Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conto do inverno: uma tragédia com final feliz

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Conhecer e recontar a história de Shakespeare ( conto do inverno)
  2. Refletir sobre a injustiça e a importância do diálogo;
  3. Vivenciar a narrativa através da representação;
  4. Produzir texto narrativo;
  5. Desenvolver práticas de leitura;
  6. Desenvolver práticas de escrita.
Duração das atividades
10 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura do conto do inverno de Shakespeare.
Estratégias e recursos da aula

Contextualizando a importância do trabalho com a Literatura Universal e um escritor como Shakespeare.

Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois tratam de temas próprios dos seres humanos, independente do tempo histórico. Amor, relacionamentos afetivos, sentimentos, questões sociais, temas políticos e outros assuntos, relacionados a condição humana, são constantes nas obras deste escritor

Dentre as  inúmeras comédias que escreveu como: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Megera Domada, A Tempestade figura o Conto do Inverno.

A escolha do Conto do Inverno se deu em meio a várias outras leituras de Shakespeare.  Havíamos lido duas tragédias ( Otelo, MacBeth) e o Mercador de Veneza.

Foi nesse contexto que demos continuidade a leitura do livro Conto do Inverno.

Primeira atividade

Leia vários dias o livro.A cada pausa crie um clima de suspense para despertar a curiosidade do grupo.Concluída a leitura provoque o grupo com reflexões sobre o comportamento do Rei Leontes com sua esposa. Como se sentiram em relação a Hermíone -  esposa de Leontes e sua filha abandonada na praia para morrer.

fonte: http://www.santoantonio-df.com.br/biblioteca_5_8_series.asp 

Após as reflexões do grupo, proponha a reescrita do Conto do Inverno.  Organize o texto para que as crianças façam o desenho de cada parte.

 

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

Segunda Atividade

Inspirados em Shakespeare proponha ao grupo a criação de uma versão da história. Observe o processo de construção da versão criada por um grupo de crianças de 5 e 6 anos.

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

A versão criada pelas crianças

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

Terceira Atividade

É bastante frequente as crianças manifestarem desejo de fazer apresentações de algum tema vivenciado na sala de aula. Para organizar uma peça teatral há um processo que precisa ser construído com as crianças.

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

O processo de construção da peça teatral 

O CONTO DO INVERNO

Retome com o grupo os diálogos que aparecem entre os personagens da história. Chame atenção para o período em que a história foi escrita. Atentando para as roupas usadas, os castelos. Faça uma lista com o nome dos personagens - Quem era cada um e o que faziam.

Personagens:

 LEONTES, Rei da Sicília.

MAMÍLIO, jovem Príncipe da Sicília.

CAMILO, nobre da Sicília.

 ANTIGONO, nobre da Sicília.

CLEÓMENES, nobre da Sicília.

 DION, nobre da Sicília.

 POLÍXENES, Rei da Boémia.

 FLORIZEL, seu filho.

ARQUÍDAMO, um nobre da Boémia.

 UM MARINHEIRO.

 UM CARCEREIRO.

 UM VELHO PASTOR, pai putativo de Perdita.

O BOBO, seu filho.

 Um criado do velho pastor.

AUTÓLICO, um mariola.

 HERMÍONE, esposa de Leontes.

PERDITA, filha de Leontes e de Hermíone.

 PAULINA, esposa de Antígono.

EMÍLIA, uma dama, do serviço da rainha.

 Outras damas, do serviço da rainha.

MOPSA, Pastora.

DORCAS, Pastora.

Nobres e damas da Sicília, criados, guardas, sátiros, pastores, pastoras, etc.

O Tempo, como coro.

Os diálogos reconstruídos pelas crianças 

Defina com as crianças as cenas que vão compor a peça. Em seguida construa na roda os diálogos com as crianças de acordo com as cenas estabelecidas. Depois organize as cenas por escrito e divida em duplas para que elas possam escrever os diálogos entre os personagens. Os diálogos serão organizados e entregues para cada personagem memorizar sua fala. Observe como foi organizado o passo a passo com um grupo de crianças de 5 e 6 anos.

CENA 1

CENA 2

CENA 3

CENA 4

CENA 5

CENA 6

CENA 7

CENA 8

CENA 9

CENA 10

CENA 11

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

Quarta Atividade

O processo de escolha dos personagens 

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

Finalmente chega o dia da aprensentação 

Combinado o dia da apresentação, a roupa usada por cada personagem, o cenário, convide a escola através de cartazes. Envie bilhetes convidando os pais para assistir a peça.

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

Fonte: NEI/UFRN. Turma de alfabetização. Organizadoras: Gilka S.Pimentel&Regina Célia Lira.2001.

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

Senhoras e Senhores...

O encantador amigo do rei se debruça solenemente e cumprimenta a rainha

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

A dor e o ciúme do rei

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

A prisão da rainha e o nascimento da sua querida filha

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

A filha da rainha é abondonada á própria sorte do destino. A menina é encontrada por um bom pastor.

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

Paulina apresenta a estátua da rainha para a filha

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

O rei pede perdão à rainha

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

O espetáculo se encerra

Fonte: Arquivos do NEI/UFRN.2001.

Recursos Complementares

Conto de inverno

Resumo 

 Com ciúmes do amigo Polixeno, o rei Leonte mandou prender sua esposa, Hermíone. Na cadeia, ela teve uma filha que o rei abandonou. A menina, chamada Perdita, salvou-se e Hermíone morreu na prisão. Anos depois, o filho de Polixeno se apaixonou por Perdita, mas Polixeno foi contra o relacionamento com uma plebéia. Os jovens se refugiaram na corte de Leonte que reconheceu a filha perdida. Leonte arrependeu-se do passado e implorou perdão, revelando seu remorso pela morte de Hermíone. Hermíone reapareceu, revelando que ainda vivia. Perdita e Hermíone se reconciliaram com Leonte. Polixeno permitiu o casamento dos jovens e também se reconciliou com o velho amigo.

Autor: Shakespeare

Texto: Mary Lamb

 Ilustrações: Elzbieta Gaudasinka  

Coleção: Shakespeare

 Número de páginas: 48

 Editora: Dimensão

 Ano de Publicação: 1996

Leia +

Vida e obra de Shakespeare:

http://www.tg3.com.br/shakespeare/vida_shakespeare.htm 

http://www.mundosites.net/literatura/shakespeare.htm 

Avaliação

Perceber durante o processo de trabalho:

O envolvimento e a participação das crianças durante a leitura, as conversas na roda, a produção de textos coletivos, os registros individuais.

Durante a apresentaçao da peça:

  • Como vivenciaram os personagens;
  • Os diálogos estabelecidos;
  • A desenvoltura no palco;
  • A improvisação e a criatividade durante o espetáculo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.