20/01/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Análise linguística e sociolinguística |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Estratégias:
Recursos:
Aula 1
Atividade 1
Nesta primeira aula, para introduzir o tema, os alunos receberão xerocopiado o poema de Millôr Fernandes abaixo: "Correspondência".
"Aquele rapazinho escreveu esta carta para o irmão:
Querido mano, Anteontem futebolei bastante com uns amigos. Depois cigarrei um pouco e nos divertimos montanhando, até que o dia anoiteceu. Então desmontanhamos, nos amesamos, sopamos, arrozamos, bifamos, ensopadamos e cafezamos. Em seguida, varandamos. No dia seguinte, cavalamos muito. Abraços do irmão, Maninho
O irmão respondeu: Maninho, Ontem livrei-me pela manhã, à tarde cinemei e à noite, com papai e mamãe, teatramos. Hoje colegiei, ao meio dia me leitei e às três papelei-me e canetei-me para escriturar-te. E paragrafarei finalmente aqui porque é hora de adeusar-te, pois ainda tenho que correiar esta carta para ti e os relógios já estão cincando. De teu irmão, Fratelo" http://www.edukbr.com.br/celeirodeprojetos/correspondencia.htm |
Após leitura silenciosa do texto pelos alunos, o professor questionará a turma:
Depois de os alunos responderem (oralmente) ao questionário, com a orientação e auxílio do professor, este deverá formalizar com a turma o conceito de neologismo.
Processo de criação de novas palavras na língua. |
E, na sequência, ainda comandará uma discussão sobre o porquê da criação de neologismos. Nesta discussão, os alunos terão de levantar justificativas para a criação de neologismos. A principal delas talvez seja a necessidade de criar palavras para a comunicação.
"Os neologismos ou criações novas penetram na língua por diversos caminhos. O primeiro deles é mediante a utilização da prata da casa, isto é, dos elementos (palavras, prefixos, sufixos) já existentes no idioma, quer no significado usual, quer por mudança do significado, que já é um modo de revitalizar o léxico da língua." (Evanildo Bechara) Disponível em: |
Atividade 2
O professor mostrará em datashow exemplos de análise de neologismos em músicas de Tom Zé. Modelos de análises retiradas de:
COSTA, Adelson Carneiro; OLIVEIRA-FILHO, Carlos Gomes de; MAIA, Fernanda Lima. Neologismos na música popular brasileira: Com defeito de fabricação, Tom Zé. In: Ao pé da letra - versão online. ISSN: 1984-7408. Disponível em:
Esteticar (Estética do Plágio) Tom Zé Composição: Tom Zé / Vicente Barreto / Carlos Rennó
Pense que eu sou um caboclo tolo boboca Um tipo de mico cabeça-oca Raquítico típico jeca-tatu Um mero número zero um zé à esquerda Pateta patético lesma lerda Autômato pato panaca jacu
Penso dispenso a mula da sua ótica Ora vá me lamber tradução inter-semiótica
Se segura milord aí que o mulato baião (tá se blacktaiando) Smoka-se todo na estética do arrastão
Ca esteti ca estetu Ca esteti ca estetu Ca esteti ca estetu Ca esteti ca estetu Ca estética do plágio-iê
Pensa que eu sou um androide candango doido Algum mamulengo molenga mongo Mero mameluco da cuca lelé Trapo de tripa da tribo dos pele-e-osso Fiapo de carne farrapo grosso Da trupe da reles e rala ralé |
Esteticar Neologismo formado por derivação sufixal, com o acréscimo ao radical “estetic” do sufixo –ar, desinência verbal do infinitivo do verbo de tema –a. Indica uma maneira de ser, como o cidadão pensa: “Pense que eu sou um caboclo tolo boboca”. Tom Zé dá nessa canção, o conceito primordial do seu disco, esteticar é transformar as ideias de outrem em matéria prima de sua música, de seu pensamento. É a espinha dorsal de sua música.
