Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Modos de dizer: os discursos direto e indireto

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Diferenciar os discursos diretos e indiretos;
  • reconhecer as diferenças nos tempos verbais nos discurso direto e indireto;
  • transcrever trechos de um discurso para o outro.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempo verbal;
  • indicação de fala em textos (balões, travessão, aspas);
  • estrutura narrativa.
Estratégias e recursos da aula

  • Uso do laboratório de informática
  • Trabalho em grupo

ATIVIDADE 1

O professor deverá promover uma discussão inicial sobre o tema que será trabalhado nas atividades seguintes por meio da seguinte imagem:

http://www.educacional.com.br/upload/blogSite/5049/5049158/8078/Quino11.jpg 

O professor solicitará aos alunos que se organizem em trios. Eles receberão uma ficha com perguntas sobre o cartum para serem discutidas e respondidas no caderno:

  1. O cartum mostra duas personagens. Descreva-as.
  2. Na primeira imagem do cartum a crianaça aparece chorando. Um adulto vem em direção à ela com um objeto nas mãos. Que objeto é esse?
  3. Na segunda imagem a criança não está chorando. Por qual motivo ela cessou o choro?
  4. O que há de incomum na cena?
  5. A partir das respostas dadas às questões 1 a 4, que leitura podemos fazer do cartum?
  6. O cartum não apresenta falas. Crie balões de fala e escreva o que os personagens poderiam dizer. (Professor, entregue uma cópia do cartum a cada componente do grupo)
  7. Agora, troque o cartum com seu colega. Leia os balões que ele escreveu. Agora escreva a história por meio de travessões e insira um narrador para descrever a cena.
  8. Troque o cartum novamente. Agora reescreva a história criada por seu colega e substitua os travessões por aspas.

Para finalizar a atividade, o professor deverá selecionar um cartum dos alunos, mostrá-lo e, juntamente com a ajuda deles, criar a história, uma vez usando aspas e em outra fazendo uso do travessão.

Os alunos deverão guardar os textos criados para serem utilizados nas atividades seguintes.

ATIVIDADE 2

O professor deverá mostrar aos alunos o texto que foi criado como exemplo para a correção da atividade 1

Sugestão:

O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta:

- Por que você está chorando?

A criança chora mais alto ainda e o pai tem uma grande ideia. Ele vai a sala, pega a tevê e diz:

- A tevê está aqui, pode mamar! Ela te deixa bem calminho!

O professor então solicitará a um aluno que leia o texto em voz alta. Em seguida, ele pedirá a um outro aluno que reconte, com as palavras dele, a história lida. O professor então dirá aos alunos que, ao fazer a leitura, o aluno reproduziu a fala do pai da criança. Já o segundo aluno, ao falar sobre a história, era o narrador da mesma e, por isso, utilizou suas próprias palavras para reproduzir a fala da personagem.

O professor deverá mostrar os textos escritos disponíveis abaixo:

O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta:

- Por que você está chorando?

REPRODUÇÃO FIEL DA FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO DIRETO

O pai chegou em casa e ouviu o filho chorar. Tentou acalmá-lo e perguntou por que ele estava chorando.

NARRADOR UTILIZA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA REPRODUZIR A FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO INDIRETO

O professor organizará a turma em duplas. Eles receberão cópias das frases apresentadas acima e discutirão a respeito das diferenças entre um discurso e outro. Além do que foi mostrado pelo professor anteriormente, eles deverão verificar a mudança que houve em relação ao tempo verbal e, a partir das conclusões deles, transcreverão o trecho seguinte para o discurso indireto.

  1. Identifique os tempos verbais destacados nos trechos:

O pai chega em casa e ouve o filho chorar. Tenta acalmá-lo e pergunta:

- Por que você está chorando?

 REPRODUÇÃO FIEL DA FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO DIRETO

O pai chegou em casa e ouviu o filho chorar. Tentou acalmá-lo e perguntou por que ele estava chorando.

