07/02/2011
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
1º MOMENTO:
Sugerimos que o professor inicie esta proposta de aula, retomando algumas informações referentes aos cartões postais, como: o que é um cartão postal, seus elementos constitutivos e sua função. Para este momento, o professor poderá utilizar o texto coletivo construído com as crianças, como o que apresentamos abaixo:
O que aprendemos sobre cartão postal
O postal é diferente da foto porque tem algumas coisas escritas atrás, que são o endereço, o lugar para escrever uma mensagem, o lugar do selo e das informações da foto. A foto na frente do postal representa um lugar.Texto coletivo – 1º ano/tarde |
Depois, o professor poderá propor que as crianças entrevistem uma pessoa/artista que já produziu cartões postais. Na ocasião, definirão o que perguntar, quem irá fazer as perguntas e quem irá anotar as respostas dadas pela artista. Nesse momento, apresentamos como sugestão algumas imagens da coleção postais poéticos de Andréa Diniz.
"Barragem Armando Ribeiro" - frente
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
"Barragem Armando Ribeiro" - verso
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
"Fazenda Turquia - Caicó/RN" - frente
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
"Fazenda Turquia - Caicó/RN" - verso
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
2º MOMENTO:
O professor, juntamente com as crianças, inicia a entrevista com a artista Andréa Diniz. É importante que o professor também registre as informações da artista para retomar com o grupo posteriormente, a fim de construírem um texto coletivo sobre o que aprenderam sobre a autora.
Crianças entrevistando Andréa Diniz
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
Andréa Diniz apresentando seus postais
Fonte: Arquivo pessoal da professora - NEI/UFRN
ENTREVISTANDO ANDRÉA DINIZ
ANDRÉA É UMA PROFESSORA DE CRIANÇAS QUE TRABALHA NO NEI E É APAIXONADA POR FOTOGRAFIA. ELA GOSTA DE ESCREVER POESIA NAS HORAS VAGAS. COMO GOSTARIA DE SOCIALIZAR AS BELEZAS QUE VIU PELO BRASIL NAS SUAS VIAGENS, DECIDIU ORGANIZAR "CARTÕES POÉTICOS". OS CARTÕES POÉTICOS REÚNEM 16 POSTAIS COM 16 POEMAS. SÃO IMAGENS LINDAS E BEM DIFERENTES. FOI MUITO LEGAL CONVERSAR COM ANDRÉA E SABER PORQUE ELA FEZ ESTE TRABALHO.
TEXTO COLETIVO - 1º ANO - VESPERTINO |
3º MOMENTO:
Sugerimos que o professor promova um momento de criação artística por parte das crianças, no qual cada criança produzirá uma obra própria, representando paisagens da natureza deste Brasil. A atividade poderá ser feita a partir da técnica de continuação da imagem, completando o cenário que aparece na imagem original.
Exemplo: O postal da 'Fazenda Turquia' mostra um recorte na paisagem. Desse modo, o professor cola este postal numa cartolina branca, no centro da folha, e solicita que as crianças completem a paisagem que aparece no postal continuando os elementos que aparecem na imagem desenhando com lápis grafite.
Depois que cada criança desenhar seu postal/sua obra, o professor solicita que cubra o traçado com hidrocor preto e, depois, pinte a paisagem com giz de cera raspado/triturado.
Para finalizar este momento, o professor poderá pedir que as crianças criem legendas para suas produções individuais.
Posteriormente, em duplas, as crianças poderão criar uma frase que fale sobre a impressão que aquela paisagem provocou. Poderá ser criado na sala "o cantinho dos postais" como forma de socialização de lugares que já conheceram/visitaram.
DINIZ, Andréa. Coleção Cartões Poéticos. Fotos e Textos - Andréa Diniz. Natal/RN, 2007.
http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/082/filosofia/conteudo_486105.shtml
O professor poderá avaliar as crianças observando e registrando o seu desenvolvimento nas atividades propostas durante a aula, bem como, a atenção, interesse e participação das crianças. Neste registro o professor deverá observar se as crianças são capazes de identificar alguns aspectos da vida da artista Andréa Diniz, bem como do contexto da produção dos seus postais poéticos e os elementos constitutivos deste suporte textual.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/10/2013
Cinco estrelasGostei, estava querendo uma aula diferente sobre cartão postal
11/02/2011
Cinco estrelasAchei excelente. Muito legal. Esta aula, com serteza, levarei para minha escola e farei comentários para os professores, no dia do planejamento. Na minha cidade nós temos também uma poetisa, ela se chama Telma Galvão. Vou surgerir que o professor a convide e ministre esta aula seguindo os passo desta aula aqui exposta. Leghal!