25/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
-Conhecer e analisar diferentes tipos de biomas e sua relevância para a vida no planeta;
-Conhecer e perceber as diferenças entre os principais biomas brasileiros, dentre eles: a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado, os campos e o pantanal;
-Conhecer o conceito de biodiversidade e porque o Brasil é considerado o pais com maior biodiversidade no mundo;
-Discutir e propor alternativas para preservação dos biomas brasileiros.
Verificar se os alunos conhecem os conceitos de ecossistema, bioma e biodiversidade. Caso não conheçam, em uma aula anterior, lance o desafio para que pesquisem antes e compartilhem os resultados na aula, com seus colegas.
Durante esta aula, os alunos terão oportunidade de compreender a complexidade dos biomas brasileiros, percebendo a sua diversidade natural, refletindo também a respeito das ameaças causadas pela expansão econômica e por algumas formas de utilização e ocupação territorial. Importante organizar o trabalho de modo que os alunos atuem de forma colaborativa e interessem-se pelas produções e descobertas, uns dos outros, por meio da organização dos grupos e interações promovidas e mediadas pelo educador.
Atividade 1 – Início da pesquisa sobre Biomas
Organize os alunos em grupos, totalizando no mínimo 6 grupos em toda a classe e apresente o mapa abaixo, disponível no site :
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/
Fonte - WWF
Liste com os alunos, os tipos de biomas encontrados no Brasil e atribua a cada grupo o estudo de um dos biomas apresentados, pedindo que observem em cada um deles:
Dica: Utilizando os laptops disponibilizados pelo UCA e outros materiais disponíveis na biblioteca da escola, os grupos poderão dividir tarefas de modo que cada um pesquise uma parte e a equipe se reúna para organizar as informações coletadas. |
Atividade 2 – Enriquecendo a pesquisa por meio de vídeos
Apresente aos grupos alguns vídeos disponíveis no Portal do Professor e sugira também que pesquisem a respeito no site
Peça as equipes que complementem os trabalhos a partir das descobertas por meio dos vídeos.
Circule entre os grupos e certifique-se que os alunos complementaram o trabalho com as novas descobertas. Caso a conexão com a Internet não esteja muito boa, procure disponibilizar os materiais na rede da escola e apresente os vídeos aos alunos.
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Recorde
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Piaçava
Atividade 3 – Organização das informações para socialização
Dê um tempo nesta aula para os alunos organizarem as informações de acordo com o roteiro. Os alunos deverão estar reunidos em grupos e organizar as informações em uma das máquinas, utilizando a melhor estratégia que encontrarem: podem enviar o que pesquisaram por e-mail, utilizar um pen-drive para transporte dos arquivos, ou mesmo compartilhá-las em rede.
O roteiro também pode ser todo montado em um editor de texto disponível no laptop ou mesmo em um editor de apresentações.
O grupo também deverá decidir como serão apresentadas as descobertas aos outros grupos e em qual etapa cada membro deverá atuar. Importante que as equipes ensaiem antes e discutam internamente se a apresentação está clara e se nenhum aspecto importante ficou faltando.
Atividade 4 – Organização de um jogo
Sugira a toda a turma que elabore um jogo que poderá ser disponibilizado aos outros alunos. Como sugestão, poderia ser um jogo de associação de peças, ou ainda outros jogos que os alunos conheçam.
O mais importante é que o jogo explore as características de cada bioma e tenha orientações importantes aos participantes de modo que possam aprender a respeito do assunto.
Caso seja um jogo da memória, algumas peças podem explorar a vegetação de um determinado bioma, outras a região e outras ainda o tipo de espécies que poderiam conviver neste espaço.
O objetivo do jogo seria organizar diferentes biomas.
Cada equipe pode ser responsável por criar a parte do jogo relacionada ao seu bioma. O tamanho das peças do jogo também deve ser um combinado geral feito na turma e depois será necessário imprimir as peças e colá-las em cartolina para criação do jogo.
Atividade 5 – Jogando em equipe
Nesta aula os alunos deverão testar o jogo construído, verificando também se há necessidade de algum ajuste.
O professor também poderá provocá-los para pensarem a respeito dos biomas que estão ameaçados e das conseqüências do uso indevido dos recursos naturais, levantando com os alunos possíveis estratégias do que cada um pode fazer para contribuir com o meio ambiente.
Por fim, os alunos deverão propor uma forma de apresentação do jogo a outras turmas e também de sensibilização para a preservação dos biomas brasileiros.
Nome | Tipo |
---|---|
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Piaçava | Vídeo |
Você sabia? Guardiões da Biosfera - Mata Atlântica - Recorde | Vídeo |
Link para discutir biodiversidade:
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biodiversidade/
Durante a realização da pesquisa e também na etapa de produção do jogo, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes a respeito dos biomas e que foram elencados no roteiro de trabalho. Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/02/2014
Quatro estrelasO melhor site e sem dúvida o melhor conteúdo.
14/05/2013
Quatro estrelasMto bom!!