24/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
O aluno deverá entender a malha do sitema de transporte no território brasileiro e comparar com a dos países desenvolvidos.
Não há necessidade de conhecimentos prévios
1º Passo: Sem ainda divulgar o tema da aula, mostre a imagem a seguir, através de data-show ou xerox e pergunte para os alunos o que isso representa?
Fonte: http://www.coordenadaseguros.com/produtos/seguros-para-sua-empresa/transportes/ acessado em 23.01.2011.
Depois deles responderem verbalmente a pergunta anterior, peça aos alunos para preencher a segunda coluna da tabela a seguir. Essa coluna poderá ser feita no próprio caderno.
Perguntas | Respostas | |
Qual o transporte mais utilizado no Brasil? | ||
Qual o sistema de transporte mais eficiente? | ||
Qual o sistema de transporte mais rápido? | ||
Quanto custa a passagem por Km percorrido nas rodovias brasileiras? | ||
Qual o sistema de transporte mais utilizado em nosso território? | ||
É mais rápido o avião ou o trem-bala? | ||
Qual a relação entre globalização e os atuais sistemas de transportes? |
Peça aos alunos que anotem todas as respostas nos seus respectivos cadernos, mesmo que não tenham nenhuma noção da resposta. Posteriormente eles mesmos irão descobrir as respostas corretas. Não ajude o aluno, o professor irá perceber que alguns terão o domínio do assunto, enquanto outros não.
2º Passo: Mostre a imagem a seguir.
Fonte: http://chapaboasnovas.blogspot.com/2009/03/audiencia-publica-com-secretario-de.html acessado em 23.01.2011
Mais uma vez, vamos instigar os alunos, pergunte o que eles entenderam da charge. Essa interpretação é importante para o desenvolvimento da aula. Peça que registre tudo no caderno. Tente fazer o aluno pensar em: Qual o custo de uma obra ferroviária? Quanto custa sua manutenção? Qual a influência que o relevo exerce sobre o transporte ferroviário? Essas obras são prioridades no Brasil? É trabalhado conscientização do transporte coletivo no Brasil? Por que JK incentivou o transporte rodoviário em nosso país?
3º Passo: Reproduza o texto a seguir ou apresente-o em data-show e peça que os alunos leiam em voz alta, um de cada vez.
O trem-bala que ligará São Paulo a Campinas e ao Rio de Janeiro conseguirá atingir a velocidade de 350 km/hora, em um percurso de 93 minutos, sendo uma alternativa a ponte-aérea e também às rodovias que ligam os municípios.
O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que em todos os lugares do mundo onde se instalou o trem ele produziu efeitos positivos. Para isso, haverá conexão dos aeroportos internacionais do Galeão, de Guarulhos e Viracopos, além de uma estação intermediária no trecho do Vale do Paraíba Fluminense e outra no trecho paulista. A previsão do governo é que a obra fique pronta para a realização da Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.
Sabemos das limitações dos aeroportos do trecho Rio São Paulo. Com o TAV [Trem de Alta Velocidade], haverá redução de impactos ambientais e eficiência energética pela quantidade de aviões e carros particulares que deixarão de circular.O percurso do trem, que vai da Estação Galeão, no Rio de Janeiro, à Estação Viracopos, em Campinas, será de 510,8 km. Destes, 91 km estão sob túneis, 108 km em pontes e 321 km sobre a superfície. Serão construídas seis estações – Estações Galeão (subterrânea); São José dos Campos (em superfícies); Guarulhos (subterrânea); Campo de Marte (em superfície) e Viracopos (subterrânea) – e mais duas serão revitalizadas, a de Campinhas e a de Barão de Mauá.
Passos destacou a importância da estatal a ser criada pelo ministério, a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A). Segundo o ministro, a empresa terá papel de “monitorar e acompanhar todos os passos da condução do projeto”. A Etav terá participação acionária na SPE (Sociedade de Propósito Específico), que virá a construir, operar e manter o TAV. Ser sócio ainda que minoritário é sinal de confiança no projeto. Em relação à transferência de tecnologia, a Etav será o braço do governo para promover a coordenação e interface entre os detentores de tecnologia e os centros de pesquisa.
Fonte: http://www.guarulhosonline.com/news/trem-bala-tera-estacao-em-guarulhos/, acessado em: 17.01.2011.
