12/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Espera-se que o aluno compreenda a evolução histórica das projeções cartográficas e suas relações com as visões de mundo predominantes. Também que ele possa distinguir os principais tipos de projeções cartográficas e desenvolver a leitura crítica dos mapas.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios de:
- elementos cartográficos - orientação, localização, coordenadas geográficas, escala;
- grandes divisões da História - Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Contemporânea.
- expansão ultramarina (Grandes Navegações);
- descolonização afro-asiática no pós-II Guerra.
Professor (a), esta aula requer o uso de imagens, pois tem como objetivo geral apresentar a evolução histórica das projeções cartográficas, seus principais tipos e as visões de mundo por elas representadas. Por isso, torna-se fundamental a utilização de recurso para exibição dessas imagens, sendo mais indicado o data-show, devido às facilidades que este apresenta para uma visualização dinâmica e eficiente do conteúdo imagético.
(Fonte: http://geoexercicios.blogspot.com/2009/04/cartografia-1.html, em 20-11-2010)
1. Qual a ideia central da tirinha?
2. Você concorda com a visão de mundo da personagem Liberdade, ao colocar o mapa de "cabeça para baixo"? Justifique.
3. Quando Mafalda diz “... alguma coisa acabou de acabar”, a que ela está se referindo?
(Fonte: http://ventosdouniverso.blogspot.com/2010/08/confusoes-teologico-cientificas.html, em 20-11-2010)
1. De acordo com a representação dos mapas acima, como se pensava ser o formato da Terra naquele contexto histórico?
2. Por que apenas parte do mundo estava representada naqueles mapas?
3. Havia proporção entre as áreas continentais representadas? Comente.
Professor (a), destaque para a turma as seguinets caracteríticas do mapa de Isidoro:
"- a Ásia está situada na parte superior porque o Sol nasce a Este e o Paraíso era geralmente representado como estando na Ásia;
- á Ásia tem o tamanho igual ao dos outros dois continentes;
- o mar Mediterrâneo, que separa os três continentes (Ásia, Europa e África), é representado pela haste vertical do T, enquanto o Oceano circundante tem a forma de um O.
Este mapa serviu de modelo a quase todos os mapas medievais chamados, por isso, mapas T-O."
(Fonte: http://ventosdouniverso.blogspot.com/2010/08/confusoes-teologico-cientificas.html, em 21-11-2010)
1. Por que no Mapa T-O a Ásia está posicionada acima dos outros continentes representados?
2. Por que o Oriente, e não o Norte está localizado na parte superior do mapa?
3. Explique a presença do Jardim do Éden e da cidade de Jerusalém nas partes superior e central do mapa, respectivamente.
(Fonte: http://www.hermeneia.net/exemples/atles_catala/cartografia.htm, em 2 1-11-2010)
O Mapa do Mundo da Catedral de Hereford guarda grande conteúdo religioso:
- acima mantém o Leste na parte superior, deixando o Norte à esquerda;
- acima e no centro está o Éden;
- no centro do mapa está representada a cidade de Jerusalém.
(Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/26/FraMauroMap.jpg, em 20-11-2010)
Elabore uma hipótese para o fato de o Oceano Índico estar representado no topo do Mapa de Frei Mauro (Séc. XV).
(Fonte: http://www.heliheyn.de/Map2Web/MercatorSize_E.html, em 21-11-2010)
1. Peça aos alunos que tracem sobre o mapa a linha do equador, a lápis – observe a posição dos traçados feitos por eles e verifique sua noção de localização.
2. Faça a seguinte pergunta: por que o Hemisfério Sul está representado com área inferior a do hemisfério Norte? Resposta simples: a Antártica não aparece na projeção em questão.
3. Peça à turma explicações para a exclusão do continente antártico, comum na projeção de Mercator.
4. Após ouvir as opiniões da turma, apresente a projeção abaixo, agora com a representação da Antártica.
(Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercator-proj.jpg, em 21-11-2010)
Peça aos alunos que comparem visualmente a área da Antártica com a área da América do Sul. Em seguida, apresente-lhes os dados seguintes:
- Área total da América do Sul: 18 milhões de km2 (aproximadamente)
- Área total da Antártica: 14 milhões de km2
Peça aos alunos possíveis explicações para a seguinte pergunta: por que a Antártica aparece muito maior que a América do Sul, sendo que está é superior em área, conforme dados acima apresentados?
