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Transporte no Brasil

 

24/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá entender a malha do sitema de transporte no território brasileiro e comparar com a dos países desenvolvidos.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Sem ainda divulgar o tema da aula, mostre a imagem a seguir, através de data-show ou xerox e pergunte para os alunos o que isso representa? 

 

Fonte: http://www.coordenadaseguros.com/produtos/seguros-para-sua-empresa/transportes/ acessado em 23.01.2011.

Depois deles responderem verbalmente a pergunta anterior,  peça aos alunos para preencher a segunda coluna da tabela a seguir. Essa coluna poderá ser feita no próprio caderno.

Perguntas Respostas                         
Qual o transporte mais utilizado no Brasil?    
Qual o sistema de transporte mais eficiente?    
Qual o sistema de transporte mais rápido?    
Quanto custa a passagem por Km percorrido nas rodovias brasileiras?     
Qual o sistema de transporte mais utilizado em nosso território?     
É mais rápido o avião ou o trem-bala?     
Qual a relação entre globalização e os atuais sistemas de transportes?     

 Peça aos alunos que anotem todas as respostas nos seus respectivos cadernos, mesmo que não tenham nenhuma noção da resposta. Posteriormente eles mesmos irão descobrir as respostas corretas. Não ajude o aluno, o professor irá perceber que alguns terão o domínio do assunto, enquanto outros não. 

2º Passo: Mostre a imagem a seguir.

 

Fonte: http://chapaboasnovas.blogspot.com/2009/03/audiencia-publica-com-secretario-de.html acessado em 23.01.2011

 

Mais uma vez, vamos instigar os alunos, pergunte o que eles entenderam da charge. Essa interpretação é importante para o desenvolvimento da aula. Peça que registre tudo no caderno. Tente fazer o aluno pensar em: Qual o custo de uma obra ferroviária? Quanto custa sua manutenção? Qual a influência que o relevo exerce sobre o transporte ferroviário? Essas obras são prioridades no Brasil? É trabalhado conscientização do transporte coletivo no Brasil? Por que JK incentivou o transporte rodoviário em nosso país?

 3º Passo: Reproduza o texto a seguir ou apresente-o em data-show e peça que os alunos leiam em voz alta, um de cada vez.

 

O trem-bala que ligará São Paulo a Campinas e ao Rio de Janeiro conseguirá atingir a velocidade de 350 km/hora, em um percurso de 93 minutos, sendo uma alternativa a ponte-aérea e também às rodovias que ligam os municípios.

          O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que em todos os lugares do mundo onde se instalou o trem ele produziu efeitos positivos. Para isso, haverá conexão dos aeroportos internacionais do Galeão, de Guarulhos e Viracopos, além de uma estação intermediária no trecho do Vale do Paraíba Fluminense e outra no trecho paulista. A previsão do governo é que a obra fique pronta para a realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.         Sabemos das limitações dos aeroportos do trecho Rio São Paulo. Com o TAV [Trem de Alta Velocidade], haverá redução de impactos ambientais e eficiência energética pela quantidade de aviões e carros particulares que deixarão de circular.

          O percurso do trem, que vai da Estação Galeão, no Rio de Janeiro, à Estação Viracopos, em Campinas, será de 510,8 km. Destes, 91 km estão sob túneis, 108 km em pontes e 321 km sobre a superfície. Serão construídas seis estações – Estações Galeão (subterrânea); São José dos Campos (em superfícies); Guarulhos (subterrânea); Campo de Marte (em superfície) e Viracopos (subterrânea) – e mais duas serão revitalizadas, a de Campinhas e a de Barão de Mauá.

          Passos destacou a importância da estatal a ser criada pelo ministério, a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A). Segundo o ministro, a empresa terá papel de “monitorar e acompanhar todos os passos da condução do projeto”. A Etav terá participação acionária na SPE (Sociedade de Propósito Específico), que virá a construir, operar e manter o TAV. Ser sócio ainda que minoritário é sinal de confiança no projeto. Em relação à transferência de tecnologia, a Etav será o braço do governo para promover a coordenação e interface entre os detentores de tecnologia e os centros de pesquisa.

