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Transporte urbano e o grau de urbanidade

 

25/01/2011

Autor e Coautor(es)
DANILO PACHECO CAZELLI JUNIOR
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Desenvolvimento da geografia urbana mundial
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o grau de urbanização de sua cidade, entender o conceito de urbanização e apontar soluções para o problema urbano.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º Passo: Inicie a aula mostrando a charge a seguir.

 

Fonte: http://www.portalbenjamin.com.br/siteantigo/materias_anteriores/blog_do_amauri_janeiro_2010.html acessado em: 24.01.2011.

Como base na charge, questione o aluno: O que é área de risco? O que ele entende como tragédia? Quando ocorreu a tragédia em Angra dos Reis? Em qual estado fica o município de Angra dos Reis? Quais são as condições climáticas no verão dessa região? Qual o relevo dessa mesma região? Qual a relação entre o relevo e o clima de Angra dos Reis? Tem chovido mais ou as pessoas ocupam áreas antes cobertas por vegetação? Por quê? Existe comparação com a tragédia da região serrana do estado do Rio de Janeiro no início de 2011? Justifique. Você vive em área de risco?

Professor, utilize essas e outras perguntas para ativar a curiosidade dos alunos. Diante das respostas, coloque no quadro negro palavras que julgue importantes para o desenvolvimento da aula, palavras essas que poderão ser retomadas a qualquer momento ou para finalizar a mesma.

2º Passo: Expor o texto a seguir através de datashow ou até mesmo reproduzir cópias para os alunos. Assim que todos puderem ler, escolher um aluno para iniciar a leitura, alternando os alunos até o término do texto.

  Transporte coletivo integrado e bem planejado é prioridade

          Um dos principais desafios das cidades, em qualquer lugar no mundo, é a organização do sistema de transporte. O direito de "ir e vir" de todos os cidadãos nem sempre é respeitado. A maioria das políticas de desenvolvimento e os próprios investimentos nacionais e regionais, ainda está voltada à boa circulação dos automóveis particulares e veículos de carga. Somente casos isolados mostram tentativas de priorizar o transporte coletivo no Brasil, buscando democratizar a mobilidade e a acessibilidade urbanas de forma planejada. Vale ressaltar que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem possuir um plano diretor de desenvolvimento urbano; e as cidades que têm mais de 500 mil habitantes também precisam elaborar um plano diretor específico para transporte urbano. No entanto, levantamentos parciais do Ministério das Cidades já apontam para a existência de cerca de 1,7 mil cidades que ainda não possuem um plano diretor de desevolvimento urbano. O prazo para se adequar é até o ano de 2006.

          Conforme o administrador Renato Boareto, diretor de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, o modelo atual de transporte urbano se mostra insustentável. "Existe uma relação direta entre a renda e a mobilidade: quanto maior a renda, maior a possibilidade de locomoção nas cidades", avalia. Segundo ele, a expansão populacional, a velocidade da produção de novos veículos automotivos e a renda populacional não são compatíveis, transformando as cidades em permanentes espaços de disputa.

          "Hoje, o sistema de transporte integrado já atende 94% dos 1,6 milhão de habitantes de Curitiba, garantindo a locomoção com tarifa única não só no trajeto entre periferia e centro, mas entre qualquer ponto da cidade. Quando se fala de região metropolitana esse percentual já chega a 73%", relata.

Fonte: http://www.sistemaredes.org.br/oficial/artigos.asp?codConteudo=187 acessado em 24.01.2011.

Questione: Para que serve o sistema de transporte? O que é plano diretor? Por que Curitiba é cidade modelo no sistema de transporte? Há problemas urbanos na cidade? Qual a relação entre o texto e a charge? Existe área de risco em Curitiba? Será que existe transporte urbano no lugar representado na charge? Por que existe diferenças gritantes no processo de urbanização das cidades brasileiras? Para responder essas e outras perguntas pertinentes a aula, leve o aluno para sala de informática. Deixe que pesquise sobre o tema, ele irá achar várias notícias diferentes de acordo com cada região do Brasil. Por exemplo: poderá encontrar deslizamentos de terra no sudeste; cheias nos rios no norte; violência acentuada nos estados do RJ ou ES, e assim por diante. Peça que faça um relatório das melhores notícias e depois exponha em um mural na sala de aula.

3° Passo: Apresente os vídeos abaixo.

1º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=IJmFksIMGVo

2º vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=fqIEByJt9_s&feature=related

Peça aos alunos para fazer uma comparação, mesmo que de maneira verbal, dos vídeos assistidos, da charge e do texto. Direcione a aula para o processo desenfreado de urbanização e a falta do poder público em algumas áreas.

4º Passo: Agora, como tarefa extra-classe, peça que os alunos gravem em uma mídia de DVD, um documentário feito por eles, mostrando se existe área de risco em seu município. O que a população sabe a respeito disso? Quais as atitudes dos governantes? Existe problema com relação ao transporte coletivo? e com relação a coleta de lixo? enchentes? Deixe o aluno livre para produzir, só não poderá fugir ao tema: problemas urbanos. 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula e se o aluno entendeu sobre o processo desenfreado de urbanização no território brasileiro, o objetivo da aula foi alcançado.

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