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Semelhança de Triângulos em três casos

 

16/02/2011

Autor e Coautor(es)
Priscila Marquezine Gomes
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos;

Identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado;

Resolver questões de semelhança de triângulos em três casos.

Duração das atividades
Dois tempos de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Polígonos Semelhantes

Estratégias e recursos da aula

Sugere-se apresentar este conteúdo em sala de aula com imagens de espirais.

http://flawegmann.wordpress.com/2010/09/19/a-linguagem-da-luz/

http://jobcriaativo.com/loja/product_info.php?products_id=131&osCsid=c0144d485b503808fe8877ff6524eb6f

http://ascoresquedou.blogspot.com/2009/05/espiral.html

http://www.matematicaonline.org/index.php?url=historiamatematica

Associe a noção de semelhança na arte e na natureza para os alunos. Se traçarmos triângulos isósceles, semelhantes entre si, é possível construir uma espiral. Como se observa ela pode ser vista em muitas imagens da natureza.

Na Semelhança de Triângulos de acordo com o conceito de semelhança de polígonos, ou seja, os ângulos correspondentes são congruentes e os lados correspondentes são proporcionais. Exemplo:

Professor, para a orientação de Semelhança de Triângulos, elabore uns triângulos em EVA e apresente cada caso.Exemplo:

Oriente os alunos que são suficientes que os triângulos tenham, respectivamente, dois pares de ângulos congruentes, então o terceiro par terá de ângulos congruentes.

Solicite aos alunos como podemos resumir este 1º caso: Deverão responder:

Demonstre que se os triângulos possuem, respectivamente um ângulo congruente formado pelos lados proporcionais, haverá o 2º caso de triângulos semelhantes. Resumindo:

Mostre os triângulos para os alunos e facilmente eles perceberão que basta os lados serem proporcionais, haverá semelhança. Então:

Atividade 1:

Elabore vários pares de triângulos que possam representar os casos de semelhança de triângulos. Crie um jogo onde os alunos em grupos, possam identificar os casos e representar os elementos de semelhanças. Exemplo:

Atividade 2:

Apresente sobre folhas de cartolinas alguns triângulos. Solicite que os alunos representem triângulos semelhantes aos três casos de semelhança.

Atividade 3:  

Solicite um painel resumo aos alunos, sobre este conteúdo para a sala de aula. Incentive a criatividade com uso de materiais, liberdade de criação.

xemplo: Colocação dos casos em forma de uma situação contextualizada.

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm

as imagens foram criadas pela autora das aulas com o software GeoGebra

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos reconheceam o conceito de semelhança de polígonos, para entender semelhança de triângulos?

Os alunos souberam identificar o 1°caso AA ângulo-ângulo, o 2°caso LAL lado- ângulo-lado e 3°caso LLL lado-lado-lado?

Os alunos resolveram questões de semelhança de triângulos nos três casos?  

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