17/12/2010
Maria da Conceição Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | História | Tempo cronológico |
Contextualizando
Nessa idade é bastante comum observar crianças que afirmam estar “namorando”. A divisão de sexos no pátio do colégio ou no parque ainda é forte. Mas há uma diferença: antes eles não se aturavam. Agora é mais comum encontrar “casais”. Na infância, o que é tido como namoro, muitas vezes não passa de uma grande amizade entre meninos e meninas. Esse estar junto tem características distintas e depende da idade das crianças. A temática do amor é entendida como um princípio que governa a união dos elementos naturais e como princípio de relação entre os seres humanos. Observando as crianças nas suas descobertas podemos propor situações significativas de aprendizado e reflexão. Nada mais interessante do que a literatura para iniciar um diálogo sobre o amor
Por que não falar do amor Romântico de Romeu e Julieta?
Sinopse da história de Romeu e Julieta.
O livro Romeu e Julieta conta a história de duas famílias que há muitos anos herdara de seus antepassados uma inimizade, a qual trazia consigo grandes tragédias. Essa inimizade tinha como sobrenome os Montechios e os Capuletos.
O foco principal da história dramática de Shakespeare eram seus herdeiros, Romeu Montechios e Julieta Capuleto que se apaixonaram numa festa na casa dos Capuletos na qual Romeu entrou como intruso.
Traga para a hora da história o livro de Romeu e Julieta. Converse sobre o autor e suas obras. Leia durante vários dias de acordo com os capítulos. A cada interrupção desperte a curiosidade do grupo sobre o que vai acontecer com Romeu e Julieta. Eles vão ficar juntos? Depois de concluir a leitura promova uma roda de conversa sobre a história. Problematize:
Acesse o site e leia o resumo da história.
http://pt.shvoong.com/books/301956-romeu-julieta/
Fonte: http://www.toymagazine.com.br/livro-infantil-romeu-julieta-shakespeare-p-74.html
Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.
Escolha junto com as crianças algumas cenas e sugira uma brincadeira simbólica. Organize o grupo na roda de modo que todas as crianças possam vivenciar as cenas e as situações envolvendo os personagens principais. Depois sugira o registro da brincadeira.
Fonte: Arquivos do Nei/cap/ufrn.2008.
Traga para a sala o CD Monte Castelo da Legião Urbana . Leia a letra da música. Converse na roda sobre o que as crianças entenderam da letra da música. Instigue o grupo a estabelecer relações entre a música e o livro. Pergunte:
Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente; É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade
Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, se tão contrário a si é o mesmo Amor?
fonte: http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/
Leia a versão Romeu e Julieta de Ruth Rocha e/ou Romeu suspira, Julieta espirra de Maria Amália Camargo. Depois proponha a criação de uma versão do grupo para Romeu e Julieta. Para encerrar o trabalho proponha a exibição do filme Romeu e Julieta.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=28G4v-6hk9c&feature=related
Fonte: http://www.agirafa.com.br/girafinha/detalhe_produto.asp?id=9
Filme: Romeu e Julieta
Sinopse
Em Verona Romeu (Leonard Whiting), um jovem, fica apaixonado e é correspondido por Julieta (Olivia Hussey), uma donzela que pertence a uma família rival. No entanto, este amor profundo terá trágicas conseqüências.
Título no Brasil: Romeu e Julieta Título Original: Romeo and Juliet País de Origem: Inglaterra / Itália
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento: 1968
Site Oficial: Estúdio/Distrib.:
Paramount / Dreamworks
Direção: Franco Zeffirelli
Para saber +
Resumo do Livro Romeu e Julieta acesse:
http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_1177.html
Adaptações/ versões de Romeu e Julieta
Romeu e Julieta. Editora: Ática Autor: RUTH ROCHA. Ano: 2000 Edição: 14 Número de páginas: 40
Sinopse:
Um reino colorido e cheio de flores, onde as coisas são separadas pelas cores.Tudo muito lindo para cheirar e ver, mas quem mora ali nem pode se conhecer! Será que a cor das asas de Romeu e Julieta vai mesmo separar essas crianças-borboletas?
Romeu suspira, Julieta espirra
Textos de Maria Amália Camargo.Ilustrações de Silvana Rando. Editora: GIRAFINHA . Edição: 1ª EDICAO - 2007 .Numero de páginas: 48
Sinopse
Julieta fazia sumô. Romeu, bolerinhos de tricô. Romeu não gostava de escada em caracol. Julieta, de ter terçol. E foi assim, numa festa para lá de esquisita, com muitas Madalenas, Carolinas e até um xeique de nome estranho, que o casal Romeu e Julieta, mesmo com quase nada em comum, ficou cheio de encanto um pelo outro. Neste livro, Maria Amália Camargo brinca com a língua portuguesa, mostrando que por meio de associações de palavras e brincadeiras com rimas é possível estimular a criatividade e fortalecer o vocabulário do jovem leitor. Além disso, o livro reconta de maneira muito divertida e contemporânea, o encontro do casal mais apaixonado da literatura universal.
Música
Monte Castelo. Legião Urbana
http://letras.terra.com.br/legiao-urbana/22490/
http://www.youtube.com/watch?v=ctAWPmcHoF8
Verificar durante o processo de trabalho:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!