Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo e Admirando os Planetas.

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
Thalita Carlos Moreno Tomé Peres
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita de Cássia Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o universo a partir de experimentos científicos;

  • Identificar os planetas do sistema solar;
  • Diferenciar e caracterizar estrelas e planetas;
  • Conhecer a Lua através de imagens reais;
  • Desenvolver as linguagens oral e escrita.
Duração das atividades
5 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Conversando sobre o tema

Inicie a aula, exibindo para as crianças o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ

Faça os seguintes questionamentos:

  • "Quais planetas aparecem no vídeo?" "E estrelas?"
  • "Comparado aos outros planetas, a Terra é grande ou pequena?"
  • "O que é Rotação?"
  • "O que é Translação?"

Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber. Crie um portador de texto na sala, contendo estas hipóteses.

Atividade 2: Hora da História!

Com as crianças sentadas em Roda, leia a história "Pedro e Lua" do autor Odilon Moraes.

 

In: http://www.voceker.com.br/_imagens/produtos/25159aabb1.jpg  Consulta realizada, dia 21 de novembro às 20:00 hs.

Este livro conta a história de um menino chamado Pedro. Ele leu em um livro que a lua era uma pedra grande flutuando no espaço e se encantara. A cada noite, vai juntando pedrinhas que ele descobriu terem caído do alto e, no alto de uma montanha, asila todas juntas para ficarem mais próximas de casa... O esforço do inútil é sempre belo. No meio do destino de Pedro, uma pedra cruzou seu caminho: uma tartaruga tão grande e linda quanto uma lua esverdeada — e seu nome só poderia ser: Lua. As páginas que seguem, passam por uma linda história de amizade.

Para criar um encantamento no momento da contação, providencie um globo de espelhos e desligue a luz da sala. Reserve também um microfone e faça diferentes sons para os diferentes momentos da história.

Terminada a contação, convide as crianças para realizarem uma experiência em casa, com a participação da família. Eles terão que observar o céu naquela noite, a lua e as estrelas e tirar fotos deste momento. Além disso, deverão realizar uma pesquisa sobre a lua, os planetas e as estrelas, destacando nomes e características.

Atividade 3: Construção de um móbile

Para a construção do móbile exiba o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hw8ZLm0EEPA . Este vídeo aborda o tamanho e cores dos planetas e estrelas. Mesmo abordando medidas ainda incompreensíveis para esta faixa etária, este vídeo possui uma linguagem simples e dinâmica. Para torná-lo mais compreensível, utilize bolinhas de isopor para ilustrar o vídeo (estas serão usadas na construção do móbile).

Pegue dois palitos de churrasco sem ponta, coloque um sobre o outro, cruzando-os. Passe um fio de nylon para amarrar ou cole cola quente. Pendure um fio de nylon nas extremidades de cada palito, deixando-o pendurado, variando o tamanho dos fios.

Organize a turma em grupos de quatro crianças e diga que construirão um móbile.

Dê exemplos dizendo que os bebês geralmente têm móbiles em seus berços, para distraí-los. Se você tiver algum, leve-o para verem como é. Diga que farão um móbile do sistema solar.

Proponha que conversem em grupo como construirão este móbile.

Providencie bolinhas de isopor de tamanhos variados.

Reserve tintas nas cores cinza, azul e alaranjado.

Solicite que as crianças pintem as bolinhas de isopor de acordo com as cores e tamanhos observados no vídeo visto anteriormente.

Entregue para o grupo a estrutura construída anteriormente com palitinhos de churrasco e diga para pensarem na disposição das figuras dos móbiles.

Quando todos estiverem prontos, pendure-os na sala de aula.

In:  http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&gbv=2&tbs=isch:1&q=planetas+do+sistema+solar&revid=1562501460&sa=X&ei=IF1ATdrHNNTegQfOxJX9Ag&ved=0CDEQ1QIoAA&biw=1003&bih=567

Consulta realizada, dia 21 de novembro às 20:58 hs.

Atividade 4: Visita ao Planetário

Organize uma visita ao Planetário da sua cidade. Previamente a esta visita, confeccione junto com as crianças, uma pauta de observação. Esta pauta será enviada para ser respondida com a ajuda da família e deverá conter os seguintes dados:

O que foi possível ver durante a visita:

(  ) Planetas

(  ) Estrelas

(  ) Lua

Que instrumento utilizou para facilitar sua observação?

_______________________________________________________

O que você achou da visita?

_______________________________________________________

Faça um desenho registrando os momentos mais divertidos da visita.

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.