09/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
-Desenvolver a criatividade;
-Conhecer diferentes possibilidades de externar sentimentos mediante diferentes tipos de pinturas;
-Transferir sentimentos e emoções para telas, painéis, papéis;
-Conhecer diferentes cores e suas combinações;
-Utilizar pincéis de diferentes tamanhos e formas.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Atividade 1: Pintando como Monet.
Motivação: O professor apresentará aos alunos um vídeo que pode ser visualizados no link: http://www.youtube.com/watch?v=DuxCu87X1NA , relacionado a Monet e sua pintura. O pintor produzia quadros que representavam o seu jardim, contendo flores, água, um belo rio entre outras imagens.
acesso do link disponibilizado acima em: 01.11.10.
Para que as crianças conheçam a história de vida de Monet, que foi um pintor que com o passar dos anos foi perdendo a visão, o professor poderá passar um trecho da Novela Viver a Vida, acessando o link disponibilizado abaixo, onde a personagem da atriz Aline Morais (Luciana), que esta em uma cadeira de rodas, ouve a história de Monet contada pelo personagem do ator Mateus Solano (Miguel), onde comenta como o pintor foi perdendo a visão e como continuava a pintar.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X9VRGTtN4mQ&feature=related
acesso em: 18.11.10.
Material: Pincéis de diferentes tamanhos e espessuras;
Tinta guache (para uso coletivo);
Papel sulfite, ( uma folha para cada aluno).
Descrição da atividade: Os alunos deverão fazer pinturas ao estilo Monet, onde poderão representar lindas paisagens, como se fossem quadros, utilizando cores diversificadas, compostas com flores, árvores, água entre outros que represente a natureza.
Para dar aspectos diferentes na composição das pinturas sugira ao aluno utilizar variados tipos de pincéis.
Referência: Autoria própria.
Figura 1: Disponível em: http://theurbanearth.files.wordpress.com/2009/06/monet_seerosenteich_dia.jpg
acesso em: 01.11.10.
Atividade 2: Estátua ! Parado feito Monalisa.
Motivação: Uma das obras mais conhecidas no mundo todo foi Monalisa de Leonardo Da Vinci. Os alunos poderão conhecer a história deste famoso quadro e do autor clicando no link: http://www.monografias.brasilescola.com/arte-cultura/leonardo-vinci-monalisa.htm, acesso em: 01.11.10.
Material: rádio.
Descrição da atividade: Os alunos espalhados na quadra e ao som de uma música deverão caminhar aleatoriamente. O professor ao parar a música, os alunos deverão fazer uma pose, semelhante a pose do quadro Monalisa.
O professor escolherá o aluno cuja pose apresentou maior semelhança ao quadro. A partir desta escolha o aluno deverá sair da pose e desafiar seus colegas, por meio de gestos engraçados, na tentativa de fazê-los dar risada, a fim de que um dos colegas ria e saia do sentido de “estátua”.
O aluno, que perdeu o controle, apresentando risos será o próximo a procurar um colega para desafiá-lo. Agora, se acontecer de algum aluno, ao desafiar seus colegas, não obtiver sucesso nos seus desafios, o professor deverá colocar novamente a música e depois escolher um outro aluno que apresente pose semelhante a da Monalisa.
Referência: Autoria própria.
Figura 2: Disponivel em: http://www.artesnatela.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/07/monalisa1.jpg
acesso em: 01.11.10.
Atividade 3: Identificando as imagens.
Motivação: Para conhecer o artista gráfico, Escher, o professor deverá disponibilizar a história deste artista a sua turma, através do link: http://www.colegiosantamarcelina.com.br/Theorema/escher.pdf , acesso em: 01.11.10.
Professor: na intenção de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a obra do referido artista gráfico, apresente a eles o vídeo disponibilizado no link a seguir, sobre suas pinturas e desenhos: http://www.youtube.com/watch?v=KkMaHz2vLRE&feature=related , acesso em: 01.11.10.
Material: Imagens de autoria de Escher.
Descrição da atividade: Depois que os alunos conhecerem as obras do artista gráfico, o professor deverá apresentar algumas imagens produzidas por Escher, onde os alunos terão que identificar as imagens nomeando-as, interpretando-as de acordo com o conhecimento adquirido diante do vídeo e de sua história.
Referência: Autoria própria.
Dicas de imagens:
Imagens disponíveis em:
http://3.bp.blogspot.com/_2c1mEKLTl6Q/S-tUL3-GmDI/AAAAAAAAAFA/4w5zPzPGavY/s1600/escher1.jpg
http://www.onegaibr.com/blog/wp-content/uploads/2009/10/escher05.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_Y-0EtnvBI4Q/R_pjcBoT-ZI/AAAAAAAAAew/_1WC-YDBrQw/s400/Escher.jpg
http://novasinapse.com/wp-content/uploads/paradoxos_(ESCHER).jpg
http://www2.dm.ufscar.br/~salvador/IEM1/Image113.gif
http://www.npdbrasil.com.br/portugues/curioso/imagens/ilusao3.jpg
acessos em: 01.11.10.
Figura 3: Disponível em: http://blog.educacional.com.br/blogdocassa/files/2010/09/m-c-escher-classic-fantasy-wallpaper-m-c-escher-drawing-hands.jpg
acesso em: 01/11/10.
Conhecendo Cândido Portinari, artista plástico brasileiro.
O professor poderá apresentar o áudio sobre o artista plástico brasileiro Cândido Portinari, reconhecido pelo mundo todo.
Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15016
acesso em: 01.11.10.
O professor deverá avaliar o nível de compreensão do aluno sobre as pinturas, para isso verifique:
- se o aluno conhecia algum dos artistas que foram trabalhados;
- quais das pinturas chamaram mais a sua atenção;
- interpretar a pintura dos artistas;
-interpretar a produção de sua pintura.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!