5. Outra comparação interessante pode ser feita entre a América do Sul (aproximadamente 18 milhões de km2) com a Groenlândia (2,175 milhões de km2); e entre esta ilha e a Índia (3,3 milhões de km2, aproximadamente).
6. Aproveite para trabalhar com a turma a questão escalar, explicando-lhe que na projeção de Mercator, que é cilíndrica e conforme (preserva as formas e distorce as áreas), as escalas utilizadas aumentam do equador para os polos. Daí a ampliação exagerada das terras localizadas em maiores latitudes, como a Antártica e a Groenlândia, ao contrário do que acontece com as áreas de menores latitudes, como a América do Sul e a Índia.
7. Peça aos alunos opiniões sobre a influência do contexto histórico das Grandes Navegações no mapa idealizado por Mercator, em 1569. Aproveite a oportunidade para trabalhar o conceito de etnocentrismo, destacando a visão eurocêntrica que ainda predomina nos mapas atuais.
(Fonte: http://www.heliheyn.de/Maps/GallPeters/GallPeters_E.html, em 21-11-2010)
1. A visão de mundo expressa por essa projeção está equivocada? Explique sua opinião.
2. Faça as mesmas comparações sugeridas na atividade anterior, entre: - América do Sul e Antártica; - América do Sul e Groenlândia; - Groenlândia e Índia.
3. O que mudou em relação às comparações feitas com base na Projeção de Mercator? Você tem uma explicação para isso?
4. Ao contrário de Mercator, Peters utilizou a projeção do tipo cilíndrica equivalente (preserva as áreas e distorce as formas). Em sua opinião, quais as vantagens desse tipo de projeção para os territórios localizados em menores latitudes, como a América do Sul?
5. Em comparação à projeção de Mercator, quais as vantagens e desvantagens da projeção de Peters?
6. Explique a influência do contexto histórico do movimento de descolonização afro-asiática, após a II Guerra, sobre o mapa de Peters (proposto na década de 1970).
Professor (a), esta aula tem como objetivo principal contribuir para que o aluno analise e diferencie os principais tipos de projeções cartográficas. Por isso, como na aula 01, é importante o uso de imagens e pequenos textos explicativos, podendo-se, inclusive, preparar para a turma material impresso sobre o tema. Forneça aos alunos as principais características de cada projeção apresentada. O objetivo é que eles percebam a impossibilidade de se fazer uma projeção que represente a Terra com perfeição. E também que o uso de determinada projeção depende dos objetivos a serem atingidos.
(Fonte: http://sergiogeo.com/?p=244, em 21-11-2010)
(Fonte: http://sergiogeo.com/?p=244, em 21-11-2010)
(Fonte: http://sergiogeo.com/?p=244 , em 21-11-2010)
(Fonte: http://www.geomundo.com.br/geografia-30156.htm, em 21-11-2010)
(Fonte: http://vocesabendomais.blogspot.com/2009/08/projecoes-cartograficas.html, em 21-11-2010)
1. Há possibilidade de se representar a Terra de forma perfeita em alguma das projeções acima? Justifique sua resposta.
2. Quais são as limitações da cartografia ao representar a Terra nas mais variadas projeções cartográficas?
3. Explique quais as vantagens de se usar a projeção Cilíndrica, em comparação à projeção Plana.
4. Com base na comparação entre as projeções Cilíndrica e Cônica, qual delas melhor representa o equador? E qual delas representa as médias latitudes? Explique.
5. Quais são os tipos de projeção Cilíndrica? Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas?
6. Observe a projeção Plana e responda:
a) Quais linhas representam os paralelos e os meridianos, respectivamente?
b) Em que parte da projeção desse tipo se mantém maior fidelidade à área representada?
c) Que características são preservadas nesse tipo de representação?
7. Explique quais são as vantagens do uso da projeção Afilática.
8. Na projeção Interrompida, os oceanos não são contínuos, entretanto, esse tipo de mapa apresenta uma vantagem em relação à projeção do tipo Cilíndrica. Explique.
