17/12/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Contextualizando a importância do trabalho com a Literatura Universal e um escritor como Shakespeare.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor
Dentre as inúmeras comédias que escreveu como: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Megera Domada, A Tempestade figura o Conto do Inverno.
A escolha do Conto do Inverno se deu em meio a várias outras leituras de Shakespeare. Havíamos lido duas tragédias ( Otelo, MacBeth) e o Mercador de Veneza.
Foi nesse contexto que demos continuidade a leitura do livro Conto do Inverno.
Leia vários dias o livro.A cada pausa crie um clima de suspense para despertar a curiosidade do grupo.Concluída a leitura provoque o grupo com reflexões sobre o comportamento do Rei Leontes com sua esposa. Como se sentiram em relação a Hermíone - esposa de Leontes e sua filha abandonada na praia para morrer.
fonte: http://www.santoantonio-df.com.br/biblioteca_5_8_series.asp
Após as reflexões do grupo, proponha a reescrita do Conto do Inverno. Organize o texto para que as crianças façam o desenho de cada parte.
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
Inspirados em Shakespeare proponha ao grupo a criação de uma versão da história. Observe o processo de construção da versão criada por um grupo de crianças de 5 e 6 anos.
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
A versão criada pelas crianças
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
É bastante frequente as crianças manifestarem desejo de fazer apresentações de algum tema vivenciado na sala de aula. Para organizar uma peça teatral há um processo que precisa ser construído com as crianças.
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
O processo de construção da peça teatral
O CONTO DO INVERNO
Retome com o grupo os diálogos que aparecem entre os personagens da história. Chame atenção para o período em que a história foi escrita. Atentando para as roupas usadas, os castelos. Faça uma lista com o nome dos personagens - Quem era cada um e o que faziam.
Personagens:
LEONTES, Rei da Sicília.
MAMÍLIO, jovem Príncipe da Sicília.
CAMILO, nobre da Sicília.
ANTIGONO, nobre da Sicília.
CLEÓMENES, nobre da Sicília.
DION, nobre da Sicília.
POLÍXENES, Rei da Boémia.
FLORIZEL, seu filho.
ARQUÍDAMO, um nobre da Boémia.
UM MARINHEIRO.
UM CARCEREIRO.
UM VELHO PASTOR, pai putativo de Perdita.
O BOBO, seu filho.
Um criado do velho pastor.
AUTÓLICO, um mariola.
HERMÍONE, esposa de Leontes.
PERDITA, filha de Leontes e de Hermíone.
PAULINA, esposa de Antígono.
EMÍLIA, uma dama, do serviço da rainha.
Outras damas, do serviço da rainha.
MOPSA, Pastora.
DORCAS, Pastora.
Nobres e damas da Sicília, criados, guardas, sátiros, pastores, pastoras, etc.
O Tempo, como coro.
Os diálogos reconstruídos pelas crianças
Defina com as crianças as cenas que vão compor a peça. Em seguida construa na roda os diálogos com as crianças de acordo com as cenas estabelecidas. Depois organize as cenas por escrito e divida em duplas para que elas possam escrever os diálogos entre os personagens. Os diálogos serão organizados e entregues para cada personagem memorizar sua fala. Observe como foi organizado o passo a passo com um grupo de crianças de 5 e 6 anos.
CENA 1
CENA 2
CENA 5
CENA 6
CENA 7
CENA 8
CENA 9
CENA 10
CENA 11
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
O processo de escolha dos personagens
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
Finalmente chega o dia da aprensentação
Combinado o dia da apresentação, a roupa usada por cada personagem, o cenário, convide a escola através de cartazes. Envie bilhetes convidando os pais para assistir a peça.
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
O encantador amigo do rei se debruça solenemente e cumprimenta a rainha
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
A dor e o ciúme do rei
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
A prisão da rainha e o nascimento da sua querida filha
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
A filha da rainha é abondonada á própria sorte do destino. A menina é encontrada por um bom pastor.
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
Paulina apresenta a estátua da rainha para a filha
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
O rei pede perdão à rainha
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
O espetáculo se encerra
Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.
Conto de inverno
Resumo
Com ciúmes do amigo Polixeno, o rei Leonte mandou prender sua esposa, Hermíone. Na cadeia, ela teve uma filha que o rei abandonou. A menina, chamada Perdita, salvou-se e Hermíone morreu na prisão. Anos depois, o filho de Polixeno se apaixonou por Perdita, mas Polixeno foi contra o relacionamento com uma plebéia. Os jovens se refugiaram na corte de Leonte que reconheceu a filha perdida. Leonte arrependeu-se do passado e implorou perdão, revelando seu remorso pela morte de Hermíone. Hermíone reapareceu, revelando que ainda vivia. Perdita e Hermíone se reconciliaram com Leonte. Polixeno permitiu o casamento dos jovens e também se reconciliou com o velho amigo.
Autor: Shakespeare
Texto: Mary Lamb
Ilustrações: Elzbieta Gaudasinka
Coleção: Shakespeare
Número de páginas: 48
Editora: Dimensão
Ano de Publicação: 1996
Leia +
Vida e obra de Shakespeare:
Perceber durante o processo de trabalho:
O envolvimento e a participação das crianças durante a leitura, as conversas na roda, a produção de textos coletivos, os registros individuais.
Durante a apresentaçao da peça:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!