16/12/2010
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Uma abordagem para o professor
Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:
(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É prá te olhar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
- É prá te cheirar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
Fonte: Chapeuzinho Vermelho, IRMAOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.
In: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2056&cat=Infantil Consulta realizada no dia 20 de novembro às 14: 40 min.
O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a temática central desta aula. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. No link a seguir você obtém algumas informações sobre as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho que poderão ajudá-lo(a) no planejamento da aula.
Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho: Consulta realizada no dia 20 de novembro às 14: 50 min.
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio da leitura e interpretação das diferentes versões da história de Chapeuzinho. E também, através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada.
Como o professor irá ativar esse processo:
O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses.
Atividade 1: Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.
1. Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm. Leia para as crianças a história, destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.
2. Leitura da segunda versão da história Charles Perrault. "As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó". (In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/comparando-versoes-chapeuzinho-vermelho-428185.shtml ).
Terminada a leitura das histórias, compare e destaque o desfecho em cada uma delas.
Converse com as crianças sobre o desfecho da história Charles Perrault. "Como é saber que Chapeuzinho não teve um final feliz"?
Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos.
Atividade 2: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.
1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.
Faça às crianças os seguintes questionamentos:
Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber.
2. O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:
3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".
Materiais:
Sete caixas de sapato;
Pedras;
Algodão;
Lixa;
Sementes;
Areia;
Terra;
Tampas de garrafa;
Tinta guache de diversas cores.
Modo de fazer:
Divida a sala em sete grupos. Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10 cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o que está dentro da caixa.
Depois que todos experimentarem, faça com as crianças uma lista do que mais gostaram de tocar. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem expostos.
4. Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa experiência. Ao final, leia para as crianças a história: "Dorina Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os outros sentidos para "ver" o mundo.
Você poderá enriquecer estas atividades, obtendo mais informações sobre este tema no site: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/index.htm
A avaliação não se dá somente no momento final da aula. É tarefa permanente do(a) professor(a), instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Portanto, para esta aula, propõe uma observação individualizada das crianças em cada atividade, analisando os seguintes aspectos:
Quatro estrelas 8 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
01/05/2013
Quatro estrelasAchei muito interessante essa aula, pois envolveu os cinco sentidos com a literatura. Esse trabalho torna o conhecimento mais prazeroso e estimula o gosto e o hábito de ler.
26/10/2012
Cinco estrelasamei o planejamento. muito bom para trabalhar com os pequeno, eles irão amar. Parabéns.
22/06/2012
Quatro estrelasachei muito interessante, me ajudou muito.
20/05/2012
Quatro estrelasAmei essa aula, trabalho em uma creche ( Irene Pereira) com crianças de 3 anos, essa aula foi excelente para trabalhar os cinco sentidos, eles adoram ouvir a história de chapeuzinho vermelho, e agora melhorou para a realização do que eu estava querendo. Bjsssssssss!
15/05/2012
Cinco estrelasAdorei, me ajudou bastante na minha primeira regencia!!!muito obrigado bjim
16/10/2011
Quatro estrelasAdorei as ideias! Vou usar com minhas crianças. =D
24/05/2011
Cinco estrelasadorei a sugestão, é uma aula muito rica, dinâmica e encantadora!
23/03/2011
Cinco estrelasMuito criativa a sujestão de aula.