Cabeça-oca Composição por justaposição 3 de dois morfemas livres: o substantivo feminino “cabeça” mais o adjetivo “oca”. Semanticamente possui um único sentido, que é o da pessoa sem criatividade.
Um zé à esquerda Lexia complexa (ou sinapsia) que possui o mesmo significado da expressão “Um zero à esquerda”, utilizada para referir-se às pessoas que não possuem valor. Podemos também entender que o “Zé” é o próprio compositor, colocado à margem da música brasileira; ta ntosuas canções, seu estilo, sua história e até mesmo a dificuldade para o lançamento do seu disco ratificam que Tom Zé, ironicamente, também é um “Zé à esquerda”, pelo menos para o Brasil.
Blacktaiando Nesta palavra, Tom Zé utiliza-se do empréstimo linguístico que é bastante empregado na língua portuguesa. Ele junta a expressão de origem inglesa “black tie” mais a desinência verbal do gerúndio -ando na terceira pessoa do singular, tranformando-a num verbo. Percebe-se também uma alomorfia de “blacktieando” para“blacktaiando” para facilitar a pronúncia da palavra.
Smoka-se Outro empréstimo lingüístico em que Tom Zé transforma a palavrainglesa “smoke” num verbo quando ele substitui a letra –e pela letra –a, que é uma desinência verbal da terceira pessoa do singular no presentedo indicativo do tema –a, que vem seguido pelo pronome “se”. Como o "smoke" é uma roupa formal e elegante, dá-se a entender que Tom Zé ironiza mostrando que o mulato baião veste-se, elegantemente, com a estética do arrastão. Tanto o black tie quanto o smoke são uma tentativa do compositor depôr a sua estética em “trajes finos”.
Pele-e-osso Composição por justaposição e coordenação: substantivo “pele”, mais a conjugação “e” e o outro substantivo “osso”. Aqui o autor continua a dar características para o andróide com defeito defabricação: “Pensa que eu sou um androide candango doido / Algum mamulengo molenga mongo / Mero mameluco da cuca lelé / Trapo de tripa da tribo dos pele-e-osso / Fiapo de carne farrapo grosso / Datrupe da reles e rala ralé”. |
Politicar Tom Zé Composição: Tom Zé
Bis Filha da prática Filha da tática Filha da máquina Essa gruta sem-vergonha Na entranha Não estranha nada
Meta sua grandeza No banco da esquina Vá tomar no Verbo Seu filho da letra
Meta sua usura Na multinacional Vá tomar na virgem Seu filho da cruz.
Meta sua moral Regras e regulamentos Escritórios e gravatas Sua sessão solene.
Pegue, junte tudo Passe vaselina Enfie, soque, meta No tanque de gasolina.
Arrastão de Rimsky Korsakov e do músico anônimo que toca na noite paulistana |
"Politicar" Neologismo formado por sufixação, com o acréscimo ao radical “politic” do sufixo –ar, desinência verbal do infinitivo do verbo de tema –a. Na música, o autor critica a forma de se fazer política, sobretudo para aqueles que fazem da política uma profissão, como os parlamentares. Politicar tem o sentido de agir politicamente.
Filho da cruz Lexia complexa, “formada de sintagmas complexos, constituída demais de dois elementos” (Bechara, 2004, p. 352) que são separados graficamente,mas possuem unidade semântica. Ortograficamente é composta de dois morfemas livres, “filho” e “cruz” e um morfema dependente “da”, mas semanticamente forma um só lexema.“Filho da Cruz” ganha o significado da expressão popular “filho da puta”, realizando a crítica, o desabafo e o escárnio do autor aos políticos: “Vá tomar na virgem / Seu filho da cruz”.
Filho da letra Assim como Filho da cruz, também é uma lexia complexa, composta por dois morfemas livres “filho” e “letra”, mais um morfema dependente “da”, que, semanticamente, formam um só lexema. |
Outras análises estão contidas no artigo citado anteriormente disponível em:
Essas análises servem como base para comentários acerca da criação e significação de neologismos.
Importante: professor, explore ao máximo a discussão, pois ela será útil para a próxima atividade.
