Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Radio Blog

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Relações sociopragmáticas e discursivas
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o gênero: constituição e funcionamento.
  • Pesquisar e descobrir rádio blogs na internet.
  • Avaliar rádio blogs.
Duração das atividades
2 aulas - 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Internet e novas possibilidades de comunicação digital.
  • Gênero Blog.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • quadro comparativo;
  • pesquisa na internet;
  • avaliação de rádio blogs.

Recursos:

  • tutotial;
  • laboratório multimídia.

Aula 1

Atividade 1

Antes de iniciar o trabalho especificamente com o Rádio Blog, os alunos farão uma espécie de "tempestade cerebral" em que anotarão tudo o que os vêm à cabeça quando o assunto é rádio. Em seguida, terão de pensar nas características do rádio para a internet. Sendo assim, a proposta é montar um quadro comparativo, como o do exemplo abaixo:

Características do Rádio

Características do Rádio para e/ou na internet

Atividade 2

Feitas e discutidas as comparações, os alunos deverão checar se o que hipotetizaram em relação ao rádio para e/ou na internet se verifica ou não. Para tanto, acessarão links para conhecerem e analisarem rádio blogs:

http://www.radioblog.blogger.com.br/

http://www.aolradioblog.com/2009/09/08/top-10-love-songs/

http://www.radioblogclub.com/

http://www.julinhomazzei.com/

http://radioblogeducadora.tumblr.com/post/1620568662/radioblog-arqui-rivais-4-parte-christina 

http://esporte.centralblogs.com.br/blog.php?href=Blog+do+R%E1dio+Carioca&pagina=1&KEYWORD=18128&id=9

http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/blogs/radioblog.php

Depois de checadas as diferenças e as semelhanças, os alunos montarão uma espécie de check list para caracterizarem a constituição do gênero.

Atividade 3

O professor trabalhará uma rádio blog específica junto com os alunos a fim de formalizar a constituição e funcionamento do gênero. Para tanto, o trabalho será norteado por um tutorial.

No laboratório de Informática, a rádio blog deverá ser acessada pelos alunos que deverão seguir instruções do tutorial para navegação:

http://radiolivre.tumblr.com/

TUTORIAL

1. Analise a página inicial da rádio blog. Pense em:

  1. cores;
  2. tamanho da letra;
  3. tipo de escrita;
  4. o que se privilegia de informação;
  5. muita ou pouca escrita;
  6. lugares ocupados por imagens;
  7. tipos de imagens;
  8. adequação de imagens;
  9. presença de logotipos;
  10. links e tipos de linkagem.

Faça anotações.

2. Clique na primeira fita cassete. Escute a postagem.

  1. De quando data a postagem?
  2. De quem é a trilha sonora?
  3. Ela é reintrepretada por quem?
  4. Qual o objetivo da interpretação?

Faça anotações.

3. Volte à página anterior e clique na segunda fita cassete. Escute a postagem.

  1. Quem fala?
  2. Qual o programa?
  3. Por que do programa?
  4. Qual a escolha do repertório musical?
  5. O repertório musical escolhido é capaz de revelar perfil do produtor?
  6. Existe um eixo temático que reúne as escolhas para a programação "Resenha independente"? Qual é?
  7. Os links postados logo abaixo da fita cassete indicam o quê? Descreva-os.

4. Diante do conteúdo desta rádio blog, o que você supõe querer o criador? Justifique.

Depois de perpassar pelas indicações do tutorial, o professor comentará oralmente com os alunos as principais características de rádio blogs:

  • É uma forma de trazer à internet conteúdos de áudio e os poder partillhar com mais (e novos) ouvintes a partir de postagens independentes e originais. A trilha sonora e  a narração e/ou comentários são feitos pelo blogueiro que confere o tom que achar mais adequado. Ainda nas rádio blogs podemos e geralmente encontramos algumas postagens escritas (resumo, texto temático para a postagem, comentários etc).

Importante: professor, não deixe de visitar os sites para mais informações:

http://lopezfreire.wordpress.com/

http://ipodgeneration.blogsome.com/

Aula 2

Atividade

No laboratório de informática, os alunos entrarão em sites de busca e pesquisarão por 5 rádio blogs diversas e as avaliarão. Para esta avaliação, os estudantes terão de elaborar alguns critérios. Se o professor preferir, os critérios poderão ser definidos em conjunto com toda turma após estudo da constituição e funcionamento de rádio blogs.

Recursos Complementares
Avaliação
  • O mais importante da avaliação neste caso é certificar-se de que o aluno entrou em contato com um novo gênero digital, rádio blog, conhecendo mais sobre sua constituição e funcionamento. Para isso, as observações feitas pelo professor pela ocasião da realização das atividades desenvolvidas ao longo da aula (quadros comparativos, discussões orais e realização de um tutorial e avaliações de rádio blogs) permitirão verificar se aprendizagem sobre o conteúdo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.