17/01/2011
Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Apontar diferenças e semelhanças entre as músicas novas e antigas;
§ Conhecer as músicas de diferentes gerações;
§ Valorizar a diversidade musical;
§ Respeitar todas as manifestações culturais;
§ Estimular a participação da família na escola;
Recomenda-se que os alunos tenham o hábito de escutar música.
1ª atividade
A professora inicia a aula com uma conversa informal sobre música, pergunta quem gosta de ouvir música, o que sente quando ouve determinadas canções, se costuma ouvir diferentes ritmos de músicas e, por último, finaliza fazendo uma listagem com as músicas preferidas das crianças.
Essa listagem deve ficar em um mural na sala.
Pede às crianças que se possível levem para a sala de aula, sob diferentes formas, tais como: CD, DVD, escrita a letra em folha de papel. A professora deve proporcionar vivências com as crianças levando músicas de diferentes ritmos para serem ouvidas na sala.
2ª atividade
A professora sugere uma pesquisa para eles realizarem com duas gerações diferentes de sua família, por exemplo, pais e avós:
Nome do entrevistado: |
Você gosta de ouvir música? |
Qual tipo de música? |
Na sua infância qual era a música que você mais ouvia? |
Ao retornar com esse questionário preenchido a professora faz uma tabulação em um blocão:
|
GERAÇÃO DOS PAIS |
GERAÇÃO DOS AVÓS |
GOSTAM DE OUVIR MÚSICAS |
|
|
NÃO GOSTAM DE OUVIR MÚSICAS |
|
|
TIPOS DE MÚSICAS PREFERIDAS |
|
|
MÚSICAS MAIS OUVIDAS NA INFÂNCIA |
|
|
|
|
|
Essa atividade pode ser enriquecida com desafios matemáticos aproveitando a quantidade trazida assim como montagem de gráficos, a partir dos dados apresentados.
Após o preenchimento dessa tabela a professora escolhe com a turma algumas músicas para ouvirem juntos.
3ª atividade
A fim de enriquecer mais a aula a professora explica que assim como as músicas os aparelhos utilizados para a sua audição também se modificaram no decorrer dos anos, apresenta algumas ilustrações:
Um dos primeiros aparelhos para a reprodução do som.
VITROLA
http://img.blogs.abril.com.br/1/vitrolanews/imagens/vitrola2.jpg
http://lyricsfever.net/images/v/vitrolas--img-m2444e450dd360c6d3721e53f3a4a4fc3.jpg
http://idgnow.uol.com.br/idgimages/200609/vitrola_teac.jpg
Esse aparelho além de reproduzir os vinis, reproduz também as fitas K7
http://4.bp.blogspot.com/_HDdVQ07jotg/StuX_irIIiI/AAAAAAAAAO4/ZnupjTvV-3Y/s320/aparelho+de+som.jpg
Esse aparelho é um som portátil com rádio e para reprodução de fitas K7, futuamente surgiu o CD.
http://www.telstore.com.br/images/product/7000_G.jpg
Atualmente existe o MP. São aparelhos mais modernos utilizados para a reprodução das músicas, com capacidade para armazenar grande quantidade.
4ª atividade
A professora apresenta o site a seguir para os alunos, apresentando um pouco das músicas através das gerações, da década de 60 até os nossos dias.
http://www.paixaoeromance.com/60decada/001aber60/haber60.htm
http://www.paixaoeromance.com/70decada/aber70/haber70.htm
http://www.paixaoeromance.com/80decada/aber80/haber80.htm
http://www.paixaoeromance.com/90decada/aber90/haber90.htm
http://www.paixaoeromance.com/sec21_2000/aber2000/seculo21.htm
Escolhe junto com os alunos de cada década uma música, de preferência que tenha sido citada na pesquisa anterior, caso não encontre, trabalha uma que mais agrade às crianças, levando a letra para uma análise e discussão em classe.
5ª atividade
A professora sugere uma observação dos blocos com os registros das músicas e leva-os à reflexão de que as cantigas de roda são as que perpassam todas as gerações, pois são manifestações culturais e que se mantêm “vivas”, não envelhecendo e nem saindo de moda com o passar dos anos, eram ouvidas, por nossas bisavós, avós, pais e ainda por eles.
Escolhe cinco dessas cantigas e convida para um dia de integração entre as famílias e escola fazerem juntos uma grande roda e reviverem essas cantigas tão especiais.
No decorrer de todas as propostas, a professora deve observar o interesse dos alunos acerca do tema abordado.
Como foi a participação deles e se mostraram interesse ao receberem as propostas.
Observar se nos espaços de troca, se mantém uma postura de respeito em relação às diversidades musicais.
Perceber se todos participam de forma espontânea no dia da convivência com a família.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!