14/01/2011
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
ATIVIDADE 1
O professor deverá promover uma discussão inicial sobre o tema que será trabalhado nas atividades seguintes por meio da seguinte imagem:
http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/5049/5049158/8078/Quino11.jpg
O professor solicitará aos alunos que se organizem em trios. Eles receberão uma ficha com perguntas sobre o cartum para serem discutidas e respondidas no caderno:
Para finalizar a atividade, o professor deverá selecionar um cartum dos alunos, mostrá-lo e, juntamente com a ajuda deles, criar a história, uma vez usando aspas e em outra fazendo uso do travessão. |
|
Os alunos deverão guardar os textos criados para serem utilizados nas atividades seguintes.
ATIVIDADE 2
O professor deverá mostrar aos alunos o texto que foi criado como exemplo para a correção da atividade 1
Sugestão:
O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta:
- Por que você está chorando?
A criança chora mais alto ainda e o pai tem uma grande ideia. Ele vai a sala, pega a tevê e diz:
- A tevê está aqui, pode mamar! Ela te deixa bem calminho!
O professor então solicitará a um aluno que leia o texto em voz alta. Em seguida, ele pedirá a um outro aluno que reconte, com as palavras dele, a história lida. O professor então dirá aos alunos que, ao fazer a leitura, o aluno reproduziu a fala do pai da criança. Já o segundo aluno, ao falar sobre a história, era o narrador da mesma e, por isso, utilizou suas próprias palavras para reproduzir a fala da personagem.
O professor deverá mostrar os textos escritos disponíveis abaixo:
O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta:
- Por que você está chorando?
REPRODUÇÃO FIEL DA FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO DIRETO
O pai chegou em casa e ouviu o filho chorar. Tentou acalmá-lo e perguntou por que ele estava chorando.
NARRADOR UTILIZA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA REPRODUZIR A FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO INDIRETO
O professor organizará a turma em duplas. Eles receberão cópias das frases apresentadas acima e discutirão a respeito das diferenças entre um discurso e outro. Além do que foi mostrado pelo professor anteriormente, eles deverão verificar a mudança que houve em relação ao tempo verbal e, a partir das conclusões deles, transcreverão o trecho seguinte para o discurso indireto.
O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta: - Por que você está chorando?
REPRODUÇÃO FIEL DA FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO DIRETO
O pai chegou em casa e ouviu o filho chorar. Tentou acalmá-lo e perguntou por que ele estava chorando.
NARRADOR UTILIZA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA REPRODUZIR A FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO INDIRETO
2. Transcreva o trecho a seguir para o discurso indireto de acordo com a análise feita do exemplo:
A criança chora mais alto ainda e o pai tem uma grande ideia. Ele vai a sala, pega a tevê e diz: - A tevê está aqui, pode mamar! Ela te deixa bem calminho! |
No laboratório de Informática, o professor deverá fazer a correção com toda a turma e verificar as possíveis dúvidas. Como conclusão, poderá mostrar aos alunos o seguinte quadro disponível no site abaixo:
Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/discurso-direto-e-indireto.html
O professor poderá continuar com os alunos no laboratório de informática ou fazer cópias dos textos propostos a seguir para que o aluno identifique nas fábulas o discurso direto e indireto. O professor deverá selecionar alguns trechos das fábulas em discurso direto para serem escritos em discurso indireto. Sugestões de fábulas nos sites abaixo:
http://www.metaforas.com.br/infantis/arosaeaborboleta.htm - A rosa e a borboleta
http://www.metaforas.com.br/infantis/oburroeocachorrinho.htm - O burro e o cachorrinho
http://www.metaforas.com.br/infantis/araposaeacegonha.htm - A raposa e a cegonha
http://www.metaforas.com.br/infantis/tartaruga.htm - A tartaruga e a águia.
ATIVIDADE 3
O professor deverá escrever em tiras de papel alguns trechos de textos e letras de música que apresentem discurso direto. A sala deverá estar organizada em círculo. O professor colocará uma música para tocar enquanto os trechos, que estarão dentro de um saco ou caixinha, passarão por entre os alunos. Ao pausar a música, o aluno que estiver com o saco/caixinha nas mãos deverá retirar um papel, ler o trecho e, oralmente, fazer a transposição para o discurso indireto.
Algumas sugestões de trechos para atividade:
"Carinha do cursinho do Eduardo que disse: 'Tem uma festa legal e a gente quer se divertir'". Legião Urbana, "Eduardo e Mônica" |
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/eduardo-e-monica.html
" Encontram-se na área de serviço. Cada um com o seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam. - Bom dia. - Bom dia." Luíz Fernando Veríssimo "O lixo" |
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=10767&cat=Contos
"Quando a boiada passava e a poeira ia baixando,eu jogava uma moeda e ele saía pulando: - Obrigado boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhando". Sérgio Reis "Menino da porteira" |
http://letras.terra.com.br/sergio-reis/68480/
"Era domingo e o navio prosseguia viagem. Os passageiros iam sendo convocados para a missa de bordo. -- Vamos à missa? convidou Ovalle". Fernando Sabino "Vinho de Missa" |
http://www.releituras.com/fsabino_vinhodemissa.asp
"Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos: — Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa". Fernando Sabino "O homem nu"
|
Para terminar, o professor deverá retirar todas as dúvidas que os alunos tiverem sobre o assunto.
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/discursos - Trechos com mais exemplos de discurso direto e indireto
http://www.analisedetextos.com.br/2010/04/exercicio-sobre-discurso-direto-e.html - Exercícios discurso direto e indireto
Professor, nos sites acima, você encontrará informações e exercícios sobre discurso direto e indireto.
É importante o professor observar se os alunos usam o travessão e as aspas de maneira adequada. Além disso, é necessário observar se os alunos conseguem mudar com facilidade os tempos verbais.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/05/2014
Quatro estrelasAula dinâmica e atrativa. O aluno aprende fazendo.
08/01/2012
Cinco estrelassite perfect!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!