponibiliza no site abaixo um simulador muito fácil de trabalhar que permite calcular o que gastamos de energia elétrica em nossa casa durante um mês. Peça aos alunos que acessem o site e simule os seus gastos mensais de energia. Ao invés de imprimir os resultados, peça para que anotem no caderno.   

Simulador 

http://www.cemig.com.br/energiainteligente/novo_site/01/simulador1.html 

Em seguida, solicite que construam no caderno uma tabela com 3 colunas. Na primeira coluna os alunos devem listar os aparelhos domésticos que utilizam e que consomem energia; na segunda coluna o aluno deve propor uma alternativa para não consumir ou diminuir o gasto de energia.    

Após preencherem o quadro os alunos deverão fazer a leitura para os demais integrantes da sala. Assim, estarão compartilhando atitudes que poderão contribuir para acabar com o desperdício de energia elétrica.

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/_7MPS-Y9vYZ0/TKHoUm7nCDI/AAAAAAAAAEI/k5YHr1-Mh1M/s1600/Energia.jpg 

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos estão participando das atividades, se estão contribuindo para o grupo e cumprindo com o que é proposto. Além disso, também poderá ser observada a lista produzida na atividade 1, a apresentação do trabalho na atividade 2 e o preenchimento do quadro na atividade 3.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.