Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A população brasileira

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Deverá compreender as principais características da população brasileira, com destaque para as mudanças no crescimento vegetativo em nosso território.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não haverá necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Pedir aos alunos que preencham a tabela a seguir. Com essa atitude o professor irá levantar pontos para o trabalho dessa aula e ao mesmo tempo instigar a curiosidade dos alunos. 

 

Perguntas

Respostas

Sua avó nasceu em qual década?

 

Quantos filhos teve sua avó?

 

Sua mãe nasceu em qual década?

 

Quantos filhos teve sua mãe?

 

Você nasceu em qual década?

 

Quantos filhos pretende ter?

 

 

2º Passo: Colher essas informações e passar para o quadro negro. Por exemplo, na década de 20 a média de filhos era 17, na década de 30 a média de filhos era 15 e assim sucessivamente. Quando chegar no século XXI, peça que os alunos façam uma comparação, questione o porque dessa diferença? Onde essas pessoas viviam? Quais eram os salários médios? Todos iam a escola? Existia globalização? Qual era o principal sistema de transporte? Deixe que os alunos respondam, cada um a sua maneira, pode até ser contando determinada história, sendo um de cada vez. Isso será importante para o professor fazer suas intervenções.

3º Passo: Apresente a imagem a seguir, em uma cartolina grande ou mesmo em datashow.

 

Fonte: http://www.esfcastro.pt:8079/users/franciscosilva/MULTIMEDIA_corpo.html  acessado em: 23/01/2011.

Questionem os alunos. Façam participar da aula. O professor poderá fazer algumas perguntas. Na década de 40, qual era a principal atividade econômica do interior de SP? Quem era a mão de obra na época? Qual era a taxa de natalidade na década de 40? Deixem que os alunos respondam e o professor irá amarando as respostas de acordo com o seu interesse.

4º Passo: Apresente outra imagem.

  

Fonte: http://pt.wikinoticia.com/estilo%20de%20vida/Maternidade/70586-as-familias-numerosas--guia-de-beneficios-e-descontos, acessado em: 23/01/2011.

Faça o mesmo procedimento de antes. Questione. Informe que trata-se de uma família de seriado de TV. Essa imagem refere-se a uma família tradicional de qual década? Surgiram ou foram divulgados novos métodos dos anticoncepcionais nos últimos anos? Quais? Qual o custo para se ter uma família nessa época?

5° Passo: Apresente a última imagem.

  

Fonte: http://blogs.abril.com.br/mundobebe/2010/07/filho-unico-uma-realidade-moderna.html acessado em: 23/01/2011.

Depois de mostrar essa imagem, questione novamente. Por quê um único filho? Qual o papel da mulher na sociedade contemporânea? Como são as novas famílias? (se achar conveniente, aproveite para falar de casamentos do mesmo sexo e/ou adoção). A mulher de hoje depende obrigatoriamente da renda do marido? Por quê? Isso interfere na previdência social? Interfere na mão de obra daqui a 30 anos por exemplo?

6º Passo: Mostre os vídeos a seguir, eles irão ajudar a mostrar essa mudança no crescimento vegetativo do Brasil e do mundo.

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=sX1lko1MNUw

2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=lpSJ5jT55uk

O professor irá pedir que os alunos façam, mesmo que verbalmente, uma análise crítica dos vídeos, comparando com as imagens e a tabela anterior.

7° Passo: O professor deverá terminar a aula, mostrando que a taxa de natalidade no Brasil mudou, assim como a taxa de mortalidade e o crescimento vegetativo, sendo que essas mudanças são marcantes nas últimas décadas. Se o professor quiser, pode até fazer um paralelo com os países desenvolvidos, dizendo que essa mudança já vem ocorrendo a muito mais tempo.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, com a participação positiva dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.