De acordo com a charge ,o texto e a internet, peça aos educandos que produzam um texto no caderno com essas informações. Sugiro a utilização da sala de informática do colégio.
4º Passo: Mostrar os vídeos abaixo, ou escolher pelo menos um deles, que retratam a necessidade de mudança no transporte brasileiro:
1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qJzPMUCkyyY
2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=JEA9ZgWIv3U&feature=related
3º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=doWBTX-a0ho
5º Passo: Comece questionando o aluno, o que eles entenderam sobre os vídeos e o último texto. Questione se será o primeiro trem-bala no território brasileiro. Quem será beneficiado? Qual será o itinerário? Qual o tipo de classe social que irá utilizar mais esse sistema de transporte? O trem-bala irá modificar o espaço geográfico? como? pessoas serão empregadas? Professor, faça com que o aluno participe da aula de maneira interativa, sendo um de cada vez e anote o que julgar importante no seu quadro negro.
6º Passo: Mostrar o texto publicado no site G1, 13/07/2010
Trem-bala prevê sete estações obrigatórias
BNDES oferecerá R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor para obras. O diretor da ANTT, Bernardo Figueiredo e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante lançamento do edital de licitação do trem-bala, nesta terça (13). O trem-bala que vai ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro vai ter sete estações no trajeto, de acordo com o edital lançado pelo governo nesta terça-feira (13). Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida (SP), em Guarulhos, no centro de São Paulo (Campo de Marte), em Viracopos e no centro da cidade de Campinas. Os detalhes do edital foram apresentados nesta terça-feira (13) pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e pelo diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.
De acordo com o edital, duas outras estações são “flexíveis” –uma no Vale do Paraíba fluminense (Volta Redonda/BarraMansa) e outra no Vale do Paraíba paulista (São José dos Campos). Queremos que o estado tenha preferência. Quem for o vencedor, terá de transferir a tecnologia para o Brasil, Bernardo Figueiredo, diretor da Agência Nacional de TransportesTerrestres (ANTT). Caberá ao consórcio vencedor definir a necessidade de construção dessas duas novas estações. “É facultado ao vencedor abrir quantas estações achar necessário", afirmou o ministro dos Transportes. O projeto do trem de alta velocidade ainda prevê outras duas estações consideradas opcionais, em Jundiaí (SP) e em Resende (RJ).
O edital prevê ainda que o valor máximo da tarifa não pode exceder R$ 0,49 por quilômetro na classe econômica. Para a realização do projeto, o governo federal vai oferecer um financiamento de R$ 19 bilhões ao consórcio vencedor por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Inaugurar trem-bala em 2016 é ‘plenamente possível’, diz Lula. Governo publica no Diário Oficial o modelo de concessão do trem-bala. Esse era um projeto que já vinha sendo trabalhado há mais de dois anos. É importante ressaltar que esse desenvolvimento esteve apoiado pelo Banco Mundial e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Eles tiveram papel importante para a contratação do consórcio consultor, formado por uma empresa americana que trabalhou muito no desenvolvimento dos estudos. Por outro lado, também nos apoiamos em consultores internacionais, que foram contratados com o apoio do Banco Mundial", afirmou o ministro.
Fonte: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2010/07/trem-bale-preve-sete-estacoes-obrigatorias.html, acessado em 10/12/2010.
Pergunte ao aluno se o texto traz algo de novo. Eles sabem o que é BNDES? Qual a função do BNDES? Qual a função da ANTT? Por que a construção do trem-bala entre Rio-São Paulo? Se necessário, acrescente mais algumas palavras ao seu quadro negro.
7º Passo: Retome a primeira tabela e peça os alunos que a complete com os dados corretos na terceira coluna, que havia ficado em branco, será necessário os textos, a charge, os mapas, etc trabalhados nessa aula. Peça que o aluno exponha verbalmente o que ele achava do trem-bala brasileiro e o que é de fato esse projeto para o governo federal e o sistema de transporte do nosso território. Como isso irá mudar o espaço geográfico da região sudeste e a vida de vários brasileiros.
http://www.transportes.gov.br/
http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1071
http://www.cepa.if.usp.br/energia/energia1999/Grupo4A/transportebrasil.htm
A avaliação deverá ser feita durante toda a aula, de acordo com as explanações dos alunos.
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