Fonte: http://www.guarulhosonline.com/news/trem-bala-tera-estacao-em-guarulhos/, acessado em: 17.01.2011.

 

De acordo com a charge ,o texto e a internet, peça aos educandos que produzam um texto no caderno com essas informações. Sugiro a utilização da sala de informática do colégio. 

4º Passo: Mostrar os vídeos abaixo, ou escolher pelo menos um deles, que retratam a necessidade de mudança no transporte brasileiro:

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qJzPMUCkyyY

2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JEA9ZgWIv3U&feature=related

3º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=doWBTX-a0ho 

 

5º Passo: Comece questionando o aluno, o que eles entenderam sobre os vídeos e o último texto. Questione se será o primeiro trem-bala no território brasileiro. Quem será beneficiado? Qual será o itinerário? Qual o tipo de classe social que irá utilizar mais esse sistema de transporte? O trem-bala irá modificar o espaço geográfico? como? pessoas serão empregadas? Professor, faça com que o aluno participe da aula de maneira interativa, sendo um de cada vez e anote o que julgar importante no seu quadro negro.

 

6º Passo: Mostrar o texto publicado no site G1, 13/07/2010

Trem-bala prevê sete estações obrigatórias  

          

          BNDES oferecerá R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor para obras. O diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante lançamento do edital de licitação do trem-bala, nesta terça (13). O trem-bala que vai ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro vai ter sete estações no trajeto, de acordo com o edital lançado pelo governo nesta terça-feira (13). Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida (SP), em Guarulhos, no centro de São Paulo (Campo de Marte), em Viracopos e no centro da cidade de Campinas. Os detalhes do edital foram apresentados nesta terça-feira (13) pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.           

          De acordo com o edital, duas outras estações são “flexíveis” –uma no Vale do Paraíba fluminense (Volta Redonda/BarraMansa) e outra no Vale do Paraíba paulista (São José dos Campos). Queremos que o estado tenha preferência. Quem for o vencedor, terá de transferir a tecnologia para o Brasil, Bernardo Figueiredo, diretor da Agência Nacional de TransportesTerrestres (ANTT). Caberá ao consórcio vencedor definir a necessidade de construção dessas duas novas estações. “É facultado ao vencedor abrir quantas estações achar necessário", afirmou o ministro dos Transportes. O projeto do trem de alta velocidade ainda prevê outras duas estações consideradas opcionais, em Jundiaí (SP) e em Resende (RJ).           

          O edital prevê ainda que o valor máximo da tarifa não pode exceder R$ 0,49 por quilômetro na classe econômica. Para a realização do projeto, o governo federal vai oferecer um financiamento de R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Inaugurar trem-bala em 2016 é ‘plenamente possível’, diz Lula. Governo publica no Diário Oficial o modelo de concessão do trem-bala. Esse era um projeto que já vinha sendo trabalhado há mais de dois anos. É importante ressaltar que esse desenvolvimento esteve apoiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Eles tiveram papel importante para a contratação do consórcio consultor, formado por uma empresa americana que trabalhou muito no desenvolvimento dos estudos. Por outro lado, também nos apoiamos em consultores internacionais, que foram contratados com o apoio do Banco Mundial", afirmou o ministro.

 Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/trem-bale-preve-sete-estacoes-obrigatorias.html, acessado em 10/12/2010.

 

Pergunte ao aluno se o texto traz algo de novo. Eles sabem o que é BNDES? Qual a função do BNDES? Qual a função da ANTT? Por que a construção do trem-bala entre Rio-São Paulo? Se necessário, acrescente mais algumas palavras ao seu quadro negro. 

7º Passo: Retome a primeira tabela e peça os alunos que a complete com os dados corretos na terceira coluna, que havia ficado em branco, será necessário os textos, a charge, os mapas, etc trabalhados nessa aula. Peça que o aluno exponha verbalmente o que ele achava do trem-bala brasileiro e o que é de fato esse projeto para o governo federal e o sistema de transporte do nosso território. Como isso irá mudar o espaço geográfico da região sudeste e a vida de vários brasileiros.  

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, de acordo com as explanações dos alunos.

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