25/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Informação, comunicação e interação |
-Compreender a história da evolução dos computadores e da Internet;
-Analisar dados estatísticos referentes ao acesso ao computador e Internet em diferentes regiões do Brasil e sua evolução no decorrer dos alunos;
-Propor uma estratégia para orientação a respeito dos primeiros passos referentes ao uso do computador e da Internet a membros da comunidade que não conheçam ainda estas possibilidades.
-----------------------------
Certamente os alunos que atuam no projeto UCA devem ter muita curiosidade sobre como surgiram estes laptops menores e porque sua escola foi contemplada com esta iniciativa. Procure levantar com eles suas hipóteses para que seja possível partir do conhecimento que já possuem a respeito do tema.
Nesta aula os alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a evolução da Informática até os dias atuais e também explorar melhor os recursos dos laptops do Programa UCA, compartilhando suas descobertas com a comunidade.
Certamente o desafio de compartilhar os conhecimentos motivará ainda mais os alunos em suas descobertas.
Atividade 1 – Evolução da Informática
Pergunte aos alunos se eles sabem quando surgiu o laptop.
Certamente alguns deles arriscarão uma resposta, porém é importante que percebam que o laptop é um computador e que não surgiu de repente, pois fez parte da evolução da informática.
Acesse com os alunos o site www.museudocomputador.com.br para que conheçam algumas máquinas antigas.
Compartilhe também com os alunos os vídeos sobre o tema:
História da informática - http://www.youtube.com/watch?v=F3qWg1JBPZg&feature=related
Viagem dentro do computador - http://www.youtube.com/watch?v=0A4CxxJ9h24&feature=related
Discuta com os alunos as principais descobertas.
Certamente eles notarão o quanto os computadores modificaram de tamanho e melhoraram sua capacidade de trabalho. Defina com os alunos, desde o ábaco até os computadores de mão (inclusive os celulares mais avançados) para que cada dupla ou aluno pesquise com maior profundidade sobre um deles.
Descrevendo o modelo, funcionalidades e época em que surgiu. Cada aluno deverá criar um slide contendo a descrição e imagens e o professor ou um aluno da turma deverá juntar todos os slides para uma apresentação compartilhada.
Atividade 2 – O Programa Um Computador por Aluno
Fonte: http://miguelgustavoescola.blogspot.com/2010/11/projeto-uca-um-computador-por-aluno.html
Mostre aos alunos este vídeo que fala sobre o Programa e discuta de que forma surgiram e a finalidade para a educação.
No site www.uca.gov.br os alunos poderão obter maiores informações e também conhecer todas as escolas que estão participando do Programa Piloto.
Acesse com os alunos os Blogs de escolas que participam do programa UCA e peça aos alunos que comentem as publicações. Ao perceber que os alunos compreenderam o que é o programa e quais benefícios podem trazer para a escola, defina tópicos para a elaboração de um vídeo que será apresentado a comunidade escolar.
Cada aluno deverá comentar em 30s um aspecto que fará parte do vídeo. Assim, se a turma tiver 30 alunos, o vídeo terá cerca de 15 minutos. Se os alunos trabalharem em pequenos grupos ou duplas, será possível otimizar o tempo de produção ou ainda elaborar mais de um vídeo, o que deverá ficar a critério do professor.
Dentre os aspectos que devem ser abordados no vídeo, sugerimos:
|
Atividade 3 – Apresentação do projeto UCA a comunidade escolar
Organize com os alunos um evento de apresentação do projeto UCA a comunidade escolar, combinando a pauta do evento e as atividades que serão realizadas.
Neste evento poderá ser apresentado o vídeo produzido pelos alunos e inauguração também do blog da escola, que poderá ser a forma de acesso e acompanhamento dos projetos que serão realizados. O blog pode ser colaborativo, de forma que todos os professores e mesmo os alunos possam atuar.
Para maiores informações consulte os vídeos e sites que possibilitam a criação de blogs colaborativos.
O que é um blog - http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 Como criar um blog no Blogger - http://www.youtube.com/watch?v=aDSvdOt1a-g Como criar blog no Wordpress.com - http://www.youtube.com/watch?v=09UYtWRKu6U
Outra sugestão é que os alunos realizem oficinas apresentando a comunidade algumas possibilidades de uso dos laptops. Nas escolas em que há um laptop para cada aluno, as atividades podem ser realizadas em cada sala de aula. Cada sala poderá escolher um recurso ou mesmo mais de um, e uma dupla de alunos fica encarregada de apresentá-lo a um membro da comunidade, em horários diferenciados. Ao término da oficina, os convidados deixam um comentário no blog e preenchem uma ficha de avaliação a ser construída utilizando o recurso de formulários disponibilizado pelo Google Docs.
Veja neste link como criar formulários no Google: http://www.youtube.com/watch?v=isABH6PyIsQ
|
--------------------------------
Na produção da apresentação a ser compartilhada, procure observar se os alunos contemplaram os aspectos mais importantes discutidos na aula e se houve preocupação com o design e layout da apresentação. Discuta também os resultados finais, as aprendizagens e desafios encontrados na realização das atividades propostas.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/11/2010
Cinco estrelasExcelente para trabalhar com qualquer disciplina,para que o aluno possa conhecer novas maneiras de aprender.