Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS

 

17/01/2011

Autor e Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Apontar diferenças e semelhanças entre as músicas novas e antigas;  

§  Conhecer as músicas de diferentes gerações;

§  Valorizar a diversidade musical;   

§  Respeitar todas as manifestações culturais;  

§  Estimular a participação da família na escola;

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recomenda-se que os alunos tenham o hábito de escutar música.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade

A professora inicia a aula com uma conversa informal sobre música, pergunta quem gosta de ouvir música, o que sente quando ouve determinadas canções, se costuma ouvir diferentes ritmos de músicas e, por último, finaliza fazendo uma listagem com as músicas preferidas das crianças.

Essa listagem deve ficar em um mural na sala.

 Pede às crianças que se possível levem para a sala de aula, sob diferentes formas, tais como: CD, DVD, escrita a letra em folha de papel. A professora deve proporcionar vivências com as crianças levando músicas de diferentes ritmos para serem ouvidas na sala.   

 2ª atividade

A professora sugere uma pesquisa para eles realizarem com duas gerações diferentes de sua família, por exemplo, pais e avós:

Nome do entrevistado:

Você gosta de ouvir música?

Qual tipo de música?

Na sua infância qual era a música que você mais ouvia?   

Ao retornar com esse questionário preenchido a professora faz uma tabulação em um  blocão:

    

GERAÇÃO DOS PAIS 

GERAÇÃO DOS AVÓS

GOSTAM DE OUVIR MÚSICAS

NÃO GOSTAM DE OUVIR MÚSICAS

TIPOS DE MÚSICAS PREFERIDAS

MÚSICAS MAIS OUVIDAS NA INFÂNCIA

 Essa atividade pode ser enriquecida com desafios matemáticos aproveitando a quantidade trazida assim como montagem de gráficos, a partir dos dados apresentados.

 Após o preenchimento dessa tabela a professora escolhe com a turma algumas músicas para ouvirem juntos.

 3ª atividade

A fim de enriquecer mais a aula a professora explica que assim como as músicas os aparelhos utilizados para a sua audição também se modificaram no decorrer dos anos, apresenta algumas ilustrações:

Um dos primeiros aparelhos para a reprodução do som.

                           VITROLA

http://img.blogs.abril.com.br/1/vitrolanews/imagens/vitrola2.jpg 

   http://lyricsfever.net/images/v/vitrolas--img-m2444e450dd360c6d3721e53f3a4a4fc3.jpg 

http://idgnow.uol.com.br/idgimages/200609/vitrola_teac.jpg 

Esse aparelho além de reproduzir os vinis, reproduz também as fitas K7

http://4.bp.blogspot.com/_HDdVQ07jotg/StuX_irIIiI/AAAAAAAAAO4/ZnupjTvV-3Y/s320/aparelho+de+som.jpg 

Esse aparelho é um som portátil com rádio e para  reprodução de  fitas K7, futuamente surgiu o CD.

http://www.telstore.com.br/images/product/7000_G.jpg 

Atualmente existe o MP. São aparelhos mais modernos utilizados para a reprodução das músicas, com capacidade para armazenar grande quantidade.

4ª atividade  

A professora apresenta o site a seguir para os alunos, apresentando um pouco das músicas através das gerações, da década de 60 até os nossos dias.

www.paixaoeromance.com 

http://www.paixaoeromance.com/60decada/001aber60/haber60.htm  

http://www.paixaoeromance.com/70decada/aber70/haber70.htm  

http://www.paixaoeromance.com/80decada/aber80/haber80.htm  

http://www.paixaoeromance.com/90decada/aber90/haber90.htm 

http://www.paixaoeromance.com/sec21_2000/aber2000/seculo21.htm 

Escolhe junto com os alunos de cada década uma música, de preferência que tenha sido citada na pesquisa anterior, caso não encontre, trabalha uma que mais agrade às crianças, levando a letra para uma análise e discussão em classe.  

5ª atividade

A professora sugere uma observação dos blocos com os registros das músicas e leva-os à reflexão de que as cantigas de roda são as que perpassam todas as gerações, pois são manifestações culturais e que se mantêm “vivas”, não envelhecendo e nem saindo de moda com o passar dos anos, eram ouvidas, por nossas bisavós, avós, pais e ainda por eles.

Escolhe cinco dessas cantigas e convida para um dia de integração entre as famílias e escola fazerem juntos  uma grande roda e reviverem essas cantigas tão especiais.  

Recursos Complementares
Avaliação

No decorrer de todas as propostas, a professora deve observar o interesse dos alunos acerca do tema abordado.

Como foi a participação deles e se mostraram interesse ao receberem as propostas.

Observar se nos espaços de troca, se mantém uma postura de respeito em relação às diversidades musicais.

Perceber se todos participam de forma espontânea no dia da convivência com a família.  

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.