Aula 2
Atividade 1
Depois da última atividade que constou da análise de neologismos feitas nas músicas de Tom Zé, os alunos, trabalhando em duplas, terão semelhante tarefa: identificar e analisar neologismos nos textos dados. Antes, todavia, o professor deverá nortear a turma quanto à identificação de neologismos. Para isso, seguem algumas dicas:
Identificando os neologismos - pistas |
a) palavras em que há marcas tipográficas: itálico, aspas;
b) palavras unidas por hífen;
c) palavras em que há afixos (prefixos e sufixos);
d) palavras que são acompanhadas por definições, paráfrases ou explicações.
Critério utilizado para saber se as palavras identificadas segundo as pistas acima podem ser consideradas ou não neologismos |
a) consulta a um dicionário contemporâneo.
Veja o caso de “barato”:
Por ter uma maconha de baixa qualidade, o traficante adiciona o crack para que o usuário tenha o chamado 'barato'. (Traficantes põem crack na maconha para viciar rápido)
barato. adj. (1344 cf. IVPM) 1 que se vende por baixo preço <artigos b.> 2 que cobra ou em que se cobra preço módico <lustrador b.> <restaurante b.> 3 que não exige gastos elevados <festa b.> 4 sem qualidade, sem originalidade; banal, comum, ordinário <literatura b.> 5 falto de classe, de elegância <local freqüentado por gente b.> _ s.m. 6 comissão paga pelos jogadores de carta à pessoa ou estabelecimento que lhes fornece um espaço, material de jogo, alimentação etc. 7 (sXX) B infrm. aquilo que deleita; pessoa ou coisa boa, bonita, ou que se admira; curtição <viajar com ela é um b.> <a irmã dele é um b.> 8 B infrm. aquilo que está na moda <o b. agora é usar saias longas> 9 B infrm. detalhe, acessório <um blusão com um b. no bolso> 10 B infrm. drg. reação psicológica e/ou física, podendo ou não ser agradável, provocada pelo uso de droga; baratino _ adv. 11 (sXX) por preço baixo <comprou b. o carro> 12 sem muito custo (tb. fig.) <saiu-lhe barato a nova aquisição> _ dar de b. dar sem relutância ou questionamento _ ETIM regr. de baratar; ver 1barat- _ ANT como adj. e adv.: caro _ HOM barato(fl.baratar)
O professor deverá solicitar aos alunos que analisem os neologismo dos textos abaixo. Para tanto, deverá xerocá-los para os estudantes.
Textos para os alunos analisarem:
1)
Dançar (Tom Zé)
Dançar escreve Um traço leve O verbo de Deus be-a-bá
A pele tensa Papel-imprensa O pergaminho do jaguar
Para pisar Golpes de ar Desambaraçam-se linhas
Alinhavar Paixões e ais Diagonais agonias
Ô menina que dança se Você for PernambuCatarinAmaraliNatal Também vou
Ô menina que dança se Você for Que'sse cané de ou certá namô Também vou
Andar com meu pé eu vou Que o pé se acostuma a dançar |
2)
Neologismo
Beijo pouco, falo menos ainda. Mas invento palavras que traduzem a ternura mais funda E mais cotidiana. Inventei, por exemplo, o verbo teadorar. Intransitivo Teadoro, Teodora.
