Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biomas Brasileiros - UCA

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Conhecer e analisar diferentes tipos de biomas e sua relevância para a vida no planeta;

-Conhecer e perceber as diferenças entre os principais biomas brasileiros, dentre eles: a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado, os campos e o pantanal;

-Conhecer o conceito de biodiversidade e porque o Brasil é considerado o pais com maior biodiversidade no mundo;

-Discutir e propor alternativas para preservação dos biomas brasileiros.

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Verificar se os alunos conhecem os conceitos de ecossistema, bioma e biodiversidade. Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.

Estratégias e recursos da aula

Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a complexidade dos biomas brasileiros,  percebendo a sua diversidade natural, refletindo também a respeito das ameaças causadas pela expansão econômica e por algumas formas de utilização e ocupação territorial. Importante organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e interessem-se pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.

Atividade 1 – Início da pesquisa sobre Biomas

Organize os alunos em grupos, totalizando no mínimo 6 grupos em toda a classe e apresente o mapa abaixo, disponível  no site :

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/ 

Fonte - WWF

Liste com os alunos, os tipos de biomas encontrados no Brasil e atribua a cada grupo o estudo de um dos biomas apresentados, pedindo que observem em cada um deles:

  •  Localidade/ região do Brasil em que pode ser encontrado
  • Características
  • Tipo de vegetação
  • Clima
  • Espécies de animais e vegetais encontrados neste bioma
  • Formas de exploração e se este bioma está ameaçado de alguma forma

Dica: Utilizando os laptops disponibilizados pelo UCA e outros materiais disponíveis na biblioteca da escola, os grupos poderão dividir tarefas de modo que cada um pesquise uma parte e a equipe se reúna para organizar as informações coletadas.

Atividade 2 – Enriquecendo a pesquisa por meio de vídeos

Apresente aos grupos alguns vídeos disponíveis no Portal do Professor e sugira também que pesquisem a respeito no  site

 http://www.youtube.com.br .

Peça as equipes que complementem os trabalhos a partir das descobertas por meio dos vídeos.

Circule entre os grupos e certifique-se que os alunos complementaram o trabalho com as novas descobertas. Caso a conexão com a Internet não esteja muito boa, procure disponibilizar os materiais  na rede da escola e apresente os vídeos aos alunos.

Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Recorde

  Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Piaçava 

Atividade 3 – Organização das informações para socialização

Dê um tempo nesta aula para os alunos organizarem as informações de acordo com o roteiro. Os alunos deverão estar reunidos em grupos e organizar as informações em uma das máquinas, utilizando a melhor estratégia que encontrarem: podem enviar o que pesquisaram por e-mail, utilizar um pen-drive para transporte dos arquivos, ou mesmo compartilhá-las em rede.

 O roteiro também pode ser todo montado em um editor de texto disponível no  laptop ou mesmo em um editor de apresentações.

O grupo também deverá decidir como serão apresentadas as descobertas aos outros grupos e em qual etapa cada membro deverá atuar. Importante que as equipes ensaiem antes e discutam internamente se a apresentação está clara e se nenhum aspecto importante ficou faltando.

Atividade 4 – Organização de um jogo

Sugira a toda a turma que elabore um jogo que poderá ser disponibilizado aos outros alunos. Como sugestão, poderia ser um jogo de associação de peças, ou ainda outros jogos que os alunos conheçam.

 O mais importante é que o jogo explore as características de cada bioma e tenha orientações importantes aos participantes de modo que possam aprender a respeito do assunto.

 Caso seja um jogo da memória,  algumas peças podem explorar  a vegetação de um determinado bioma, outras a região e outras ainda o tipo de espécies que poderiam conviver neste espaço.

 O objetivo do jogo seria organizar diferentes biomas.

 Cada equipe pode ser responsável por criar a parte do jogo relacionada ao seu bioma. O tamanho das peças do jogo também deve ser um combinado geral feito na turma e depois será necessário imprimir as peças e colá-las em cartolina para criação do jogo.

Atividade 5 – Jogando em equipe

Nesta aula os alunos deverão testar o jogo construído, verificando também se há necessidade de algum ajuste.

O professor também poderá provocá-los para pensarem a respeito dos biomas que estão ameaçados e das conseqüências do uso indevido dos recursos naturais, levantando com os alunos possíveis estratégias do que cada um pode fazer para contribuir com o meio ambiente.

Por fim, os alunos deverão propor uma forma de apresentação do jogo a outras turmas e também de sensibilização para a preservação dos biomas brasileiros.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Piaçava Vídeo
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Recorde Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Durante a realização da pesquisa e também na  etapa de produção do jogo, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes  a respeito dos biomas e que foram elencados no roteiro de trabalho. Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 0/2 - 0%
  • Quatro estrelas 2/2 - 100%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.