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Construindo a escala geológica

 

31/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá compreender através de atividades práticas a evolução geológica da Terra, facilitando o aprendizado do tempo geológico.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Pedir os alunos para completar a tabela a seguir, por enquanto, somente a segunda coluna, sem nenhuma consulta, somente com os respectivos conhecimentos.

 

Eras Geológicas Uma característica                                
Azóica    
Pré-Cambriana    
Paleozóica    
Mesozóica    
Cenozóica    

2° Passo: Reproduza cópias do texto a seguir ou apresente em datashow. Peça que os alunos leiam em voz alta, um de cada vez, até o seu término.

Antropoceno, a era geológica em que o homem "desregulou" a Terra

          PARIS, 4 Jan 2011 - Há 200 anos a Terra vive uma nova era geológica, o Antropoceno, que começou quando o homem tomou o controle do planeta, acelerou as emissões de C02 e 'desregulou a máquina do mundo', afirma o glaciólogo francês Claude Lorius, um pioneiros dos estudos sobre o clima, em seu novo livro "Voyage dans l'Anthropocène" (Viagem ao Antropoceno, em tradução livre). Escrito em parceria com o jornalista Laurent Carpentier, a obra discorre sobre a modificação do clima, a acidificação dos oceanos, a erosão dos solos e a biodiversidade ameaçada.

          "O homem é um agente determinante da vida sobre a Terra", explica o especialista de 78 anos que, em 2008, recebeu o prêmio "Blue Planet" por seu trabalho. "Se existe um indicador da atividade humana, esse é o gás carbônico. Se queimamos uma floresta, fazemos uma fábrica funcionar, dirigimos um carro, tudo isso é CO2", assinala Lorius.

          O conceito de Antropoceno - uma nova época geológica do Quaternário, consecutiva ao Holoceno, que começou há 10.000 anos -, foi desenvolvido em 2002 pelo geoquímico holandês Paul Crutzen e desde então abriu um espaço na comunidade científica, indica Lorius. Para Crutzen, o Antropoceno começa no ano 1784, quando James Watt inventou a máquina a vapor. O Antropoceno poderia ser acrescentado oficialmente à tabela dos tempos geológicos no 34º Congresso Internacional de Geologia que será realizado de 5 a 10 de agosto de 2012 em Brisbane, Austrália, indica Lorius.

          "Para nós, no entanto, esta nova era já é uma realidade", acrescenta o especialista em geleira, que contribui desde os anos 50 para o estudo da evolução do clima mediante a análise das bolhas de ar presas no gelo há milênios. Lorius foi um dos primeiros a vincular o aumento das temperaturas e a crescente concentração de CO2. "Tivemos uma sorte extraordinária. Acontece que a Antártica era o melhor lugar para se dar conta de que havia um problema global com o clima", explica. Mais de 50 anos depois, o cientista admite, no entanto, que se sente pessimista quanto ao modo que a humanidade está se organizando.

          "Os cientistas podem demonstrar que o planeta é uno e indivisível, que só há uma atmosfera, um oceano, mas não podem demonstrar aos homens que é de interesse comum preservar o planeta", assinala. "Reunir interlocutores com interesses tão diversos não é uma questão de ciência e sim de educação e filosofia", conclui Lorius. 

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/01/antropoceno-a-era-geologica-em-que-o-homem-desregulou-a-terra.html acessado em 27.01.2011.

3º Passo: O professor deverá explicar para os alunos que a escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta. Embora devesse servir de marco cronológico absoluto à Geologia, não há concordância entre cientistas quanto aos nomes e limites de suas divisões. Agora, questione o aluno, leve-o a uma reflexão: O que é era geológica? O que surgiu em cada uma delas? Quando surgiu a vida no planeta? Onde? O que foi a pangeia? Quando surgiram os dinossauros? O homem conviveu com os dinossauros? Por quê? O que seria antropoceno? O que é ciência? O que fazem os cientistas?

4º Passo: Apresente a charge a seguir.

 

Fonte: http://fabianoseixas.blogspot.com/2008/02/petrleo-v.html acessado em: 28.01.2011.

Leve o aluno a uma reflexão e discussão sobre o tema: Quem esta montado no "cavalo"? Ele representava qual país? Por que em direção ao Iraque? Qual o recurso mineral energético destacado na charge? Em qual Era Geológica ele surgiu? Qual o grau de dependência da sociedade contemporânea com relação a esse recurso? Cite alguns objetos construídos com esse recurso energético. Se necessário, peça que os alunos anotem no caderno o que achar conveniente ou escreva no quadro negro, palavras chaves para o desenvolvimento da aula.

5º Passo: Apresente os vídeos a seguir.

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=eq5-LREtRk8

2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=35-ORjErtE0

Agora volte a tabela e complete a terceira coluna, com apoio do texto, da charge e dos vídeos.

6º Passo: Para finalizar as atividades, leve os alunos para o pátio do colégio, peça que construam uma régua das escalas geológicas no chão, de preferência com 2 ou 3 metros de comprimento. Nela, deverá conter todas as Eras e também a chegada do homem ao planeta.  no chãon

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, com a participação positiva dos alunos.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Ricardo dos Santos Lopes, Centro Esatdual de Educação Profissionalizante-Piauí , Piauí - disse:
    ricardolopesgeo@gmail.com

    15/02/2011

    Quatro estrelas

    Muitos parabéns pela sua aula bem elaborada e com um tema de grande énfase para toda a sociedade mundial, e que ainda e um pouco desconhecida nas salas de aula, principalmente em regiões pouco privilegiada por essas informações, como é o sudeste piauiense onde trabalho. Pois é uma população totalmente voltada apenas pelas questões politicas e controladas por oligarquias e acabam deixando esse pensamento cientifico formador depersonalidade de grande importancia para a sociedade contemporânea.


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