Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Desenvolvimento sustentável : por onde começar?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
Mauricio Andrea Andrioli
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Compreender  o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade

-Pensar em alternativas para promover o desenvolvimento sustentável em situações do cotidiano

-Sensibilizar a comunidade da escola a respeito do tema

Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

----------------------------------

Estratégias e recursos da aula

O conceito de desenvolvimento sustentável  costuma ser simples de ser compreendido, no entanto o objetivo da aula não é apenas conceitual, mas principalmente atitudinal, de modo que as aprendizagens a respeito do tema possam contribuir realmente com a mudança de atitude dos alunos e influência positiva nas comunidades em que atuam. Por esta razão, é muito importante que a aula seja baseada em debates, reflexões e proposições por parte dos alunos. 

Atividade 1 – Discutindo o conceito de desenvolvimento sustentável

Discuta com os alunos a imagem a seguir e verifique se s conseguem relacioná-la com a idéia de desenvolvimento sustentável, antes mesmo de apresentar o conceito. Procure levantar hipóteses sobre o que percebem na imagem, que elementos há de um lado e outro da balança e se seria possível conciliar desenvolvimento/ crescimento econômico com a garantia dos recursos naturais às futuras gerações.

Explore com os alunos, o link disponível no site “Planeta Sustentável”, discutindo inicialmente o conceito de desenvolvimento sustentável e pedindo que listem outras descobertas a respeito do tema.

Link: http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/construcao.shtml 

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

 Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

 Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br   

Compartilhe também com os alunos o áudio, disponível no Portal do Professor, a respeito do tema.

O desenvolvimento sustentável 

Atividade 2 – Testando conhecimentos

Apresente aos alunos alguns testes a respeito dos conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, peça que explorem estas atividades e discutam no final o que já sabiam sobre o tema e  o que aprenderam.

Teste 1 – Você é sustentável?

 http://super.abril.com.br/testes/teste-verde-sustentabilidade-faz-parte-sua-vida-574649.shtml  

Teste 2  - A casa sustentável

http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/construcao.shtml 

Teste 3 – Pegada ecológica

 Descubra qual é o impacto do seu estilo de vida.

http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/ 

Sugestão: após os alunos explorarem os testes, poderão também elaborar uma proposta de entrevista a ser feita na comunidade escolar, explorando todos os itens que consideram essenciais para promover o desenvolvimento sustentável. A elaboração das perguntas pod contemplar as idéias de cada grupo e a entrevista toda ser aplicada pelos alunos da turma. Ao término os dados poderão ser tabulados, compartilhados e discutidos em sala de aula.

Atividade 3 – Alternativas para desenvolvimento sustentável

Proponha aos alunos que pesquisem a respeito de idéias para o desenvolvimento sustentável. Como sugestão, o site Planeta Sustentável divulga diversas alternativas no link: http://planetasustentavel.abril.com.br 

 Organize os alunos em duplas, de modo que cada uma delas apresente uma alternativa para desenvolvimento sustentável. A apresentação poderá ser construída em um editor de apresentações e deverá ter uma breve descrição da proposta, explicação sobre o funcionamento e imagens ilustrando. Após organizar as idéias, os alunos deverão construir as apresentações como se fossem realmente “vender”a idéia a alguém, por isso precisam ter a preocupação de sensibilizar e convencer por meio da apresentação do trabalho.

Atividade 4 – Apresentação das idéias

Cada grupo deverá apresentar suas propostas a classe e os participantes devem comentar e trazer questionamentos sobre a viabilidade de cada idéia, prós e contras. Importante que o professor incentive o debate e que os grupos fiquem atentos e ao mesmo tempo participem durante as apresentações, como forma de valorização ao trabalho das equipes e ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem. Apresente aos alunos  o vídeo “Carta da Terra: começa com você” e discuta com a turma o que foi possível aprender até o momento com os grupos e com os aspectos abordados no vídeo.

 http://planetasustentavel.abril.com.br/video/especiais/carta-terra/carta-terra-comeca-voce-1916b6f7a21463e323204775e28ded3d.shtml 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
O desenvolvimento sustentável Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Observe atentamente em todo o processo, se os alunos:

  • Compreenderam o conceito de desenvolvimento sustentável
  • Se houve envolvimento com o tema
  • Se foi possível perceber interesse em mudança de atitude e sensibilização na própria comunidade escolar a respeito do tema.

Proponha que ao término dos trabalhos os alunos elaborem uma carta para a “Mão Terra”. Nesta carta eles deverão contar tudo que aprenderam nos últimos tempos a respeito do valor que tem o planeta para suas vidas, suas propostas para preservá-lo e compromissos que serão assumidos.

Peça aos alunos que compartilhem suas produções e avalie as considerações individuais de cada um, observando se contemplam os objetivos da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Mari, UERN , Rio Grande do Norte - disse:
    mari170405@hotmail.com

    03/10/2012

    Cinco estrelas

    Nossa!Eu estava pesquisando atividades para realizar um projeto de ensino da disciplina de Didática com o tema Desenvolvimento Sustentável e essa caiu como uma luva.Parabéns!


  • Sandro da Silva Rosa, Colégio Est. do Campo Prof. Argemiro Luiz de Lima , Paraná - disse:
    sandrorider@hotmail.com

    26/07/2012

    Cinco estrelas

    Parabéns pela dinâmica, vou utilizá-la em minhas aulas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.