08/12/2010
Helen da Silva Escansette, Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
§ Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente;
§ Saber posicionar-se criticamente em situações do cotidiano quanto aos deveres e direitos da criança e do adolescente;
§ Conscientizar-se dos seus direitos e deveres.
§ Listar alguns direitos.
Não se faz necessário nenhum conhecimento prévio
1ª atividade
A professora inicia a aula apresentando o livro “A Carta de Savita”, explora a capa e inicia a leitura parando na pagina 17.
Baseada na leitura dessas páginas, a professora abre um leque de possibilidades para a exploração do tema:
A criança deve trabalhar?
E os estudos?
O que você acha que é certo?
Onde devemos buscar a informação adequada?
É importante que nesse momento a professora deixe os alunos falarem livremente, expressando-se criticamente frente à situação abordada no livro, trazendo reflexão para a realidade brasileira.
Vocês conhecem alguma criança que trabalhe como Savita?
2ª atividade
Continuando a leitura do livro “A Carta de Savita”, a professora se aprofunda nos dois capítulos a seguir “Compreendendo os Direitos Humanos ” e “Quais são os direitos?”
Em seguida explica a existência do E.C.A. – Estatuto da Criança e do Adolescente:
“O Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo encaminhamentos.”
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente
Apresenta à classe o texto, em quadrinhos, ilustrado por Maurício de Souza, com a Turma da Mônica.
A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente
www.fundacaofia.com.br/ceats/eca_gibi/capa.htm
3ª atividade
Após a leitura dos itens, registra no quadro quais os que chamaram mais a atenção das crianças, entrega uma folha de papel A3 para cada dupla e pede para eles escreverem e ilustraram um desses artigos. Depois cada dupla deve apresentar para a turma o que escolheu e o motivo pelo qual achou importante.
4ª atividade
A professora combina com a classe a confecção de um folder informativo contendo os direitos das crianças, cada dupla fica responsável em escrever um artigo escolhido. Esse folder será distribuído para as demais turmas da escola.
5ª atividade
Outra sugestão seria uma palestra com um advogado e uma assistente social para falarem um pouco da aplicação do Estatuto dentro da nossa realidade brasileira.
Para essa palestra a professora pode organizar com os alunos algumas perguntas aos profissionais.
A Carta de Savita – Os direitos dos homens... e das crianças; tradução de Maria Alice Araripe de Sampaio Doria; Editora Scipione.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estatuto_da_Crian%C3%A7a_e_do_Adolescente
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
Verificar se os alunos demonstraram interesse em compartilhar as informações que aprenderam.
Observar se conseguiram expor suas idéias com clareza e desenvoltura, posicionando-se criticamente frente ao tema abordado.
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