Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Biomas brasileiros e a biodiversidade

 

27/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Deverá avaliar os impactos ambientais no território brasileiro, interpretar charges e entender sobre a biodiversidade brasileira.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: O professor irá apresentar as imagens a seguir, todas de vegetação do território brasileiro e os alunos irão identificar cada uma, mesmo que de maneira verbal, se achar melhor, o professor poderá fazer isso em forma de jogo e atribuir pontos a uma determinada equipe, de acordo com o número de acertos. Essa atividade, será para introduzir o conteúdo, não se preocupe caso os alunos não tenham domínio sobre o assunto, pois alguns assistem mais documentários e viajam mais e outros tem menos acesso a esse tipo de informação.

 

Fonte: http://webventureuol.uol.com.br/home/conteudo/noticias/index/id/19778 acessado em:25.01.2011.

 

Fonte: http://www.amazoniadventure.com/turismo_detalhe.php?codigo=8 acessado em: 25.01.2011.

 

Fonte: http://alunosemacaocenp.blogspot.com/2010_10_01_archive.html acessado em: 25.01.2011.

 

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/cerrados/ acessado em: 25.01.2011.

 

Fonte: http://blog.paxnobis.org.br/?cat=11 acessado em: 25.01.2011.

2º Passo: Depois de apresentar as imagens e também identificar os biomas, questione o aluno: Qual é o bioma da sua região? O que é um bioma? Por que os biomas tem características diferentes? Existe relação entre o clima e a vegetação? Entre o relevo e a vegetação? Por que a Floresta Amazônica é exuberante com sua biodiversidade? Por que a Caatinga é seca? A Amazônica é mais bonita que a Caatinga? é melhor? Por quê? Qual o bioma mais destruído do território brasileiro? Por quê? Deixe que o aluno seja papel fundamental nessa discussão. Seja somente um intermediador. Se achar necessário, coloque palavras chaves no quadro, palavras essas que poderão ser utilizadas no decorrer da aula, ou até mesmo para finaliza-la.

3º Passo: Apresente o texto a seguir em um datashow ou reproduza cópias para os alunos. Peça que leiam em voz alta, um de cada vez.

Os Biomas Brasileiros

          Hoje se fala muito em “biomas”. Palavra um tanto estranha até pouco tempo atrás. Entretanto, na sua fala em um evento organizado pela Itaipu Binacional, o famoso físico Fritjof Capra disse que “não há como promover um desenvolvimento sustentável senão adaptado a cada bioma”. Portanto, buscar os caminhos do desenvolvimento no mundo de hoje exige, pressupõe que conheçamos o bioma onde vivemos.

          Especialistas definem assim o que é um bioma:   Bioma é conceituado no mapa como um conjunto de vida (vegetal e animal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.   Em outras palavras, um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais ou menos uniforme, tendo uma história comum em sua formação.

          Por isso tudo sua diversidade biológica também é muito parecida.   Entretanto, nós dos movimentos sociais, achamos que não existe um bioma sem gente. Portanto, o ser humano que habita essa região também faz parte de seu bioma.   O desafio é que, para se adaptar bem ao bioma em que vivemos, para não destruí-lo – se já não foi destruído – precisamos estudá-lo e compreendê-lo. É o que se chama de educação contextualizada.

         Assim, um amazônida deveria aprender na escola as características do bioma Amazônia. O mesmo com um caatingueiro. O mesmo com um habitante do Cerrado. Conhecer melhor cada um cabe a cada cidadão que quer um mundo mais justo e mais respeitoso do planeta em que vive. Começamos nosso respeito pelo planeta ao respeitarmos nosso bioma.

Fonte: http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm acessado em: 25.01.2011.

Questione: O que é desenvolvimento sustentável? Cite exemplos. Ocorre em sua região? Como? Você concorda que o tema seja trabalhado nas escolas? Por quê? Coloque no quadro o que achar conveniente para o desenvolvimento da aula.   O que  V

4º Passo: Observe a charge a seguir.

 

Fonte: http://gibitecacom.blogspot.com/2009/05/monografia-em-quadrinhos-sobre-o.html acessado em: 25.01.2011.

Leve o aluno a reflexões, tais como: O que é cerrado? Onde ele esta localizado? Quais suas características? Qual o clima correspondente? Quais são as riquezas do cerrado? Quais os problemas ambientais? Qual região de Minas tem cerrado? Por quê? Segundo a charge, o que significa hots pots? Por que o desmatamento? Por que soja nessa região? Por que preocupamos tanto com o avanço da soja? O que podemos fazer para evitar isso? Existe maneira de desenvolvimento sem agredir o meio ambiente? Tem como acabar com o agronegócio? Seria vantajoso? Deixe que o aluno responda da sua maneira, pode até ser contando uma história de quando foi a essa região, ou até mesmo um documentário assistido da TV. Agora, peça que escreva as conclusões da charge no seu caderno. Isso deverá ficar registrado. 

5º Passo: Assista aos vídeos a seguir, que também mostra destruição de bioma.

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=EE0m8TtVgJc

2º Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=DvEFB2FtzJg

Faça uma relação entre o texto, a charge e os vídeos. Por que tanta destruição? Conscientização ambiental tem a ver com idade? dinheiro? ou o que?

6° Passo: Termine a aula, pedindo que os alunos façam cartazes ou crie um blog para trabalhar a conscientização ambiental em sua escola, município ou região. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação ocorrerá durante toda a aula, na interação positiva dos alunos.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 1/3 - 33.33%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • malia kubiczewski, Escola E. Gonçalves Lêdo , Rio Grande do Sul - disse:
    malia.k@hotmail.com

    12/08/2012

    Cinco estrelas

    ola prof. Danilo, se pudesse enviar-me algumas sugestoes de aula sobre a floresta amazônica, pois gostaria de fazer meu estágio com o ensino médio sobre biomas terrestres no brasil abrangendo a Floresta Amazônica.agradeço, bjs


  • Luce , S/instituição , Santa Catarina - disse:
    kellyn12@hotmail.com

    05/07/2012

    Duas estrelas

    Muito bom o conteúdo!!! Mas qual caminho para um desenvolvimento sustentável?


  • DANIELA BEZERRA DE MENEZES GOMES, ROOSEVELT PRESIDENTE EEEP , Ceará - disse:
    daniela_bezerra_21@hotmail.com

    02/06/2011

    Quatro estrelas

    Prof Danilo, acessei seu material e gostei bastante dele,pois possibilita o enfoque no aluno-construtor((de seu conhecimento),numa visão socioconstrutivista, onde se busca a participação ativa do aluno nas percepções, anãlises e críticas do espaço em que atua visando a partir ampliar sua visão de mundo e adotar postura ativa e consciente em defesa do meio ambiente em que vive.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.