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SISTEMA ENDÓCRINO

 

21/01/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá, por meio desta aula, listar e descrever as principais glândulas endócrinas do organismo humano e suas respectivas funções.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas da anatomia e da fisiologia do sistema endócrino

Estratégias e recursos da aula

1.Professor,  inicie a aula propondo para os alunos a seguinte ilustração do Sistema Endócrino.

Fonte: http://www.aeap.es/libro/Actividad+147%3A+El+sistema+glandular-_-Dibujos+Del+Sistema+Endocrino.html

Consultando o livro didático ou um texto de apoio peça aos alunos identificarem, no desenho, as glândulas citadas abaixo. Peça que registrem, resumidamente,  a função de cada glândula.

 

GLÂNDULA

FUNÇÃO

HIPÓFISE

 

TIREÓIDE

 

PARATIREÓIDES

 

TIMO

 

SUPRA-RENAIS

 

PÂNCREAS

 

TESTÍCULOS

 

OVÁRIOS

 

 

Sites sugeridos para consulta:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_end%C3%B3crino

http://www.portalendocrino.com.br/sistema_endocrino.shtml

 

2. A imagem abaixo faz referência a uma disfunção glandular. Identifique qual é esta disfunção e qual a glândula responsável por esta anomalia.

 

Fonte: http://revistadesafios.blogspot.com/2009/07/gigantismo.html

3. A ilustração abaixo mostra uma pessoa com bócio. O bócio ou papo é o aumento do tamanho da tireóide que pode ser ocasionado pelo excesso (hipertireoidismo) ou redução de seu funcionamento (hipotireoidismo).

Fonte: www.google.com.br (bócio/ imagens) 

3.1 O bócio atinge 665 milhões de pessoas da população mundial.O mapa abaixo identifica regiões do planeta onde a quantidade de iodo é baixa. Observe-o e identifique quais são os continentes e os países que são afetados pela doença. Professor, procure parceria com o professor de geografia para identificar estas regiões.

Fonte: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0138-65572008000300010&script=sci_arttext

3.2 Segundo a ilustração, estas são regiões pobres em iodo. Solicite aos alunos explicarem por que uma dieta pobre em iodo favorece o aparecimento do bócio.

3.3 No Brasil e em vários outros países, é obrigatório, por lei, acrescentar no processo de industrialização do sal de cozinha, uma determinada quantidade de sais de iodo. Explique por que ocorre esta exigência.

 

4. Pense na seguinte situação: você está passando perto de uma casa e de repente um cachorro pula o muro. Você leva um susto daqueles. Seu coração dispara, você fica pálido, suas pernas tremem. Que hormônio provoca todas estas reações e qual a glândula que o produz?

Recursos Complementares

Artigos:

1. Sistema endócrino: libere seus hormônios.

Fonte: Revista Superinteressante, n.132 A, setembro, 1998

2. Sob o regime dos hormônios.

Fonte: Revista Superinteressante, n.017, fevereiro, 1989.

 

 

 

 

 

Avaliação

Professor, avalie a participação e o envolvimento dos alunos na realização das tarefas solicitadas. A avaliação se processa durante o desenvolvimento das atividades permitindo ao professor verificar a apropriação, pelos alunos, dos conteúdos relativos ao estudo do sistema endócrino.

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