Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Estudando Cartões Postais

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o cartão postal como um importante portador de texto;
  • destacar os elementos que constituem um cartão postal (fotografia, legenda, mensagem, destinatário);
  • criar legendas para os postais trazidos para a sala;
  • montar um mural ilustrativo com postais de locais visitados ou preferidos das crianças.
Duração das atividades
4 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que esta proposta de aula faça parte de um trabalho maior acerca dos portadores textuais que temos e fazemos uso na experiência cotidiana, bem como, de outros portadores que já não são utilizados com frequência nos dias de hoje.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Sugerimos que o professor inicie a aula apresentando uma sequência de postais diversos e faça questionamentos, como: o que vêem nestas imagens? Alguém pode dizer como chamamos estas imagens? 

Diante das respostas das crianças, sugerimos que o professor organize estas idéias, estabelecendo relações entre o que já sabem e novas informações que o professor desenvolverá, como: o que é um cartão postal; para que serve; como e quando utilizamos.

Sugerimos que o professor solicite que cada criança possa trazer um cartão postal que tenha na sua casa para ilustrar o trabalho.

Fonte: http://praiagrande-saopaulo.olx.com.br/500-cartoes-postais-variados-iid-8798599  

2º MOMENTO:

Em seguida, o professor inicia uma conversa a respeito dos elementos que constituem um cartão postal (fotografia, legenda, mensagem, destinatário).  É importante que neste momento, se possível, cada criança esteja com um cartão postal. Caso não seja possível, a turma poderá estar organizada em pequenos grupos para desenvolver a atividade.

 

 

Fonte: http://conteudorelevante.wordpress.com/2008/08/08/cartoes-postais-01

3º MOMENTO:

O professor poderá continuar a aula solicitando que as crianças criem cartões postais usando imagens que poderão ser selecionadas em livros ou revistas, recortadas e coladas numa cartolina/papel cartão. É possível, também, o professor solicitar que as crianças desenhem determinadas imagens no formato de um cartão postal. Após construírem a imagem do cartão postal as crianças poderão escrever uma mensagem e destinar para alguém da sala.

 

Fonte: http://asset.zcache.com/assets/graphics/z2/mk/custom/mantles/zazzle_postcards_stampAsset.v5.jpg

 

Fonte: http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/projetopatrimonio.arteblog.com.br/images/gd/1183341719/Producao-de-cartoes-postais.jpg

3º MOMENTO:

O professor retoma com as crianças o que sabem sobre postais e organiza um momento de produção escrita (individual ou em dupla) no qual definirão os elementos que constituem a imagem do cartão postal que cada criança ou dupla recebeu, ou seja, uma legenda.

Sugerimos que o professor organize uma exposição dos postais produzidos pela turma e dos postais que trouxeram de casa, montando um mural ilustrativo com postais de locais visitados ou preferidos das crianças com respectivas legendas criadas pelas crianças.

Recursos Complementares

Sugerimos o link  da wikipedia para que o professor possa conhecer as informações mais 'técnicas' referentes aos cartões postais.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cart%C3%A3o-postal

O  vídeo que sugerimos a partir deste link apresenta belas exposições de postais que podem auxiliar o professor no momento de organização do mural ilustrativo das produções das crianças. 

http://www.dzai.com.br/jajf/video/playvideo?tv_vid_id=31603

Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças usando a observação e o registro do desenvolvimento, interesse, participação das crianças nas atividades propostas, destacando se as crianças conseguem reconhecer o cartão postal como um importante portador de texto, bem como, dos elementos que o constituem (fotografia, legenda, mensagem, destinatário).

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 1/3 - 33.33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Alexandre, UFG , Goiás - disse:
    alxguimaraes@gmail.com

    08/09/2011

    Três estrelas

    Boa sugestão de aula. Apenas ressaltando que o postal é, sobretudo, um transportador de IMAGEM, muito mais que um "portador de texto". Ou seja: um suporte há muito tempo utilizado para ilustrar paisagens históricas, de memória, turismo, folclórica, etc. Sugiro dar mais ênfase à parte visual do artefato em estudo do que ao "texto" (pois este termo sugere que a imagem está atrelada a elementos semânticos que só podem ser "lidos" por uma parcela que foi treinada para decodificar aqueles códigos).


  • Sayonara Gomes Nonato de Almeida, E. Lions Mossoró Centro , Rio Grande do Norte - disse:
    sayonaranonato@hotmail.com

    27/05/2011

    Quatro estrelas

    É uma ótima aula que possibilita desenvolver a criatividade e a interdisciplinaridade.


  • Carmen Lúcia, E. M. Caetano de Oliveira , Rio de Janeiro - disse:
    carlumar@bol.com.br

    27/04/2011

    Quatro estrelas

    Achei interessante e diverte falar sobre cartões postais e, multidisciplinar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.