11/01/2011
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Corpo humano e suas necessidades |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
O aluno poderá identificar, por meio de valores das medidas da circunferência do abdômem e dos valores do IMC, quais os riscos para a saúde do organismo.
Não são necessários.
Trabalhando com as medidas:
I. Circunferência abdominal:
Todos devem se preocupar com as gordurinhas que se acumulam no abdômen, pois esse é um dos fatores de risco responsáveis pelo aumento de ataques cardíacos, derrames e diabetes, é a chamada Síndrome Metabólica. Essa doença é conhecida como a patologia da modernidade, pois está associada a obesidade, que é resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
Aqui no Brasil, o máximo recomendado para os homens pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é de 105 cm para a circunferência abdominal. Já as mulheres podem ter no máximo 88 cm.
1. Solicite aos alunos realizarem esta medida com seus familiares. Proponha-lhes estas questões:
a. Há alguém que possua medidas acima das aceitáveis?
b. O que estas pessoas podem fazer para sair desta situação de risco?
II. Índice de massa corporal (IMC)
O índice de massa corporal (IMC) mede o peso em relação à sua altura, e está relacionado de perto às medidas de gordura corporal. Você pode calcular o Índice de Massa Corporal pela fórmula:
IMC = peso / (altura)2
Exemplo: Uma pessoa que mede 1m 82 cm e pesa 90 kg possui IMC= 27.2:
IMC= 90/1.82 x 1.82
IMC= 27.2
1. Com o auxílio do professor de educação física meça a altura e o peso dos alunos.
2. Peça para cada aluno calcular o seu IMC.
3. Apresente para os alunos os seguintes dados e peça para que identifiquem a sua situação.
Um índice de massa corporal entre 18,5 e 24,9 é considerado saudável.
Uma pessoa com o índice de massa corporal entre 25 e 29,9 está acima do peso.
Acima de 30 é considerado obeso.
4. Calcule o índice de massa corporal dos seus familiares (os mesmos que você tirou as medidas da circunferência abdominal). Faça um comentário dos valores das medidas encontrados.
De posse destes valores, faça uma discussão dos dados encontrados. Esclareça aos alunos que somente um médico com a ajuda de outros exames poderá determinar se há ou não riscos para a saúde.
III. Com o auxílio do professor de Matemática desenvolva a seguinte atividade:
Nome |
Circunferência do abdômem |
Altura |
Peso |
IMC |
José |
107cm |
1m 85 cm |
|
|
Pedro |
|
|
84 kg |
21 |
Maria |
82 cm |
|
75 kg |
25 |
Joana |
|
1m 60 cm |
|
25 |
Ricardo |
|
|
70 kg |
|
a. Solicite aos alunos completarem os dados que faltam na tabela acima utilizando as informações abaixo:
1. José é 10 kg mais pesado que Pedro.Ricardo é 2 cm mais baixo que Joana.
2. Pedro possui uma medida da circunferência do abdômem 10 cm maior que a de José e 20 cm maior que a de Ricardo.
3. Joana tem a metade da medida da circunferência do abdômem de Pedro.
b. Peça aos alunos identificarem quais destas pessoas estão em situação de risco. (para identificá-las é preciso verificar a medida da circunferência e o IMC).
c. Proponha aos alunos a seguinte imagem:
Fonte: http://blog.cronicanet.com.br/informatica-e-saude/
Descreva os riscos que esta pessoa corre em função dos seus hábitos de vida.
Redija pelo menos 3 mudanças de hábitos que precisam ser incorporados por esta pessoa para ter uma vida saudável.
Divida a sala em grupos de 4 alunos. Proponha aos grupos a elaboração de um telejornal. Cada grupo deverá produzir uma notícia relacionada ao conteúdo da aula que será apresentada em até 5 minutos para os demais alunos. Poderão haver chamadas externas, entrevistas, simulação de cenas, etc. Avalie a participação e a criatividade dos alunos.
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