16/02/2011
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Reconhecer o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos;
Identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado;
Resolver questões de semelhança de triângulos em três casos.
Polígonos Semelhantes
Sugere-se apresentar este conteúdo em sala de aula com imagens de espirais.
http://flawegmann.wordpress.com/2010/09/19/a-linguagem-da-luz/
http://ascoresquedou.blogspot.com/2009/05/espiral.html
http://www.matematicaonline.org/index.php?url=historiamatematica
Associe a noção de semelhança na arte e na natureza para os alunos. Se traçarmos triângulos isósceles, semelhantes entre si, é possível construir uma espiral. Como se observa ela pode ser vista em muitas imagens da natureza.
Na Semelhança de Triângulos de acordo com o conceito de semelhança de polígonos, ou seja, os ângulos correspondentes são congruentes e os lados correspondentes são proporcionais. Exemplo:
Professor, para a orientação de Semelhança de Triângulos, elabore uns triângulos em EVA e apresente cada caso.Exemplo:
Oriente os alunos que são suficientes que os triângulos tenham, respectivamente, dois pares de ângulos congruentes, então o terceiro par terá de ângulos congruentes.
Solicite aos alunos como podemos resumir este 1º caso: Deverão responder:
Demonstre que se os triângulos possuem, respectivamente um ângulo congruente formado pelos lados proporcionais, haverá o 2º caso de triângulos semelhantes. Resumindo:
Mostre os triângulos para os alunos e facilmente eles perceberão que basta os lados serem proporcionais, haverá semelhança. Então:
Atividade 1:
Elabore vários pares de triângulos que possam representar os casos de semelhança de triângulos. Crie um jogo onde os alunos em grupos, possam identificar os casos e representar os elementos de semelhanças. Exemplo:
Atividade 2:
Apresente sobre folhas de cartolinas alguns triângulos. Solicite que os alunos representem triângulos semelhantes aos três casos de semelhança.
Atividade 3:
Solicite um painel resumo aos alunos, sobre este conteúdo para a sala de aula. Incentive a criatividade com uso de materiais, liberdade de criação.
xemplo: Colocação dos casos em forma de uma situação contextualizada.
Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.
Abaixo link gratuito para download:
http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm
as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
Os alunos reconheceam o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos?
Os alunos souberam identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado?
Os alunos resolveram questões de semelhança de triângulos nos três casos?
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!