13/01/2011
Rita Maria Cardoso Meirelles; Fernando Celso Villar Marinho; Jackson Lopes; Ivail Muniz Junior; Clayton Gonçalves Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Álgebra |
Ensino Médio | Matemática | Tecnologia para a matemática |
Determinar com o auxílio do plano cartesiano a solução de equações e inequações modulares.
Função Afim;
Função Quadrática;
Estudo do sinal das funções afim e quadrática;
Análise gráfica da função Modular.
Professor, para realizar essa aula, encaminhe primeiramente os alunos ao laboratório de Informática, e peça que se acomodem em, no máximo, três alunos por computador.
Para realização das atividades, o software Graphmatica deve ser instalado previamente nos computadores e disponibilizado na área de trabalho.
Nota: As informações sobre este software estão nos Recursos Complementares.
De forma a dinamizar o seu trabalho e evitar o tempo de aula perdido com registros a serem feitos pelos alunos em seus cadernos, acesse previamente o link http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/DefAtivExercInterdis.pdf . Tire cópias do arquivo e distribua um exemplar para cada aluno.
Este arquivo contém todas as atividades e definições. Apresente-o aos alunos, utilizando o Data Show, de modo a permitir que eles façam descobertas e realizem as atividades citadas, respondendo aos questionamentos.
Figura 1: Imagem da autora
Observação: Para dar início às atividades, solicite que os alunos "cliquem" na ferramenta de modo a abri-la.
Notas:
Figura 2: Imagem da autora
Terminado o tempo planejado, peça que os alunos relatem o encaminhamento de seus raciocínios e desenvolva no quadro de giz, com a participação da turma, as soluções encontradas.
a) Esta igualdade significa que a distância de 2x - 5 até a origem deve ser 1.
b) Ver figura 2.
c) S = {2, 3}
d)
Figura 3: Imagem da autora
a) Esta igualdade significa que a distância de x2 – 5x até a origem deve ser x + 7. Logo, x + 7 deve ser maior ou igual a zero. Portanto, x deve ser maior ou igual a – 7.
b)
Figura 4: Imagem da autora
c) S = {-1, 7}
d)
Figura 5: Imagem da autora
a) Esta igualdade significa que a distância de x2 – 4x até a origem deve ser igual a distância de 3x – 6 à origem.
b)
Figura 6: Imagem da autora
c) S = {–2, 1, 3, 6}
d)
Figura 7: Imagem da autora
Nota: A atividade a seguir pode ser utilizada como um desafio, ou mesmo, como avaliação.
Peça que os alunos se dirijam para a sala de aula e distribua a atividade. Informe-os de que esta atividade tem como objetivos solidificar o conteúdo trabalhado.
Figura 8: Imagem da autora
A resolução das questões encontra-se no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExercícioInterdiscGaba.pdf
Permita que os alunos façam descobertas e respondam aos questionamentos por um tempo aproximado de 15 minutos. Peça então que eles relatem o encaminhamento de suas resoluções e desenvolva no quadro de giz, com a participação da turma, as soluções encontradas. Para esta etapa da aula reserve em torno de 20 minutos.
Esta atividade pode ser feita em conjunto com a equipe de Português, uma vez que a estrutura do poema permite o resgate de tópicos referentes à literatura e foi retirada da prova de admissão do Colégio de Aplicação da UFRJ - 2009.
Link para a prova: http://www.cap.ufrj.br/concurso/Admissao2009_Prova_Portugues_2a_serie_EM.pdf
Peça que os alunos acessem a Internet e pesquisem sobre perspectiva camoniana. Deixe que eles explorem por um tempo de aproximadamente 10 minutos.
Figura 9: Obra de Luiz de Camões
Em seguida, estabeleça um momento para que cada aluno (ou grupo) exponha a pesquisa feita.
O professor pode explorar as seguintes questões:
Figura 10: Imagem da autora
A resolução das questões também encontra-se no link: http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/ExercícioInterdiscGaba.pdf
Software Graphmatica : http://www.baixaki.com.br/download/graphmatica.htm
Para saber como utilizar o software Graphmatica : http://modulos.math.ist.utl.pt/html/funcdeprop16.shtml
Sobre a parte referente à interdisciplinariedade: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_de_Cam%C3%B5es#N.C3.BAcleos_tem.C3.A1ticos_da_obra_camoniana
http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/996818
Veja também as seguintes aulas que complementam este assunto:
A avaliação deve ser feita através da observação das dúvidas dos alunos durante a realização das atividades sugeridas na aula.
Dessa forma, o professor terá a oportunidade de verificar o nível de entendimento dos alunos durante as atividades 1, 2 e 3, além de confirmar se o processo de construção do conhecimento foi feito na atividade 4.
Quatro estrelas 1 classificações
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08/08/2011
Quatro estrelasAcredito ser uma boa alternativa utilizar um roteiro para uso do objeto educacional apresentado na sugestão de aula.