13/12/2010
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar as principais atividades envolvidas no malabares.
Identificar os materiais utilizados na prática do malabares.
Praticar e identificar as principais dificuldades envolvidas na iniciação do malabares.
Conhecer as principais modalidades do universo circense.
Atividade 1:
Caro professor, inicie a aula realizando uma rápida revisão da turma sobre as principais modalidades circenses. Esses conteúdos já foram previamente trabalhados em atividades anteriores, portanto, faça rápida revisão com perguntas para a turma. Indique para a turma que a modalidade que será praticada na aula de hoje é manipulação de objetos – com foco nas atividades de malabares.
Pergunte aos jovens se todos:
1) já viram uma apresentação de malabares;
2) já praticaram malabares;
3) conhecem os objetos utilizados nas técnicas de malabares.
Conduza um rápido debate a partir dos três pontos destacados. As experiências pregressas dos alunos serão a referencia nesse primeiro momento.
Atividade2:
Essa atividade deverá ser realizada na sala de vídeo da escola. Após um primeiro contato com a modalidade malabares, os jovens irão assistir apresentações para compreenderem as principais técnicas envolvidas e os principais materiais utilizados na prática. Individualmente cada jovem deverá anotar em um caderno:
1) os materiais utilizados pelos praticantes;
2) as principais dificuldades envolvidas na prática;
3) as técnicas corporais que os praticantes utilizam.
http://www.youtube.com/watch?v=reeQC-txSpg&feature=fvst
http://www.youtube.com/watch?v=JeH_jG2W5NA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=6XisAqInsLo&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=VdDHPh0qQJI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=KYGAiu3CJ70&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ult4NQSFtDc&feature=related
Ao final da exibição dos vídeos os o professor deverá ressaltar:
1) a diversidade de técnicas utilizadas pelos praticantes de malabares;
2) os diferentes materiais utilizados na prática;
3) a popularização da prática do malabares para além dos artísticas circenses.
Atualmente muitas pessoas praticam malabares em diferentes espaços públicos como pratica recreativa.
http://24hdecultura.wordpress.com/2008/10/06/fique-por-dentro-das-atividades/
Atividade 3:
Essa terceira atividade deverá ser realizada na quadra esportiva ou no espaço destinado as atividades práticas de educação física. Faça uma lista de todos os materiais disponíveis na escola que podem servir como implementos para a prática do malabares. Converse com os jovens sobre os materiais mais apropriados para uma iniciação com o malabares – pense no peso dos materiais e na dificuldade de mantê-los no ar.
Na atividade 1, foi realizado um breve diagnóstico sobre a experiência dos alunos com a prática do malabares. Caso algum aluno pratique ele poderá ajudar os demais colegas com dicas e exemplificando técnicas de iniciação.
Dica: Peça para os alunos que já praticam malabares para relatar como foi seu contato com a modalidade e quais as principais dificuldades envolvidas no processo de iniciação. Isso certamente será proveitoso para os não iniciados. Sugestões de materiais e exercícios para a turma.
Jogo 1 – Material: Lenço. Nome do jogo “Desafio dos lenços”. Os alunos deverão manipular o lenço sem permitir que toque o solo. Peça para os jovens explorarem diversas formas de lançar e recepcionar o objeto. O jogo deverá iniciar individualmente e ir progressivamente agregando alunos (em duplas, trios e por fim quatro praticantes). Aumento o número de lenços por grupo para aumentar o desafio.
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71
Jogo 2 – Material: bola de vôlei (ou similar). Nome do Jogo “Siga a bola”. Os alunos dispostos em grupos de 8 alunos deverão fazer uma roda. Cada roda terá 2 bolas. Distribua as duas bolas aleatoriamente nos grupos e peça para um dos alunos iniciar o jogo. Esse aluno terá a “bola mestra” e deverá falar o nome de um colega e passar a bola para ele. A outra bola deverá “seguir” a primeira, ou seja, também deverá ser lançada para o mesmo aluno. Caberá ao aluno que recebeu a “bola mestra” lançá-la para outro colega antes que a segunda bola chegue a sua mão. Outras bolas poderão ser incluídas nos grupos a medida que os jovens compreendam a dinâmica do jogo.
http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php?journal=RBCE&page=article&op=view&path[]=63&path[]=71
Leitura complementar para o professor.
1) "Picadeira, palco, escolar: A evolução do circo e na Europa e no Brasil".
Ao final da aula faça uma rápida revisão dos principais pontos da aula.
1) Descreva a prática do malabares?
2) Onde o malabares é praticado? Quem os pratica?
3) Quais os materiais necessários para sua prática?
4) Quais as principais dificuldade envolvidas na iniciação do malabares?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!