25/01/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Deverá compreender as principais características da população brasileira, com destaque para as mudanças no crescimento vegetativo em nosso território.
Não haverá necessidade de conhecimentos prévios
1º Passo: Pedir aos alunos que preencham a tabela a seguir. Com essa atitude o professor irá levantar pontos para o trabalho dessa aula e ao mesmo tempo instigar a curiosidade dos alunos.
Perguntas |
Respostas |
Sua avó nasceu em qual década? |
|
Quantos filhos teve sua avó? |
|
Sua mãe nasceu em qual década? |
|
Quantos filhos teve sua mãe? |
|
Você nasceu em qual década? |
|
Quantos filhos pretende ter? |
|
2º Passo: Colher essas informações e passar para o quadro negro. Por exemplo, na década de 20 a média de filhos era 17, na década de 30 a média de filhos era 15 e assim sucessivamente. Quando chegar no século XXI, peça que os alunos façam uma comparação, questione o porque dessa diferença? Onde essas pessoas viviam? Quais eram os salários médios? Todos iam a escola? Existia globalização? Qual era o principal sistema de transporte? Deixe que os alunos respondam, cada um a sua maneira, pode até ser contando determinada história, sendo um de cada vez. Isso será importante para o professor fazer suas intervenções.
3º Passo: Apresente a imagem a seguir, em uma cartolina grande ou mesmo em datashow.
Fonte: http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/MULTIMEDIA_corpo.html acessado em: 23/01/2011.
Questionem os alunos. Façam participar da aula. O professor poderá fazer algumas perguntas. Na década de 40, qual era a principal atividade econômica do interior de SP? Quem era a mão de obra na época? Qual era a taxa de natalidade na década de 40? Deixem que os alunos respondam e o professor irá amarando as respostas de acordo com o seu interesse.
4º Passo: Apresente outra imagem.
Fonte: http://pt.wikinoticia.com/estilo%20de%20vida/Maternidade/70586-as-familias-numerosas--guia-de-beneficios-e-descontos, acessado em: 23/01/2011.
Faça o mesmo procedimento de antes. Questione. Informe que trata-se de uma família de seriado de TV. Essa imagem refere-se a uma família tradicional de qual década? Surgiram ou foram divulgados novos métodos dos anticoncepcionais nos últimos anos? Quais? Qual o custo para se ter uma família nessa época?
5° Passo: Apresente a última imagem.
Fonte: http://blogs.abril.com.br/mundobebe/2010/07/filho-unico-uma-realidade-moderna.html acessado em: 23/01/2011.
Depois de mostrar essa imagem, questione novamente. Por quê um único filho? Qual o papel da mulher na sociedade contemporânea? Como são as novas famílias? (se achar conveniente, aproveite para falar de casamentos do mesmo sexo e/ou adoção). A mulher de hoje depende obrigatoriamente da renda do marido? Por quê? Isso interfere na previdência social? Interfere na mão de obra daqui a 30 anos por exemplo?
6º Passo: Mostre os vídeos a seguir, eles irão ajudar a mostrar essa mudança no crescimento vegetativo do Brasil e do mundo.
1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sX1lko1MNUw
2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lpSJ5jT55uk
O professor irá pedir que os alunos façam, mesmo que verbalmente, uma análise crítica dos vídeos, comparando com as imagens e a tabela anterior.
7° Passo: O professor deverá terminar a aula, mostrando que a taxa de natalidade no Brasil mudou, assim como a taxa de mortalidade e o crescimento vegetativo, sendo que essas mudanças são marcantes nas últimas décadas. Se o professor quiser, pode até fazer um paralelo com os países desenvolvidos, dizendo que essa mudança já vem ocorrendo a muito mais tempo.
A avaliação ocorrerá durante toda a aula, com a participação positiva dos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!