NARRADOR UTILIZA SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS PARA REPRODUZIR A FALA DA PERSONAGEM: DISCURSO INDIRETO

         2. Transcreva o trecho a seguir para o discurso indireto de acordo com a análise feita do exemplo:

A criança chora mais alto ainda e o pai tem uma grande ideia. Ele vai a sala, pega a tevê e diz:

- A tevê está aqui, pode mamar! Ela te deixa bem calminho!

No laboratório de Informática, o professor deverá fazer a correção com toda a turma e verificar as possíveis dúvidas. Como conclusão, poderá mostrar aos alunos o seguinte quadro disponível no site abaixo:

Fonte: http://www.algosobre.com.br/redacao/discurso-direto-e-indireto.html 

O professor poderá continuar com os alunos no laboratório de informática ou fazer cópias dos textos propostos a seguir para que o aluno identifique nas fábulas o discurso direto e indireto. O professor deverá selecionar alguns trechos das fábulas em discurso direto para serem escritos em discurso indireto. Sugestões de fábulas nos sites abaixo:

http://www.metaforas.com.br/infantis/arosaeaborboleta.htm - A rosa e a borboleta 

http://www.metaforas.com.br/infantis/oburroeocachorrinho.htm  - O burro e o cachorrinho

http://www.metaforas.com.br/infantis/araposaeacegonha.htm - A raposa e a cegonha 

http://www.metaforas.com.br/infantis/tartaruga.htm - A tartaruga e a águia. 

ATIVIDADE 3

O professor deverá escrever em tiras de papel alguns trechos de textos e letras de música que apresentem discurso direto. A sala deverá estar organizada em círculo. O professor colocará uma música para tocar enquanto os trechos, que estarão dentro de um saco ou caixinha, passarão por entre os alunos. Ao pausar a música, o aluno que estiver com o saco/caixinha nas mãos deverá retirar um papel, ler o trecho e, oralmente, fazer a transposição para o discurso  indireto.

Algumas sugestões de trechos para atividade:

"Carinha do cursinho do Eduardo que disse: 'Tem uma festa legal e a gente quer se divertir'". Legião Urbana, "Eduardo e Mônica"

http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/eduardo-e-monica.html 

" Encontram-se na área de serviço. Cada um com o seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.

 - Bom dia.

- Bom dia."  Luíz Fernando Veríssimo "O lixo"

http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=10767&cat=Contos 

"Quando a boiada passava e a poeira ia baixando,eu jogava uma moeda e ele saía pulando:

- Obrigado boiadeiro, que Deus vá lhe acompanhando". Sérgio Reis "Menino da porteira"

http://letras.terra.com.br/sergio-reis/68480/ 

"Era domingo e o navio prosseguia viagem. Os passageiros iam sendo convocados para a missa de bordo.

-- Vamos à missa?  convidou Ovalle". Fernando Sabino "Vinho de Missa"

http://www.releituras.com/fsabino_vinhodemissa.asp 

"Na certa a mulher pensava que já era o sujeito da televisão. Bateu com o nó dos dedos:

 — Maria! Abre aí, Maria. Sou eu — chamou, em voz baixa". Fernando Sabino "O homem nu"

Para terminar, o professor deverá retirar todas as dúvidas que os alunos tiverem sobre o assunto.

Recursos Complementares

http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=redacao/teoria/docs/discursos - Trechos com mais exemplos de discurso direto e indireto 

http://www.analisedetextos.com.br/2010/04/exercicio-sobre-discurso-direto-e.html - Exercícios discurso direto e indireto 

Professor, nos sites acima, você encontrará informações e exercícios sobre discurso direto e indireto.

Avaliação

É importante o professor observar se os alunos usam o travessão e as aspas de maneira adequada. Além disso, é necessário observar se os alunos conseguem mudar com facilidade os tempos verbais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.