12/01/2011
Lucia Fernanda da Silva, MIriam Abduche Kaiuca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
- Ouvir e conversar sobre a história.
- Interpretar a história através de questões escritas.
- Produzir pequeno texto (diálogo).
- Comparar a história lida a outra versão do conto.
- Ter o domínio do código da escrita.
-livro: A FESTA NO CÉU - Um conto do nosso Folclore, autora Angela Lago, Ed. Melhoramentos.
- versão A festa no céu (Conto tradicional do Brasil) de Luís Câmara Cascudo
- folha com interpretação
- folha pautada para produção de texto
Atividade 1
Apresente o livro para turma, explorando a capa e as informações que traz, como o nome da autora e da editora.
"Um conto do nosso folclore" Levante o conhecimento que têm sobre Folclore.
Que características um conto deve ter para ser considerado do Folclore?
Explore as ideias do anonimato e da tradicionalidade (transmissão de geração em geração), entre outras.
Comente que a autora traduziu (título original: "Heaven party") e ilustrou o livro A festa no céu , um conto do nosso folclore.
Então convide a turma a ouvir a história da festa no céu.
Leia o livro, mostrando as ilustrações, à medida que vai contando a história.
Ao final, converse com os alunos sobre a história. Pergunte se já conheciam o conto.
Existe a versão que traz no lugar da tartaruga, o sapo. Veja se conhecem assim.
O texto com esta versão poderá ser lido em outra aula.
Aparece como sugestão na Atividade 3.
Atividade 2
Realize a interpretação da história através de perguntas escritas.
Se desejar, explore oralmente as questões com a turma e elabore as respostas coletivamente.
O trabalho também pode ser feito individualmente, com a sua interferência quando for necessário.
Sugestão de questões:
1- Onde ia acontecer uma festa?
2- Por que os bichos sem asas estavam "jururus de fazer dó"?
3- A tartaruga decidiu ir à festa. Como ela conseguiu chegar até lá?
4- Como se divertiu a tartaruga na festa?
5- Na volta, o que fez o urubu descobrir onde estava a tartaruga?
6- Qual foi a reação do urubu?
7- O que aconteceu com a tartaruga?
8- Que jeito deram os bichos para ajudá-la?
Sugestão de tema para produção de texto:
"E se você quiser saber mais sobre a festa, pergunte para ela. Ela adora contar."
O que você perguntaria para a tartaruga?
Imagine você entrevistando a tartaruga, perguntando sobre esta grande façanha de ter ido à festa no céu.
Crie seu texto, fazendo as perguntas e anotando as respostas que a tartaruga lhe deu.
Atividade 3
Em outra aula, apresente a versão do conto que traz o sapo no lugar da tartaruga.
Leia para turma, ou ofereça o texto para os alunos lerem.
Levante com o grupo o que há de comum e de diferente entre as duas versões.
Compare, oralmente, o final do sapo e da tartaruga.
Se desejar, registre no quadro as semelhanças e diferenças entre as duas histórias e peça aos alunos para anotarem.
A festa no céu
(Conto tradicional do Brasil)
Luís Câmara Cascudo
Entre todas as aves, espalhou-se a notícia de uma festa no Céu.
Todas as aves compareceriam e começaram a fazer inveja aos animais e outros bichos da terra incapazes de voo.
Imaginem quem foi dizer que ia também à festa...
O Sapo! Logo ele, pesadão e nem sabendo dar uma carreira, seria capaz de aparecer naquelas alturas.
Pois o Sapo disse que tinha sido convidado e que ia sem dúvida nenhuma.
Os bichos só faltaram morrer de rir. Os pássaros, então, nem se fala!
O Sapo tinha seu plano. Na véspera, procurou o Urubu e deu uma prosa boa, divertindo muito o dono da casa. Depois disse:
- Bem, camarada Urubu, quem é coxo parte cedo e eu vou indo, porque o caminho é comprido.
