Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Postais Poéticos: uma artista em nossa sala

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a biografia da artista Andréa Diniz e o contexto de produção dos postais poéticos;
  • apreciar os postais e produzir obras próprias fazendo uso da técnica de completar a imagem;  
  • criar legendas para suas obras e expor seus trabalhos para posterior apreciação.
Duração das atividades
3 momentos com duração aproximada de 50 minutos cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É importante que as crianças saibam os elementos que constituem um cartão postal (fotografia, legenda, mensagem, destinatário) para compreender o contexto de produção de um artista.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

Sugerimos que o professor inicie esta proposta de aula, retomando algumas informações referentes aos cartões postais, como: o que é um cartão postal, seus elementos constitutivos e sua função. Para este momento, o professor poderá utilizar o texto coletivo construído com as crianças, como o que apresentamos abaixo:

 

O que aprendemos sobre cartão postal

 

O postal é diferente da foto porque tem algumas coisas escritas atrás, que são o endereço, o lugar para escrever uma mensagem, o lugar do selo e das informações da foto. A foto na frente do postal representa um lugar.

 

Texto coletivo – 1º ano/tarde

 

Depois, o  professor poderá propor que as crianças entrevistem uma pessoa/artista que já produziu cartões postais. Na ocasião, definirão o que perguntar, quem irá fazer as perguntas e quem irá anotar as respostas dadas pela artista. Nesse momento, apresentamos como sugestão algumas imagens da coleção postais poéticos de Andréa Diniz.

"Barragem Armando Ribeiro" - frente

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

"Barragem Armando Ribeiro" - verso

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

"Fazenda Turquia - Caicó/RN" - frente

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

"Fazenda Turquia - Caicó/RN" - verso

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

 

2º MOMENTO:

O professor, juntamente com as crianças, inicia a entrevista com a artista Andréa Diniz. É importante que o professor também registre as informações da artista para retomar com o grupo posteriormente, a fim de construírem um texto coletivo sobre o que aprenderam sobre a autora.

Crianças entrevistando Andréa Diniz 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

Andréa Diniz apresentando seus postais 

Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN

ENTREVISTANDO ANDRÉA DINIZ

 

ANDRÉA É UMA PROFESSORA DE CRIANÇAS QUE TRABALHA NO NEI E É APAIXONADA POR FOTOGRAFIA. ELA GOSTA DE ESCREVER POESIA NAS HORAS VAGAS.  COMO GOSTARIA DE SOCIALIZAR AS BELEZAS QUE VIU PELO BRASIL NAS SUAS VIAGENS, DECIDIU ORGANIZAR "CARTÕES POÉTICOS". OS CARTÕES POÉTICOS REÚNEM 16 POSTAIS COM 16 POEMAS. SÃO IMAGENS LINDAS E BEM DIFERENTES. FOI MUITO LEGAL CONVERSAR COM ANDRÉA E SABER PORQUE ELA FEZ ESTE TRABALHO.

 

 

TEXTO COLETIVO - 1º ANO - VESPERTINO

 

3º MOMENTO:

Sugerimos que o professor promova um momento de criação artística por parte  das crianças, no qual cada criança produzirá uma obra própria, representando paisagens da natureza deste Brasil.  A atividade poderá ser feita a partir da técnica de continuação da imagem, completando o cenário que aparece na imagem original.

Exemplo: O postal da 'Fazenda Turquia' mostra um recorte na paisagem. Desse modo, o professor cola este postal numa cartolina branca, no centro da folha, e solicita que as crianças completem a paisagem que aparece no postal continuando os elementos que aparecem na imagem desenhando com lápis grafite.

Depois que cada criança desenhar seu postal/sua obra, o professor solicita que cubra o traçado com hidrocor preto e, depois, pinte a paisagem com giz de cera raspado/triturado.

Para finalizar este momento, o professor poderá pedir que as crianças criem legendas para suas produções individuais.

Posteriormente, em duplas, as crianças poderão criar uma frase que fale sobre a impressão que aquela paisagem provocou. Poderá ser criado na sala "o cantinho dos postais" como forma de socialização de lugares que já conheceram/visitaram.

Recursos Complementares

DINIZ, Andréa. Coleção Cartões Poéticos. Fotos e Textos - Andréa Diniz. Natal/RN, 2007.

http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/082/filosofia/conteudo_486105.shtml

http://postaispoeticos.blogspot.com/  

Avaliação

O professor poderá avaliar as crianças observando e registrando o seu desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, bem como, a atenção, interesse e participação das crianças. Neste registro o professor deverá observar se as crianças são capazes de identificar alguns aspectos da vida da artista Andréa Diniz, bem como do contexto da produção dos seus postais poéticos e os elementos constitutivos deste suporte textual.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Wilson Moreira dos Santos, ESCOLA MUNICIPAL CRISPIM DANTAS DE OLIVEIRA , Bahia - disse:
    historia.wilson@hotmail.com

    13/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei, estava querendo uma aula diferente sobre cartão postal


  • Robenice de Sena, Escola Estadual Fabrício Maranhão , Rio Grande do Norte - disse:
    robenice.pv@hotmail.com

    11/02/2011

    Cinco estrelas

    Achei excelente. Muito legal. Esta aula, com serteza, levarei para minha escola e farei comentários para os professores, no dia do planejamento. Na minha cidade nós temos também uma poetisa, ela se chama Telma Galvão. Vou surgerir que o professor a convide e ministre esta aula seguindo os passo desta aula aqui exposta. Leghal!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.