09/12/2010
SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Edelvira de Castro Quintanilha Mastroianni ; Charlene de Oliveira Rodrigues ; Soellyn Elene Bataliotti
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
-Cumprimentar as pessoas nos ambientes em que convivem;
-Identificar os momentos importantes de saudar uma pessoa;
-Desenvolver socialização e respeito mútuo.
Não é necessário ter conhecimento prévio.
Motivação: O professor deverá apresentar aos alunos como o cumprimento em libras:
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gnxjr9C-WLw
acesso em: 02.11.10.
Atividade 1: Mímica: Conhecendo as saudações.
Material: Cartões contendo variadas saudações.
Descrição da atividade: O professor deverá elaborar vários cartões contendo algumas saudações como:
- Bom Dia!
- Boa Tarde !
- Boa Noite !
- Como vai?
- Olá!
- Oi!
- Seja bem vindo!
- Tudo bem?
Dividindo a sala em dois grupos, dois alunos, um de cada grupo, deverá escolher um cartão único. Os dois grupos deverão concentrar-se na expressão apresentada pelo colega do seu grupo, escolhido para fazer a mímica.
Os alunos de posse do cartão, sendo importante lembrar que foi escolhido somente um cartão para os dois grupos, deverão executar a expressão contida neste. O grupo que primeiro pronunciar a expressão executada pelo seu companheiro, ganhará o ponto.
Referência: Autoria própria.
Figura 1: Disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:KEIX0he_8ujbxM:http://s294.photobucket.com/albums/mm96/sabater_wb/supermensagens/Garfield/ga028.gif&t=1
acesso em: 02.11.10.
Atividade 2: As situações.
Material: Papéis contendo algumas situações do dia a dia.
Descrição da atividade: O professor terá em mãos uma relação com variadas situações do dia a dia. Ao pronunciar a situação de cumprimento os alunos deverão juntos pensar e responder mediante gestos, expressões corporais, o movimento referente a situação.
Situação 1: Quando é pela manhã, ao acordar ou encontrar alguém pelo caminho, o que devo dizer?
Situação 2: Quando chego à casa de alguém o que devo dizer?
Situação 3: Quando recebo alguém em minha casa como o cumprimento?
Situação 4: No meio da tarde, se encontro alguém o que devo dizer?
Situação 5: Se estou indo embora, como me despeço?
Situação 6: A noite, como cumprimento as pessoas?
Situação 7: Quando encontro alguém e quero saber como está, o que digo à ela?
Situação 8: Quando chego em casa e meus pais estão com visita como os cumprimento?
Situação 9: Como faço o cumprimento para alguém que tem Deficiência Auditiva?
Dica: O professor poderá colocar outras situações, e verificar as possibilidades de vários cumprimentos em cada situação, ou seja, quando ele pode dizer Olá ou Oi.
Atividade 3: Quebra cabeça do cumprimento.
Material: Várias impressões da imagem de quebra cabeça, pedaço de cartolina e cola.
Descrição da atividade: O professor deverá imprimir a imagem abaixo e recortar as linhas pretas. Deverá confeccionar um quebra cabeça a cada 3 alunos.
Os trios deverão montar o quebra cabeça que apresenta a imagem de cumprimento com as mãos. O professor dará aos alunos uma cartolina do tamanho correspondente ao quebra cabeça que para sua montagem, deverão encaixar as partes que se unem até conseguirem visualizar a foto apresentada.
Atividade adaptada de: MACGREGOR, Cynthia. 150 Jogos Não-Competitivos para crianças: Todo mundo ganha. São Paulo: Madras Editora, 1998.
Figura 2: Imagem para quebra cabeça, disponível em: http://www.vbconsultoria.com.br/admin/imagens/114304_Papel-de-Parede-Cumprimento_1440x900.jpg
acesso em: 02.11.10.
Figura 3: Disponível em: http://fc03.deviantart.com/fs24/f/2007/350/6/e/regras_pra_vida_by_Muranga.jpg
acesso em: 30.09.10.
Turma da Mônica em: Boas maneiras.
A saudação, nada mais é que uma forma da pessoa cumprimentar quando encontra alguém e esta podemos chamar de boas maneiras. De maneira divertida, o professor poderá apresentar aos alunos um desenho da Turma da Mônica: Boas Maneiras, onde todos poderão conhecer algumas regras de boas maneiras que é tão importante.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8
acesso em: 02.11.10.
A avaliação deverá ocorrer a todo o momento da aula, onde o professor deverá observar:
-se o aluno apresenta compreensão adequada em relação as diferentes saudações existentes que poderão ser utilizadas no seu convívio diário;
-se o aluno ao apropriar-se deste novo conceito apresenta novas condutas no convívio com seus colegas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!