O Urubu respondeu:
- Você vai mesmo?
- Se vou? Até lá, sem falta!
Em vez de sair, o Sapo deu uma volta, entrou na camarinha do Urubu e, vendo a viola em cima da cama, meteu-se dentro, encolhendo-se todo.
O Urubu, mais tarde, pegou na viola, amarrou-a a tiracolo e bateu asas para o céu, rru-rru-rru...
Chegando ao céu, o Urubu arriou a viola num canto e foi procurar as outras aves.
O Sapo botou um olho de fora e, vendo que estava sozinho, deu um pulo e ganhou a rua, todo satisfeito.
Nem queiram saber o espanto que as aves tiveram, vendo o Sapo pulando no céu!
Perguntaram, perguntaram, mas o Sapo só fazia conversa mole.
A festa começou e o Sapo tomou parte de grande.
Pela madrugada, sabendo que só podia voltar do mesmo jeito da vinda, mestre Sapo foi-se esgueirando e correu para onde o Urubu se havia hospedado.
Procurou a viola e acomodou-se, como da outra feita.
O sol saindo, acabou-se a festa e os convidados foram voando, cada um no seu destino.
O Urubu agarrou a viola e tocou-se para a Terra, rru-rru-rru...
Ia pelo meio do caminho, quando, numa curva, o Sapo mexeu-se e o Urubu, espiando para dentro do instrumento, viu o bicho lá no escuro, todo curvado, feito uma bola.
- Ah! camarada Sapo! É assim que você vai à festa no Céu? Deixe de ser confiado...!
E, naquelas lonjuras, emborcou a viola. O Sapo despencou-se para baixo que vinha zunindo. E dizia, na queda:
- Béu-Béu! Se desta eu escapar, nunca mais bodas no céu!...
E vendo as serras lá embaixo:
- Arreda pedra, se não eu te rebento!
Bateu em cima das pedras como um genipapo, espapaçando-se todo. Ficou em pedaços.
Nossa Senhora, com pena do Sapo, juntou todos os pedaços e o Sapo voltou à vida de novo.
Por isso o Sapo tem o couro todo cheio de remendos.
( Antologia da literatura mundial Lendas, fábulas e apólogos - vol IV
Seleção de Nádia Santos e Yolanda Lhullier Santos
Livraria e Editora Logos Ltda. São Paulo, 19—)
- Veja versão do conto "A festa no céu" em:
Observe o interesse e a participação dos alunos durante as atividades:
explorando a capa, conversando sobre folclore, ouvindo e interpretando a história,
produzindo texto e comparando as versões do conto.
Avalie o retorno que deram nas respostas escritas da interpretação.
Verifique o diálogo que criaram a partir da proposta de uma entrevista com a personagem principal do conto.
Quatro estrelas 8 classificações
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21/04/2015
Cinco estrelasexcelente,me ajudou muito em como trabalhar com o livro.
07/10/2014
Cinco estrelasMuito legal! Isso mostra o novo metodo de construção de conhecimentos.
07/09/2013
Quatro estrelasaderei a ideia das atividades vo usar na minha sala de aula obrigado
22/04/2013
Cinco estrelasexelente.
15/11/2012
Cinco estrelasEXCELENTE
15/10/2012
Cinco estrelasGOSTEI MUITO DAS SUGESTÕES DE ATIVIDADE UMA VEZ QUE CONTEMPLAM LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO, ELEMENTOS ESTES DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO.
29/05/2012
Cinco estrelasEstava fazendo uma tarefa com meu filho sobre esse livro ele tem apenas 6 anos , mas ele nao soube responder as interpretaçõe de texto, como eu o ajudo sempre com seus deveres, e não tinha lido o livro , me ajudou muito. Li novamente para ele a história , e ele souybe direitinho responder a sua tarefa.
07/09/2011
Cinco estrelasGostei muito. Direcionou meu planejamento. Parabéns.