Manuel Bandeira |
3)
Hipocondria econômica O ministro Fernando Henrique Cardoso é um médico frustrado. Vive fazendo diagnóstico da situação “inconvivível” da economia: “A inflação deu um soluço” – 30 de julho “Se a inflação espirra, agente dá aspirina, para evitar que vire pneumonia” – 6 de agosto “O país sofre de esquizofrenia” – 10 de agosto “A inflação é uma urticária” – 16 de agosto Veja São Paulo, 15.09.93, p. 25 http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/milene/milene1ano2.htm |
4)
“Salamargo é o pão de cada dia, pão de suor, amargonia. Amargurar por viver nesta agonia, salamargando a tirania”. (Eduardo Alves da Costa, Salamargo) http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/milene/milene1ano2.htm |
Atividade 2
A tarefa agora é criar neologismos independente de campo temático pré-estabelecido. A criação pode se dar por meio da junção de duas palavras conhecidas. Por exemplo,
CRACONHA – junção de crack com maconha
ABORRESCENTE - aborrecido com adolescente
ADULTESCENTE - cruzamento de adulto com adolescente
CHÁ DE CHUMBO - nome de uma droga
Importante:
O aluno poderá criar palavras:
• pela mesma estratégia de chá de chumbo
• pela mesma estratégia de craconha
Entenda melhor como funcionam essas estratégias. É importante ressaltar que estamos chamando a atenção aqui para os neologismos, ou seja, as palavras novas, criadas há pouco tempo. No entanto, todas as palavras, mesmo as “antigas”, um dia já foram neologismos. E as estratégias empregadas para formá-las foram basicamente as mesmas que empregamos para formar as palavras novas hoje.
a) Composição (chá de chumbo): Essa estratégia consiste na união de duas ou mais palavras que têm, sozinhas, um determinado significado, mas que, quando se juntam, passam a ter outro. Em chá de chumbo, por exemplo, temos as palavras chá (uma bebida), de (preposição) e chumbo (um metal), que, juntas, formam o nome de uma droga. A composição, em muitos casos, pode aparecer com hífen, mas cuidado! Nem sempre isso acontece.
b) Cruzamento vocabular (craconha): Alguns consideram um tipo de composição, porque também acontece com duas ou mais palavras. A diferença é que, no cruzamento vocabular (também conhecido como palavra-valise), entram só “pedaços” das palavras. Muitas vezes, também, as palavras que entram têm sons em comum. Veja só: tanto crack como maconha têm os sons /ak/ (escrito -ack no caso de crack e -ac- no caso de maconha). Isso facilita a união das duas palavras para formar craconha. Esse tipo de estratégia costuma formar palavras que chamam muito a atenção do leitor/interlocutor.
Depois de criados, o professor construirá com a turma um DICIONÁRIO DE NEOLOGISMOS. A ideia é arrumar um caderno que ficará disponível o ano todo em um armário na sala de aula. Durante o ano, conforme o aparecimento nos textos lidos ou a criação de algum neologismo, os alunos irão anotando no caderno. A professora deverá instruí-los para escreverem o significado das palavras e colocarem um exemplo em uma frase.
http://www.gazetadopovo.com.br/colunistas/conteudo.phtml?tl=1&id=936867&tit=Neologismos
http://www.filologia.org.br/vcnlf/anais%20v/civ2_11.htm
http://www.fflch.usp.br/dlcv/lport/pdf/slp24/05.pdf
Professor, nos sites acima, você poderá complementar seus conhecimentos sobre o assunto e, assim, melhorar sua prática em relação ao ensino dos neologismos.
A avaliação estará vinculada à participação do aluno nas discussões sobre o conteúdo "neologismo" e especialmente na realização das atividades de identificação, análise e criação de neologismos. No que tange à criação, este é o momento em que o professor verificará quão criativo e interessado em aprender foi seu aluno.
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01/09/2014
Cinco estrelasExcelente material
28/11/2012
Cinco estrelasEu adorei esta mini aula
17/05/2011
Cinco estrelasSua aula está muito bem elaborada. Estava procurando algoi assím para fazer com minha turma de 3º ano e foi perfeito. Parabéns!!
12/05/2011
Três estrelasA aula está boa , porém muito complexa para alunos do ensino fundamental, pois o colega usa palavras de dificil entendimento para esse nível escolar - Ensino Fundamental.
23/02/2011
Cinco estrelasMuito boa. Atual. Foi muito bom analisar c os alunos. Estava sentindo dificuldades de como direcionar e apresentar textos sobre o assunto. Encontrei a aula prontinha! Prática. Interessante. Os alunos gostaram muito e apresentaram outros textos. Sentiram-se à vontade. Parabéns!