27/01/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os fenômenos da natureza |
Conhecer o universo a partir de experimentos científicos;
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1: Conversando sobre o tema
Inicie a aula, exibindo para as crianças o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=9Py-OvHhjuQ
Faça os seguintes questionamentos:
Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber. Crie um portador de texto na sala, contendo estas hipóteses.
Atividade 2: Hora da História!
Com as crianças sentadas em Roda, leia a história "Pedro e Lua" do autor Odilon Moraes.
In: http://www.voceker.com.br/_imagens/produtos/25159aabb1.jpg Consulta realizada, dia 21 de novembro às 20:00 hs.
Este livro conta a história de um menino chamado Pedro. Ele leu em um livro que a lua era uma pedra grande flutuando no espaço e se encantara. A cada noite, vai juntando pedrinhas que ele descobriu terem caído do alto e, no alto de uma montanha, asila todas juntas para ficarem mais próximas de casa... O esforço do inútil é sempre belo. No meio do destino de Pedro, uma pedra cruzou seu caminho: uma tartaruga tão grande e linda quanto uma lua esverdeada — e seu nome só poderia ser: Lua. As páginas que seguem, passam por uma linda história de amizade.
Para criar um encantamento no momento da contação, providencie um globo de espelhos e desligue a luz da sala. Reserve também um microfone e faça diferentes sons para os diferentes momentos da história.
Terminada a contação, convide as crianças para realizarem uma experiência em casa, com a participação da família. Eles terão que observar o céu naquela noite, a lua e as estrelas e tirar fotos deste momento. Além disso, deverão realizar uma pesquisa sobre a lua, os planetas e as estrelas, destacando nomes e características.
Atividade 3: Construção de um móbile
Para a construção do móbile exiba o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hw8ZLm0EEPA . Este vídeo aborda o tamanho e cores dos planetas e estrelas. Mesmo abordando medidas ainda incompreensíveis para esta faixa etária, este vídeo possui uma linguagem simples e dinâmica. Para torná-lo mais compreensível, utilize bolinhas de isopor para ilustrar o vídeo (estas serão usadas na construção do móbile).
Pegue dois palitos de churrasco sem ponta, coloque um sobre o outro, cruzando-os. Passe um fio de nylon para amarrar ou cole cola quente. Pendure um fio de nylon nas extremidades de cada palito, deixando-o pendurado, variando o tamanho dos fios.
Organize a turma em grupos de quatro crianças e diga que construirão um móbile.
Dê exemplos dizendo que os bebês geralmente têm móbiles em seus berços, para distraí-los. Se você tiver algum, leve-o para verem como é. Diga que farão um móbile do sistema solar.
Proponha que conversem em grupo como construirão este móbile.
Providencie bolinhas de isopor de tamanhos variados.
Reserve tintas nas cores cinza, azul e alaranjado.
Solicite que as crianças pintem as bolinhas de isopor de acordo com as cores e tamanhos observados no vídeo visto anteriormente.
Entregue para o grupo a estrutura construída anteriormente com palitinhos de churrasco e diga para pensarem na disposição das figuras dos móbiles.
Quando todos estiverem prontos, pendure-os na sala de aula.
Consulta realizada, dia 21 de novembro às 20:58 hs.
Atividade 4: Visita ao Planetário
Organize uma visita ao Planetário da sua cidade. Previamente a esta visita, confeccione junto com as crianças, uma pauta de observação. Esta pauta será enviada para ser respondida com a ajuda da família e deverá conter os seguintes dados:
O que foi possível ver durante a visita:
( ) Planetas
( ) Estrelas
( ) Lua
Que instrumento utilizou para facilitar sua observação?
_______________________________________________________
O que você achou da visita?
_______________________________________________________
Faça um desenho registrando os momentos mais divertidos da visita.
A avaliação deve ser reflexiva e mediadora. É preciso observar os alunos individualmente e em grupo, sempre os auxiliando a superarem suas dificuldades, oferecendo-lhes oportunidades de descobrirem as melhores soluções. Cabe também ao professor, registrar o desempenho individual de cada criança, para desenvolver estratégias de estímulos, aprendizagem e superação de dificuldades.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!