Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando e aprendendo a relacionar com o outro.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Paula Silva, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer e explorar diversos materiais em locais diferenciados.

Vivenciar o trabalho em grupo como forma de superar desafio.

Refletir sobre as atividades e as ações manifestadas na aula.

Socializar as atividades tendo a organização grupal como fonte de resolução de problemas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1   

Para esta aula, o professor deverá encaminhar os alunos para um espaço amplo, podendo ser um gramado, uma quadra e organizar alguns colchonetes.

Organizar diversos materiais como: bola de diferentes tamanhos e pesos, corda de diferentes tamanhos, bambolê, jornal, bastão, pneus, cabos de vassoura, elástico etc.

Reunir todos estes materiais pelo espaço e utilizar também, alguns obstáculos.

Iniciar a aula pedindo para que os alunos observem os materiais colocados pelo espaço da atividade.

Dizer a eles que iremos brincar de um caça ao tesouro, e que toda vez que executarmos uma prova e todos os alunos cumprirem toda a tarefa, a turma ganha um pedaço do mapa para acharmos o tesouro.

Se não completar, passa para a outra prova sem o pedaço do mapa. O mapa pode ser o esboço do seu espaço de aula (quadra, pátio). Recorte-o e vá entregando as partes de acordo com as tarefas cumpridas. Prepare as atividades antes, nos espaços.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001087/0000012615.jpg. Acesso em 14/11/10.   

1ª tarefa: Deslocar com os alunos para uma parte do seu espaço de aula para a primeira atividade. Entregar a eles, bolas de diferentes tamanhos, pesos e várias cordas. Pedir a eles, que individualmente, peguem os materiais e deslizem no corpo, girem, equilibrem, chutem, lancem prá cima, rolem com o material, pulem. Se todos conseguirem realizar o desafio, entregue o primeiro pedaço do mapa. Se houver algum aluno que não conseguir cumprir a tarefa, peça que a turma o ajude.

2ª tarefa: Para esta atividade, o local deve ter um piso mais liso e você deve organizar jornais e bastões. Pedir aos alunos que utilizando o jornal, faça dele uma jangada e esta, deverá ser deslocada com o auxilio do bastão. Motive-os, dizendo que o tesouro está próximo e que eles não podem desistir. Entregue o segundo pedaço do mapa para a prova cumprida.

3ª tarefa: Colocar colchonetes em uma rampa ou em algum lugar inclinado, ou sobre alguns materiais que podem ser transformados em rampas – exemplo: plintos, bancos suecos, caixotes com rampas de madeira etc. - e peça para que os alunos desçam de forma livre, depois rolando de diversos jeitos e de costas. Estamos quase completando o mapa.

4ª tarefa: Organizar em outro espaço, pedaços de elásticos e pneus. Os alunos deverão colocar o elástico nos pés ou nas mãos e pular ora dentro, ora na borda dos pneus. Último pedaço do mapa.

Os alunos deverão em grupo, se reunir para decifrar onde está o tesouro, juntando as partes conquistadas. Na caixinha previamente preparada e escondida, coloque bombons e pirulitos.

Dicas de atividades: EDUCAÇÃO INFANTIL SMA. Atividades para movimento. mai. 2010. Disponível em: http://educacaoinfantilsma.blogspot.com/2010/05/atividades-para-movimento.html. Acesso em 14/11/2010.

Aula 2 e 3

Para esta aula, o professor organizará um espaço apropriado para a prática de atividade física. Organizar grupos com quatro alunos.

Cada grupo receberá quatro tipos de materiais, por exemplo: uma bola, uma corda, um bambolê e um bastão. Cada grupo deverá criar brincadeiras ou circuitos, utilizando os materiais que recebeu.

Essas brincadeiras ou circuitos serão criados para superar um desafio colocado pelo professor.

Cada grupo terá um tempo de 10 minutos para propor esta atividade e apresentar.

Colocar os grupos separados pelo espaço de aula, para que possam criar e planejar qual atividade será realizada apenas com seu grupo.

Exemplo de desafios:

  1. Grupo 1: Criar uma atividade que desafie o colega a saltar e rolar.
  2. Grupo 2: Criar uma atividade que desafie o colega a equilibrar e girar.
  3. Grupo 3: Criar uma atividade que desafie o colega a saltar e girar.
  4. Grupo 4: Criar uma atividade que desafie o colega a equilibrar e rolar Grupo 5: Criar uma atividade que desafie o colega a salta e equilibrar.

O professor intervirá no sentido de esclarecer aos alunos quais são os desafios a serem superados e de auxiliar quem solicitar ajuda para executar os movimentos.

Os grupos apresentarão as atividades planejadas e convidarão os demais colegas para vivenciá-las.

Reunir os alunos na sala de aula e conversar sobre as seguintes questões:   

  1. Qual material foi mais difícil para criar a atividade na superação do desafio proposto?
  2. Qual material mais gostou?
  3. Foi bom trabalhar em grupo?
  4. Qual foi o maior desafio?
  5. Teve alguma experiência que não foi legal?
  6. Como podemos resolver o que não deu certo?

Os alunos poderão fazer estas reflexões em grupos ou individualmente. É importante que no final, explicitem o que sentiram e o que aprenderam. 

Recursos Complementares

MACHADO, C. V.; FILHO, F. A. R. Inclusão de movimentos básicos da ginástica rítmica nas aulas de Educação Física escolar. Revista Digital Efdeportes.com. Buenos Aires. Ano 14. n. 141. fev. 2010. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd141/ginastica-ritmica-nas-aulas-de-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 15/11/10. 

Avaliação

Observar e acompanhar se os alunos se envolveram durante a realização das atividades propostas individuais e em grupo: na exploração dos materiais, nos momentos de falar sobre o que fez, o que sentiu, o que aprendeu, se ofereceu ou se pediu ajuda a algum colega.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.