21/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica |
1º MOMENTO:
Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando uma sequência de postais diversos e faça questionamentos, como: o que vêem nestas imagens? Alguém pode dizer como chamamos estas imagens?
Diante das respostas das crianças, sugerimos que o professor organize estas idéias, estabelecendo relações entre o que já sabem e novas informações que o professor desenvolverá, como: o que é um cartão postal; para que serve; como e quando utilizamos.
Sugerimos que o professor solicite que cada criança possa trazer um cartão postal que tenha na sua casa para ilustrar o trabalho.
Fonte: http://praiagrande-saopaulo.olx.com.br/500-cartoes-postais-variados-iid-8798599
2º MOMENTO:
Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito dos elementos que constituem um cartão postal (fotografia, legenda, mensagem, destinatário). É importante que neste momento, se possível, cada criança esteja com um cartão postal. Caso não seja possível, a turma poderá estar organizada em pequenos grupos para desenvolver a atividade.
Fonte: http://conteudorelevante.wordpress.com/2008/08/08/cartoes-postais-01
3º MOMENTO:
O professor poderá continuar a aula solicitando que as crianças criem cartões postais usando imagens que poderão ser selecionadas em livros ou revistas, recortadas e coladas numa cartolina/papel cartão. É possível, também, o professor solicitar que as crianças desenhem determinadas imagens no formato de um cartão postal. Após construírem a imagem do cartão postal as crianças poderão escrever uma mensagem e destinar para alguém da sala.
Fonte: http://asset.zcache.com/assets/graphics/z2/mk/custom/mantles/zazzle_postcards_stampAsset.v5.jpg
3º MOMENTO:
O professor retoma com as crianças o que sabem sobre postais e organiza um momento de produção escrita (individual ou em dupla) no qual definirão os elementos que constituem a imagem do cartão postal que cada criança ou dupla recebeu, ou seja, uma legenda.
Sugerimos que o professor organize uma exposição dos postais produzidos pela turma e dos postais que trouxeram de casa, montando um mural ilustrativo com postais de locais visitados ou preferidos das crianças com respectivas legendas criadas pelas crianças.
Sugerimos o link da wikipedia para que o professor possa conhecer as informações mais 'técnicas' referentes aos cartões postais.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal
O vídeo que sugerimos a partir deste link apresenta belas exposições de postais que podem auxiliar o professor no momento de organização do mural ilustrativo das produções das crianças.
O professor poderá avaliar as crianças usando a observação e o registro do desenvolvimento, interesse, participação das crianças nas atividades propostas, destacando se as crianças conseguem reconhecer o cartão postal como um importante portador de texto, bem como, dos elementos que o constituem (fotografia, legenda, mensagem, destinatário).
Três estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/09/2011
Três estrelasBoa sugestão de aula. Apenas ressaltando que o postal é, sobretudo, um transportador de IMAGEM, muito mais que um "portador de texto". Ou seja: um suporte há muito tempo utilizado para ilustrar paisagens históricas, de memória, turismo, folclórica, etc. Sugiro dar mais ênfase à parte visual do artefato em estudo do que ao "texto" (pois este termo sugere que a imagem está atrelada a elementos semânticos que só podem ser "lidos" por uma parcela que foi treinada para decodificar aqueles códigos).
27/05/2011
Quatro estrelasÉ uma ótima aula que possibilita desenvolver a criatividade e a interdisciplinaridade.
27/04/2011
Quatro estrelasAchei interessante e diverte falar sobre cartões postais e, multidisciplinar.