13/01/2011
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
- Perceber as diferentes formas de comunicação utilizadas ao longo da história e a relevância de cada uma delas;
-Identificar as formas de comunicação a distância mais utilizadas atualmente;
-Utilizar-se dos meios de comunicação on-line, identificando a relevância de cada um em diferentes contextos.
Verificar com os alunos o que eles entendem por comunicação, de que forma se comunicam atualmente. Pergunte também se sabem como seus avós se comunicavam e se percebem alguma diferença nos meios utilizados. Procure listar qual meio de comunicação os alunos consideram mais antigo e de que forma era utilizado.
A discussão sobre meios de comunicação ao longo da história, é uma oportunidade de discutir não apenas conteúdos relacionados à história e geografia, como também aproveitar para trabalhar as competências envolvidas nos gêneros textuais envolvidos na comunicação por meio de cartas, e-mails e até mesmo telefone e áudio-conferência. É também uma oportunidade para desenvolver nos alunos habilidades de leitura, escrita, oralidade e comunicação gestual.
Peça aos alunos que listem, ao realizarem a pesquisa na Internet, os meios de comunicação que foram utilizados ao longo da história e a tecnologia envolvida. Os alunos deverão analisar a forma de comunicação utilizada, quando surgiu, se é utilizada ainda, qual a tecnologia necessária para seu funcionamento, quantas pessoas poderiam utilizá-lo ao mesmo tempo, dentre outros aspectos. Sugira que pesquisem em livros e também na internet. Indicamos alguns sites que poderão ajudar, porém oriente-os a conversarem também com seus familiares, pois principalmente os avós dos alunos, certamente terão memórias sobre o envio de cartas, uso de telefone com fichas, dentre outros meios.
Link: http://www.youtube.com/watch?v=KOspn9tCsV4&feature=related
http://www.canalkids.com.br/tecnologia/meios/index.htm
http://www.canalkids.com.br/tecnologia/meios/teia2.htm
Mostre aos alunos também este material sobre uso do twitter e redes sociais, como um meio de comunicação e troca de informações moderno e cada vez mais utilizado.
Atividade 2– Organizando uma linha do tempo
Após a coleta de informações, a turma deverá organizar uma linha do tempo. Cada dupla de alunos pode ficar responsável por uma etapa desta atividade, sendo que primeiro os alunos deverão definir quais os meios de comunicação mais antigos e os mais atuais pesquisados. Nesta linha do tempo, também cabe destacar a evolução de alguns meios de comunicação, como por exemplo o telefone e o computador que possibilita várias formas de comunicação de maneira síncrona e assíncrona, inclusive unindo imagem, som, texto e vídeos. Este painel deve ser organizado em um local de fácil acesso na escola, de modo que outros alunos e a comunidade escolar possam visualizá-lo. Será interessante também se os alunos tiverem exemplos de cartas bem antigas, selos, telefones (fixos ou celulares) e mesmo computadores em que seja possível visualizar algum as formas de comunicação.
Maiores informações em: Skype para conversas síncronas por texto, vídeo e áudio - www.skype.com Comunicador instântaneo - www.msn.com Como funciona o e-mail - http://www.youtube.com/watch?v=zttezjWCDIk Como usar internet para comunicar-se - http://www.youtube.com/watch?v=RWTfSvtlnxQ&feature=related Como funcionam as mensagens instantâneas - http://www.youtube.com/user/comotudofunciona#p/u/58/9eiW3PtnJS8 |
Atividade 3 – Apresentando o projeto para a comunidade
Organize um os alunos uma data para apresentação do projeto à comunidade. Crie também um convite e uma pauta da forma como será feita a exposição, bem como outras atividades. No convite, deverá ter informações sobre
Este convite pode ser criado em alguma ferramenta para edição de textos, disponível no laboratório de informática. Nem todos os alunos precisam participar desta etapa, porém todos precisam aprovar o layout e texto do convite a ser enviado à comunidade. Um cartaz exposto na porta da escola, com as mesmas informações também pode ser bastante útil.
Já que estamos falando de meios de comunicação, os alunos podem utilizar-se dos meios mais simples e próximos à comunidade para ajudarem na divulgação do evento, tais como: bilhete, e-mail, ligações telefônicas, dentre outros.
Verifique o que os próprios alunos irão sugerir. Ao apresentar o projeto para a comunidade, os alunos poderão demonstrar também como é possível utilizar comunicadores instantâneos, skype, e-mail e até mesmo videoconferência por skype ou outro meio para comunicar-se com um grande número de pessoas.
Uma sugestão para enriquecer a apresentação é eleger um tema e demonstrar de que forma um mesmo assunto seria abordado em uma carta, e-mail, ligação telefônica, conversa em um comunicador instantâneo e videoconferência.
Neste caso, após definir o escopo do assunto, cada grupo poderia se encarregar de produzir o material demonstrando as diferentes maneiras que temos de comunicar um assunto, vantagens e desvantagens de cada uma.
No evento, poderá ter também entrevistas com avós que utilizavam outros meios de comunicação, contando a emoção de enviar uma carta e esperar pela resposta, como foi adquirir o primeiro telefone e como era utilizado, dentre outros aspectos.
Nome | Tipo |
---|---|
Twitter [Modernidades] | Vídeo |
---------------------------------------------------
Na avaliação, que deverá ocorrer em todo o processo, deverá ser observado se os alunos percebem que as tecnologias que temos atualmente não surgiram de repente e ao mesmo tempo estão em constante evolução. Além disso é importante que os alunos não apenas tenham compreendido o tema proposto, como também saibam analisar criticamente as diferentes formas de comunicação que temos e as competências envolvidas em cada uma delas, dentre estas, a necessidade de aperfeiçoamento constante da capacidade de escrita, comunicação oral e mesmo gestual.
Divida os alunos em duplas, e peça que troquem e-mails ou cartas contando sobre o que aprenderam, o que consideraram mais desafiador e quais competências sentem ainda necessidade de desenvolver para conseguir utilizar melhor as diferentes formas de comunicação. Por fim, a dupla deverá organizar um único e-mail, sintetizando a discussão realizada e encaminhar ao professor da turma que poderá utilizar este material como mais um instrumento de avaliação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/06/2012
Cinco estrelasAdorei sua aula, Me ajudou bastante pois estou trabalhando genero carta.Valeu pelas dicas.