Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Data Comemorativa: Dia das Saudações

 

09/12/2010

Autor e Coautor(es)
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Cumprimentar as pessoas nos ambientes em que convivem;

-Identificar os momentos importantes de saudar uma pessoa;

-Desenvolver socialização e respeito mútuo.

Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário ter conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Motivação: O professor deverá apresentar aos alunos como o cumprimento em libras:

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gnxjr9C-WLw   

acesso em: 02.11.10.

Atividade 1: Mímica: Conhecendo as saudações.

Material: Cartões contendo variadas saudações.

Descrição da atividade: O professor deverá elaborar vários cartões contendo algumas saudações como:

- Bom Dia!

- Boa Tarde !

- Boa Noite !

- Como vai?

- Olá!

- Oi!

- Seja bem vindo!

- Tudo bem?

Dividindo a sala em dois grupos, dois alunos, um de cada grupo, deverá escolher um cartão único. Os dois grupos deverão concentrar-se na expressão apresentada pelo colega do seu grupo, escolhido para fazer a mímica.

Os alunos de posse do cartão, sendo importante lembrar que foi escolhido somente um cartão para os dois grupos, deverão executar a expressão contida neste. O grupo que primeiro pronunciar a expressão executada pelo seu companheiro, ganhará o ponto.

Referência: Autoria própria.

Figura 1: Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:KEIX0he_8ujbxM:http://s294.photobucket.com/albums/mm96/sabater_wb/supermensagens/Garfield/ga028.gif&t=1  

 acesso em: 02.11.10.

Atividade 2: As situações.

Material: Papéis contendo algumas situações do dia a dia.

Descrição da atividade: O professor terá em mãos uma relação com variadas situações do dia a dia. Ao pronunciar a situação de cumprimento os alunos deverão juntos pensar e responder mediante gestos, expressões corporais, o movimento referente a situação.

Situação 1: Quando é pela manhã, ao acordar ou encontrar alguém pelo caminho, o que devo dizer?   

Situação 2: Quando chego à casa de alguém o que devo dizer?   

Situação 3: Quando recebo alguém em minha casa como o cumprimento?   

Situação 4: No meio da tarde, se encontro alguém o que devo dizer?   

Situação 5: Se estou indo embora, como me despeço?   

Situação 6: A noite, como cumprimento as pessoas?   

Situação 7: Quando encontro alguém e quero saber como está, o que digo à ela?   

Situação 8: Quando chego em casa e meus pais estão com visita como os cumprimento?   

Situação 9: Como faço o cumprimento para alguém que tem Deficiência Auditiva?

Dica: O professor poderá colocar outras situações, e verificar as possibilidades de vários cumprimentos em cada situação, ou seja, quando ele pode dizer Olá ou Oi.

Atividade 3: Quebra cabeça do cumprimento.

Material: Várias impressões da imagem de quebra cabeça, pedaço de cartolina e cola.

Descrição da atividade: O professor deverá imprimir a imagem abaixo e recortar as linhas pretas. Deverá confeccionar um quebra cabeça a cada 3 alunos.

Os trios deverão montar o quebra cabeça que apresenta a imagem de cumprimento com as mãos. O professor dará aos alunos uma cartolina do tamanho correspondente ao quebra cabeça que para sua montagem, deverão encaixar as partes que se unem até conseguirem visualizar a foto apresentada.

Atividade adaptada de: MACGREGOR, Cynthia. 150 Jogos Não-Competitivos para crianças: Todo mundo ganha. São Paulo: Madras Editora, 1998.

Figura 2: Imagem para quebra cabeça, disponível em: http://www.vbconsultoria.com.br/admin/imagens/114304_Papel-de-Parede-Cumprimento_1440x900.jpg 

acesso em: 02.11.10.

Figura 3: Disponível em: http://fc03.deviantart.com/fs24/f/2007/350/6/e/regras_pra_vida_by_Muranga.jpg  

acesso em: 30.09.10.

Recursos Complementares

Turma da Mônica em: Boas maneiras. 

A saudação, nada mais é que uma forma da pessoa cumprimentar quando encontra alguém e esta podemos chamar de boas maneiras. De maneira divertida, o professor poderá apresentar aos alunos um desenho da Turma da Mônica: Boas Maneiras, onde todos poderão conhecer algumas regras de boas maneiras que é tão importante.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8 

acesso em: 02.11.10.

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer a todo o momento da aula, onde o professor deverá observar:

-se o aluno apresenta compreensão adequada em relação as diferentes saudações existentes que poderão ser utilizadas no seu convívio diário;

-se o aluno ao apropriar-se deste novo conceito apresenta novas condutas no convívio com seus colegas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.