Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Chapeuzinho Vermelho e os Cinco Sentidos do Corpo Humano.

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho;
  • Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
  • Explorar os cinco sentidos;
  • Estimular a linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Uma abordagem para o professor

Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó  e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:

(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:

- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?

- É prá te olhar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?

- É prá te cheirar melhor, minha netinha.

- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?

- São para te acariciar melhor, minha netinha.

(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)

- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).

Fonte: Chapeuzinho Vermelho, IRMAOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.

In: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2056&cat=Infantil   Consulta realizada no dia 20 de novembro às 14: 40 min.

O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a temática central desta aula. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. No link a seguir você obtém algumas informações sobre as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho que poderão ajudá-lo(a) no planejamento da aula.

Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho:  Consulta realizada no dia 20 de novembro às 14: 50 min.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/comparando-versoes-chapeuzinho-vermelho-428185.shtml 

Estratégia

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio da leitura e interpretação das diferentes versões da história de Chapeuzinho. E também, através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.

Atividade 1: Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.

1. Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm. Leia para as crianças a história, destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.

2. Leitura da segunda versão da história Charles Perrault. "As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó". (In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/comparando-versoes-chapeuzinho-vermelho-428185.shtml ).

Terminada a leitura das histórias, compare e destaque o desfecho em cada uma delas.

Converse com as crianças sobre o desfecho da história Charles Perrault. "Como é saber que Chapeuzinho não teve um final feliz"?

Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.

Atividade 2: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.

1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.

Faça às crianças os seguintes questionamentos:

  • Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
  • O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
  • Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
  • Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
  • Como o som é produzido?
  • Quais são os sons produzidos?
  • Quem produz?

Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.

2. O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:

  • "Como sentimos o gosto dos alimentos?"
  • "Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
  • "Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"

3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".

Materiais:

Sete caixas de sapato;

Pedras;

Algodão;

Lixa;

Sementes;

Areia;

Terra;

Tampas de garrafa;

Tinta guache de diversas cores.

Modo de fazer:

Divida a sala em sete grupos. Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10 cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o que está dentro da caixa.

Depois que todos experimentarem, faça com as crianças uma lista do que mais gostaram de tocar. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem expostos.

4. Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa experiência. Ao final, leia para as crianças a história: "Dorina Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os outros sentidos para "ver" o mundo.

Você poderá enriquecer estas atividades, obtendo mais informações sobre este tema no site: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/index.htm 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação não se dá somente no momento final da aula. É tarefa permanente do(a) professor(a), instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Portanto, para esta aula, propõe uma observação individualizada das crianças em cada atividade, analisando os seguintes aspectos:

  • Expressa informações e ideias de forma clara?
  • Responde às indagações após as experiências?
  • Confronta suas ideias com as informações adquiridas?
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 4/8 - 50%
  • Quatro estrelas 4/8 - 50%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Amélia Lúcia Ramos Lopes, Escola Wilson Maron , Bahia - disse:
    alramoslopes@hotmail.com

    01/05/2013

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante essa aula, pois envolveu os cinco sentidos com a literatura. Esse trabalho torna o conhecimento mais prazeroso e estimula o gosto e o hábito de ler.


  • luzia nunes, escola munucipal , Mato Grosso - disse:
    lns1976@gmail.com

    26/10/2012

    Cinco estrelas

    amei o planejamento. muito bom para trabalhar com os pequeno, eles irão amar. Parabéns.


  • marcinha, Messias , Minas Gerais - disse:
    marneiva2003@yahoo.com.br

    22/06/2012

    Quatro estrelas

    achei muito interessante, me ajudou muito.


  • Josileide Monteiro, CRECHE IRENE PEREIRA DOS SANTOS , Paraíba - disse:
    leideguty@hotmail.com

    20/05/2012

    Quatro estrelas

    Amei essa aula, trabalho em uma creche ( Irene Pereira) com crianças de 3 anos, essa aula foi excelente para trabalhar os cinco sentidos, eles adoram ouvir a história de chapeuzinho vermelho, e agora melhorou para a realização do que eu estava querendo. Bjsssssssss!


  • Lurdes, Ufpi , Piauí - disse:
    Lurdinhacarvalho1@htomail.com

    15/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei, me ajudou bastante na minha primeira regencia!!!muito obrigado bjim


  • Tatiane, ... , Paraná - disse:
    tati_lemes1@hotmail.com

    16/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei as ideias! Vou usar com minhas crianças. =D


  • conceição de maria de lima gama, espaço recreativo segmento , Pernambuco - disse:
    ceicalimagama@gmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    adorei a sugestão, é uma aula muito rica, dinâmica e encantadora!


  • Angélica Santos vianna, Escola Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    angelica.vianna@hotmail.com

    23/03/2011

    Cinco estrelas

    Muito criativa a sujestão de aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.