14/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Antes de iniciar o trabalho especificamente com o Rádio Blog, os alunos farão uma espécie de "tempestade cerebral" em que anotarão tudo o que os vêm à cabeça quando o assunto é rádio. Em seguida, terão de pensar nas características do rádio para a internet. Sendo assim, a proposta é montar um quadro comparativo, como o do exemplo abaixo:
Características do Rádio |
Características do Rádio para e/ou na internet |
|
|
Atividade 2
Feitas e discutidas as comparações, os alunos deverão checar se o que hipotetizaram em relação ao rádio para e/ou na internet se verifica ou não. Para tanto, acessarão links para conhecerem e analisarem rádio blogs:
http://www.radioblog.blogger.com.br/
http://www.aolradioblog.com/2009/09/08/top-10-love-songs/
http://radioblogeducadora.tumblr.com/post/1620568662/radioblog-arqui-rivais-4-parte-christina
http://esporte.centralblogs.com.br/blog.php?href=Blog+do+R%E1dio+Carioca&pagina=1&KEYWORD=18128&id=9
http://gazetaonline.globo.com/index.php?id=/blogs/radioblog.php
Depois de checadas as diferenças e as semelhanças, os alunos montarão uma espécie de check list para caracterizarem a constituição do gênero.
Atividade 3
O professor trabalhará uma rádio blog específica junto com os alunos a fim de formalizar a constituição e funcionamento do gênero. Para tanto, o trabalho será norteado por um tutorial.
No laboratório de Informática, a rádio blog deverá ser acessada pelos alunos que deverão seguir instruções do tutorial para navegação:
TUTORIAL |
1. Analise a página inicial da rádio blog. Pense em:
Faça anotações. |
2. Clique na primeira fita cassete. Escute a postagem.
Faça anotações. |
3. Volte à página anterior e clique na segunda fita cassete. Escute a postagem.
|
4. Diante do conteúdo desta rádio blog, o que você supõe querer o criador? Justifique. |
Depois de perpassar pelas indicações do tutorial, o professor comentará oralmente com os alunos as principais características de rádio blogs:
Importante: professor, não deixe de visitar os sites para mais informações:
http://lopezfreire.wordpress.com/
http://ipodgeneration.blogsome.com/
Aula 2
Atividade
No laboratório de informática, os alunos entrarão em sites de busca e pesquisarão por 5 rádio blogs diversas e as avaliarão. Para esta avaliação, os estudantes terão de elaborar alguns critérios. Se o professor preferir, os critérios poderão ser definidos em conjunto com toda turma após estudo da constituição e funcionamento de rádio blogs.
Para leitura do professor:
http://www.ec.ubi.pt/ec/06/pdf/EC06-2009.pdf#page=299
http://www.pucrs.br/edipucrs/eoradio.pdf#page=158
http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT16-4694--Int.pdf
http://www.facom.ufjf.br/projetos/2007-2/KarenAlvesCandido.pdf
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!