“O mapa [abaixo] desvenda um ponto de vista incomum: o mundo centrado no Brasil. Certamente, ele ajuda a compreender o enorme interesse brasileiro pelos países da América Latina e do litoral ocidental africano, bem como pela exploração da Antártida. Na visão dos geopolíticos brasileiros, geralmente militares, a segurança imediata do país estava associada à sua capacidade de influenciar os vizinhos sul-americanos. Essa forma de interpretar a posição brasileira no mundo foi decisiva para impulsionar as políticas de integração nacional destinadas a incrementar o povoamento e a modernização do Centro-Oeste e da Amazônia. Ela também gerou estratégias voltadas para sedimentar a liderança brasileira nas bacias Amazônica e Platina, aprofundando linhas históricas de tensão que marcaram o relacionamento com a Argentina.
[...] Esta projeção, bastante incomum, chamada de projeção azimutal eqüidistante, apresenta distâncias e direções verdadeiras a partir de seu centro. Ela não conserva a proporcionalidade das formas ou das áreas, que apresentam distorções crescentes à medida que aumenta a distância em relação ao centro da projeção. Mas cumpre a finalidade a que se propõe: revela distâncias e direções (azimutes) exatas de todos os pontos do globo em relação ao ponto central do mapa. A projeção azimutal é, acima de tudo, uma projeção geopolítica. Ela expressa, como nenhuma outra, a visão do planeta sob a perspectiva de um Estado.”
(Fonte: MAGNOLI, D. Geografia: a construção do mundo: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2005.)
(Fonte: http://sergiogeo.com/wp-content/uploads/2010/05/projplana.gif, em 21-11-2010)
1. Explique por que o mapa acima é revestido de cunho geopolítico.
2. Como você interpreta um mapa que trás o Brasil como o centro do mundo?
3. Em sua opinião, por que não é comum vermos mapas centrados no Brasil em livros e atlas?
4. Explique por que os mapas não são documentos politicamente neutros.
Professor (a), caso julgue necessário, apresente um breve histórico da evolução dos mapas. Entretanto, não se propõe aqui uma aula sobre a história desses documentos. O que importa é mostrar-lhes, de forma breve, as mudanças sofridas, ao longo do tempo, nas formas como o mundo é concebido e representado nas projeções cartográficas.
Sites indicados:
http://www.armenica.org/cgi-bin/armenica.cgi?=1=3==Historical maps==1=3=AAA, 20-11-2010.
http://www.guiageo.com/, 21-11-2010.
http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/, em 21-11-2010.
http://biblioteca.ibge.gov.br/, em 21-11-2010.
Professor (a), avalie se o aluno apreendeu a evolução histórica das projeções cartográficas. Verifique se desenvolveu a leitura crítica dos mapas, através de suas intervenções orais e das atividades escritas propostas na aula. É importante avaliar sua oralidade em relação ao tema proposto, e não apenas a escrita, pois essas linguagens são complementares. É essencial que ao final da aula o educando tenha desenvolvido a capacidade de diferenciar, comparar e analisar as diferentes projeções, cuja competência pode e deve ser avaliada durante a aula, de forma processual.
Quatro estrelas 9 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/08/2014
Cinco estrelasMuito bom. E orienta os questionamentos.
19/04/2014
Cinco estrelasAdorei.
24/05/2013
Cinco estrelasBem elaborada e bem articulada. Bom auxilio a professor e aluno.
17/03/2012
Cinco estrelasBem elaborada! Condiz com os tópicos presentes nas diretrizes curriculares. Parabéns!
11/03/2012
Cinco estrelasMuito bem elaborado, principalmente as questões para análise.
28/02/2012
Cinco estrelasprof. adorei a aula e usei parte dela para explicar melhor sobre tipos de mapas e projeções para os meus alunos...vc é ótimo e seus alunos devem gostar muito de suas aulas pq são interessantes e apresentam o conteúdo que respeita o aluno.Parabéns!
13/10/2011
Três estrelasMuito interessante este tipo de trabalho, pois leva o aluno a fazer vásrias comparações dos tipos de projeções e suas formas de representações para chegar de fato a cartografia atual e conhecendo também as suas formas de evoluções e representações como por exemplo: cartografia e Geoprocessamento.
08/04/2011
Três estrelasAchei muito boa a aula pelo fato de ser bem explícita.
23/02/2011
Cinco estrelasParabéns!Está muito bem feita esta seguencia de atividades.