Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Romeu e Julieta: um amor impossível

 

17/12/2010

Autor e Coautor(es)
Gilka Silva Pimentel
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a história de Romeu e Julieta.
  • Identificar atitudes de intolerância através do comportamento das famílias de Romeu e Julieta.
  • Produzir texto narrativo
  • Conhecer outras versões da história de Romeu e Julieta.
Duração das atividades
6 aulas de 1 hora
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  1. Leitura de Romeu e Julieta
  2. Brincadeira simbólica
Estratégias e recursos da aula

Contextualizando

Nessa idade é bastante comum observar crianças que afirmam estar “namorando”. A divisão de sexos no pátio do colégio ou no parque ainda é forte. Mas há uma diferença: antes eles não se aturavam. Agora é mais comum encontrar “casais”. Na infância, o que é tido como namoro, muitas vezes não passa de uma grande amizade entre meninos e meninas. Esse estar junto tem características distintas e depende da idade das crianças. A temática do amor é  entendida como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Observando as crianças nas suas descobertas  podemos propor situações significativas de aprendizado e reflexão. Nada mais interessante do que a literatura para iniciar um diálogo sobre o amor

Por que não falar do amor Romântico de Romeu e Julieta?

Sinopse da história de Romeu e Julieta.

O livro Romeu e Julieta conta a história de duas famílias que há muitos anos herdara de seus antepassados uma inimizade, a qual trazia consigo grandes tragédias. Essa inimizade tinha como sobrenome os Montechios e os Capuletos.

O foco principal da história dramática de Shakespeare eram seus herdeiros, Romeu Montechios e Julieta Capuleto que se apaixonaram numa festa na casa dos Capuletos na qual Romeu entrou como intruso.

Primeira atividade

Traga para a hora da história o livro de Romeu e Julieta. Converse sobre o autor e suas obras. Leia durante vários dias de acordo com os capítulos. A cada interrupção desperte a curiosidade do grupo sobre o que vai acontecer com Romeu e Julieta. Eles vão ficar juntos? Depois de concluir a leitura promova uma roda de conversa sobre a história. Problematize:

  1. Se fosse o autor como escreveria o final da história?
  2. Por que os pais de Julieta não aprovavam o namoro?
  3. Se fosse Julieta casaria assim mesmo escondida dos pais?
  4. Se fosse Romeu teria que tipo de reação diante da morte do amigo Mercúcio por Teobaldo?

Acesse o site e leia o resumo da história.

http://pt.shvoong.com/books/301956-romeu-julieta/ 

 

Fonte: http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-romeu-julieta-shakespeare-p-74.html 

Segunda Atividade

 

Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.

Escolha junto com as crianças algumas cenas e sugira uma brincadeira simbólica. Organize o grupo na roda de modo que todas as crianças possam vivenciar as cenas e as situações envolvendo os personagens principais. Depois sugira o registro da brincadeira.

Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.

Terceira Atividade

Traga para a sala o CD Monte Castelo da Legião Urbana . Leia a letra da música. Converse na roda sobre o que as crianças entenderam da letra da música.  Instigue o grupo a estabelecer relações entre a música e o livro. Pergunte:

  1. Qual a relação entre a letra da música e a história de Romeu e Julieta?
  2. Por que o amor arde e dói?
  3. Como era o amor de Romeu e Julieta?

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

 É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

 É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente;

 É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

 É servir a quem vence, o vencedor;

 É ter com quem nos mata lealdade

Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?

 fonte: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/ 

Quarta atividade

 Leia a versão Romeu e Julieta de Ruth Rocha e/ou  Romeu suspira, Julieta espirra de  Maria Amália Camargo. Depois proponha a criação de uma versão do grupo para Romeu e Julieta. Para encerrar o trabalho proponha a exibição do filme Romeu e Julieta.

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c&feature=related  

Fonte: http://www.agirafa.com.br/girafinha/detalhe_produto.asp?id=9  

Recursos Complementares

Filme: Romeu e Julieta

 Sinopse

 Em Verona Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas conseqüências.

Título no Brasil:  Romeu e Julieta Título Original:  Romeo and Juliet País de Origem:  Inglaterra / Itália

Gênero:  Drama

Tempo de Duração: 113 minutos

Ano de Lançamento:  1968

 Site Oficial:  Estúdio/Distrib.: 

 Paramount / Dreamworks

Direção:  Franco Zeffirelli  

Para saber +

Resumo do Livro Romeu e Julieta acesse:

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1177.html 

Adaptações/ versões de Romeu e Julieta

Romeu e Julieta. Editora: Ática Autor: RUTH ROCHA. Ano: 2000 Edição: 14 Número de páginas: 40

Sinopse:

Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores.Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode se conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?

Romeu suspira, Julieta espirra

Textos de  Maria Amália Camargo.Ilustrações de Silvana Rando. Editora: GIRAFINHA . Edição: 1ª EDICAO - 2007 .Numero de páginas: 48

Sinopse  

Julieta fazia sumô. Romeu, bolerinhos de tricô. Romeu não gostava de escada em caracol. Julieta, de ter terçol. E foi assim, numa festa para lá de esquisita, com muitas Madalenas, Carolinas e até um xeique de nome estranho, que o casal Romeu e Julieta, mesmo com quase nada em comum, ficou cheio de encanto um pelo outro. Neste livro, Maria Amália Camargo brinca com a língua portuguesa, mostrando que por meio de associações de palavras e brincadeiras com rimas é possível estimular a criatividade e fortalecer o vocabulário do jovem leitor. Além disso, o livro reconta de maneira muito divertida e contemporânea, o encontro do casal mais apaixonado da literatura universal.

Música

Monte Castelo. Legião Urbana

http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/ 

http://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8 

Avaliação

 Verificar durante o processo de trabalho:

  1. A participação e o envolvimento da criança durante a leitura dos livros.
  2. O modo como desenvolveu os papéis de Romeu e Julieta durante a brincadeira.
  3. A desenvoltura, a criatividade, a improvisação da criança durante a brincadeira.
  4. A produção do texto narrativo.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.