12/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
-Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade
-Pensar em alternativas para promover o desenvolvimento sustentável em situações do cotidiano
-Sensibilizar a comunidade da escola a respeito do tema
----------------------------------
O conceito de desenvolvimento sustentável costuma ser simples de ser compreendido, no entanto o objetivo da aula não é apenas conceitual, mas principalmente atitudinal, de modo que as aprendizagens a respeito do tema possam contribuir realmente com a mudança de atitude dos alunos e influência positiva nas comunidades em que atuam. Por esta razão, é muito importante que a aula seja baseada em debates, reflexões e proposições por parte dos alunos.
Atividade 1 – Discutindo o conceito de desenvolvimento sustentável
Discuta com os alunos a imagem a seguir e verifique se s conseguem relacioná-la com a idéia de desenvolvimento sustentável, antes mesmo de apresentar o conceito. Procure levantar hipóteses sobre o que percebem na imagem, que elementos há de um lado e outro da balança e se seria possível conciliar desenvolvimento/ crescimento econômico com a garantia dos recursos naturais às futuras gerações.
Explore com os alunos, o link disponível no site “Planeta Sustentável”, discutindo inicialmente o conceito de desenvolvimento sustentável e pedindo que listem outras descobertas a respeito do tema.
Link: http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/construcao.shtml
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.
|
Compartilhe também com os alunos o áudio, disponível no Portal do Professor, a respeito do tema.
Atividade 2 – Testando conhecimentos
Apresente aos alunos alguns testes a respeito dos conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável, peça que explorem estas atividades e discutam no final o que já sabiam sobre o tema e o que aprenderam.
Teste 1 – Você é sustentável?
http://super.abril.com.br/testes/teste-verde-sustentabilidade-faz-parte-sua-vida-574649.shtml
Teste 2 - A casa sustentável
http://planetasustentavel.abril.com.br/simuladores/construcao.shtml
Teste 3 – Pegada ecológica
Descubra qual é o impacto do seu estilo de vida.
http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/
Sugestão: após os alunos explorarem os testes, poderão também elaborar uma proposta de entrevista a ser feita na comunidade escolar, explorando todos os itens que consideram essenciais para promover o desenvolvimento sustentável. A elaboração das perguntas pod contemplar as idéias de cada grupo e a entrevista toda ser aplicada pelos alunos da turma. Ao término os dados poderão ser tabulados, compartilhados e discutidos em sala de aula. |
Atividade 3 – Alternativas para desenvolvimento sustentável
Proponha aos alunos que pesquisem a respeito de idéias para o desenvolvimento sustentável. Como sugestão, o site Planeta Sustentável divulga diversas alternativas no link: http://planetasustentavel.abril.com.br
Organize os alunos em duplas, de modo que cada uma delas apresente uma alternativa para desenvolvimento sustentável. A apresentação poderá ser construída em um editor de apresentações e deverá ter uma breve descrição da proposta, explicação sobre o funcionamento e imagens ilustrando. Após organizar as idéias, os alunos deverão construir as apresentações como se fossem realmente “vender”a idéia a alguém, por isso precisam ter a preocupação de sensibilizar e convencer por meio da apresentação do trabalho.
Atividade 4 – Apresentação das idéias
Cada grupo deverá apresentar suas propostas a classe e os participantes devem comentar e trazer questionamentos sobre a viabilidade de cada idéia, prós e contras. Importante que o professor incentive o debate e que os grupos fiquem atentos e ao mesmo tempo participem durante as apresentações, como forma de valorização ao trabalho das equipes e ao mesmo tempo uma oportunidade de aprendizagem. Apresente aos alunos o vídeo “Carta da Terra: começa com você” e discuta com a turma o que foi possível aprender até o momento com os grupos e com os aspectos abordados no vídeo.
Nome | Tipo |
---|---|
O desenvolvimento sustentável | Áudio |
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/
http://ambiente.hsw.uol.com.br/desenvolvimento-sustentavel.htm
http://planetasustentavel.abril.com.br/download/painel_inicial_casa_sustentavel.pdf
Observe atentamente em todo o processo, se os alunos:
Proponha que ao término dos trabalhos os alunos elaborem uma carta para a “Mão Terra”. Nesta carta eles deverão contar tudo que aprenderam nos últimos tempos a respeito do valor que tem o planeta para suas vidas, suas propostas para preservá-lo e compromissos que serão assumidos.
Peça aos alunos que compartilhem suas produções e avalie as considerações individuais de cada um, observando se contemplam os objetivos da aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/10/2012
Cinco estrelasNossa!Eu estava pesquisando atividades para realizar um projeto de ensino da disciplina de Didática com o tema Desenvolvimento Sustentável e essa caiu como uma luva.Parabéns!
26/07/2012
Cinco estrelasParabéns pela dinâmica, vou utilizá-la em minhas aulas.