Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno, por meio desta aula,  poderá listar e descrever os principais métodos contraceptivos.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Anatomia e fisiologia do sistema reprodutor

Estratégias e recursos da aula

Professor realize este jogo da memória para verificação e fixação da aprendizagem sobre métodos contraceptivos.

MATERIAL:  Baralho com 30 cartas

Instruções para a confecção do baralho:

1. O professor inicialmente define a dimensão das cartas (sugestão: 10 cm x 8 cm) e quantos baralhos serão confeccionados. 

2. É necessário fazer uma cópia ampliada do baralho (sugerido abaixo) que será colada numa folha de papel cartão.

3. É importante plastificar o material para uma maior durabilidade. Em seguida, as cartas serão recortadas.     

O professor poderá tornar este material didático mais sofisticado, por exemplo: alterando a  formatação da digitação, colocando moldura nas cartas, escolhendo outro material para construir as cartas, utilizando impressão colorida, etc.

Algumas sugestões para o professor:

a.Os próprios alunos podem se responsabilizar pela confecção do baralho. A sugestão é que o professor de artes seja convidado a auxiliar na produção do material: reaproveitando materiais que a escola disponibiliza, empregando técnicas para compor as cartas (mosaico, xilogravura, desenhos, entre outros), técnicas para impermeabilizar as cartas, etc. 

b.O aluno poderá doar à escola o baralho confeccionado e, neste caso, a produção deste material didático beneficia professores e alunos. O aluno também poderá ficar com o material e, neste caso, poderá estender o jogo aos seus familiares, o que constitui oportunidade de divertimento e instrução para todos.

SUGESTÃO PARA O BARALHO:

Consiste na retirada da pênis da vagina antes da ejaculação.

Dispositivo em forma de T, à base de cobre e hormônios, que é introduzido no útero.

Métodos contraceptivos

Consiste na abstinência de relações sexuais no período fértil.

 

Métodos que evitam a gravidez.

Métodos que criam um obstáculo físico que impede a gravidez.

Métodos de esterilização quase definitiva realizados por meio de intervenção cirúrgica.

Consistem na utilização de substâncias químicas que impedem a fecundação.

Métodos contraceptivos cirúrgicos 

Métodos contraceptivos hormonais ou químicos

São métodos que se baseiam apenas no comportamento dos indivíduos que praticam o ato sexual.

Métodos contraceptivos comportamentais

Agem matando os espermatozóides e são

colocados na vagina.

É uma intervenção cirúrgica, onde as tubas uterinas são amarradas ou cortadas, evitando a fecundação.

 

Espermicidas

Colocada no pênis tem como objetivo  barrar os espermatozóides logo após a ejaculação.

É constituída por hormônio sintético, que impede a ovulação.

É um dispositivo de borracha ou silicone que recobre o colo uterino impedindo a passagem dos espermatozóides.  

Grande vantagem é que, além de proteger contra uma gravidez indesejada, protege contra doenças sexualmente transmissíveis/AIDS.

É uma cirurgia feita na bolsa escrotal  por onde passa o canal deferente. Esse canal é cortado, impedindo que os espermatozóides cheguem ao esperma.

 

DIU

Laqueadura

Métodos contraceptivos de barreira

Condon ou camisinha

Tabelinha

Coito interrompido

Pílula anticoncepcional

 

Diafragma

Camisinha

Vasectomia

INSTRUÇÕES PARA O JOGO:

1. Número de participantes:  no máximo, 4 participantes por baralho.

2. As cartas são dispostas sobre a mesa com o enunciado voltado para baixo.

3. Cada aluno, na sua vez, tem direito a levantar duas cartas.

4. O aluno levanta uma carta que é mostrada para os colegas. Em seguida levanta outra e procede do mesmo modo.

5. Se as cartas formam par, este par é retirado da mesa e fica com o aluno que o formou. É necessário que este par seja conferido pelos demais colegas, ou seja, é necessário verificar se as cartas se complementam.

6. Caso as cartas não possam ser agrupadas, as duas cartas serão colocadas no mesmo lugar de origem e na mesma posição.

7. Estas tentativas podem constituir acertos para os jogadores que deverão estar atentos aos "locais" das cartas para formação de pares.

8. Cada aluno joga apenas uma vez, independente de formar ou não par de cartas.  

9. O jogo acaba quando todos os pares forem formados.

10. Vence o jogo, quem ao final, conseguir formar o maior número de pares.

2. Solicite parceria com o professor de história para a realização destas duas atividades:

a. Peça ao aluno para realizar uma pesquisa sobre os métodos contraceptivos mais antigos descrevendo como eram produzidos e como atuavam.

b. Solicite que os alunos registrem resumidamente os fatores da vida moderna que interferem na redução da fecundidade. (Explore com os alunos os seguintes fatores: crescente urbanização e industrialização no País, o ingresso da mulher no mercado de trabalho alterando o seu papel tradicional na criação dos filhos, o aumento no nível de escolaridade feminina, as transformações nas formas de organização da produção, acesso aos métodos contraceptivos, as transformações culturais, entre outros).

Sites sugeridos para consulta:

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracep%C3%A7%C3%A3o   

 http://leituradiaria.com.br/?p=280 

http://www.ub.es/geocrit/sn-69-25.htm 

3. Solicite aos alunos identificarem e descreverem a atuação dos seguintes métodos contraceptivos:

Fonte: http://www.google.com.br (métodos contraceptivos/imagens)   

Recursos Complementares

Livro:

PETTA, Carlos Alberto. & FAGUNDES, Anibal. Métodos Anticoncepcionais.SP: Contexto, 1998.

Sites:

http://www.historiadomundo.com.br/curiosidades/a-contracepcao-na-historia.htm 

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01882003000100010&script=sci_arttext 

Avaliação

Solicite aos alunos que, em grupo, elaborem uma notícia para um telejornal, com duração de 3 minutos, sobre métodos contraceptivos. Em seguida os alunos apresentarão o telejornal para os demais. Avalie a participação e a criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.