Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Jogando e mudando regras.

 

14/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar Jogo e Esporte;

Identificar as diferenças e as semelhanças entre o Jogo e o Esporte;

Conscientizar sobre a importância do jogo e da possibilidade da mudança de regras como forma de mediar os conflitos existentes na vida em grupo.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

Reunir os alunos em sala de aula ou outro espaço que tenha parede.

Iniciar a primeira parte da aula com a dinâmica da chuva de ideias, e para isso, colar no quadro ou na parede um papel pardo ou cartolina de 1,60 metros aproximadamente.

Sugestão de site da dinâmica chuva de ideias. http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. Acesso em 19/11/2010.

Organizar os alunos de modo que estejam de frente para o quadro ou parede.

Dividir o papel pardo ou cartolina ao meio, fazendo um traço de pincel atômico, separando-o em duas metades.

Escrever em cores diferentes de um lado do traço, a palavra “Jogo” e do outro, a palavra “Esporte”.

Iniciar a conversa com os alunos, dizendo que hoje vamos estudar um pouco mais sobre o jogo e em quais aspectos ele se distancia ou aproxima do esporte.

Pergunte aos alunos: “O que é jogo?”

Anotar no papel pardo ou cartolina, as palavras chaves contidas nas respostas dadas pelos alunos.

Leia todas as palavras anotadas para os alunos e pergunte se todos concordam com o que está escrito, se deve acrescentar ou retirar alguma das palavras.

Feito isto, o professor deverá repetir o mesmo processo, porém, perguntando aos alunos “O que é Esporte?”

Para a segunda parte da aula, o professor deverá fazer nova pergunta aos alunos:

“Quais são as características do Jogo?”   

Repetir a mesma dinâmica da primeira parte da aula, no entanto, quem irá escrever agora as respostas sobre estas características no papel pardo, na parte destinada ao jogo, serão os próprios alunos, à medida que estes forem se manifestando.

Logo a seguir, o professor deve juntamente com os alunos, analisar as características escritas sobre o Jogo, e perguntar se alguma delas é contrária as palavras escritas na primeira parte da atividade. As discrepâncias deverão ser refletidas, discutidas e superadas.

Repetir a mesma dinâmica na parte destinada para as respostas do “Esporte”.

Convidar os alunos a analisar o quadro e apontar as semelhanças e diferenças entre estas duas práticas, o jogo e o esporte. 

Disponível em: http://queroser.files.wordpress.com/2007/07/s5002517.jpg. Acesso em 16/11/2010.

Guardar o painel, pois, o mesmo será usado posteriormente.

Pedir para que cada aluno, com base no painel construído, fale o nome de um jogo que faz parte do seu cotidiano e que possa ser realizado na aula de Educação Física. Registrar no quadro as respostas dos alunos.

Após a manifestação de todos, escolher através do voto, um dos jogos listados para ser vivenciado na próxima aula. Informar que a próxima aula será na quadra ou pátio da escola.   

Aula 2:   

Iniciar a aula entregando para cada aluno, lápis e papel contendo perguntas (diagnósticos), que deverão ser respondidas logo após o final do jogo, sobre os pontos negativos e positivos, bem como, as dificuldades encontradas para jogá-lo.

Vivenciar o jogo escolhido pela turma.

Ao final do jogo, os alunos deverão responder as perguntas e entregar as folhas para o professor, pois as mesmas serão usadas na aula seguinte.

Sugestão:   

Aula 3:   

Reunir os alunos novamente na sala de aula, dividindo-os em dois grupos e identificando-os como grupo 1 e grupo 2.

Entregar os diagnósticos da última aula para cada aluno e uma folha em branco para cada grupo.

Colar no quadro ou parede, o painel construído pelos alunos na primeira aula.

Solicitar que cada grupo leia no painel o que foi escrito por eles sobre o Jogo.

Informar que será estudado nesta aula, um dos aspectos que tornam o jogo diferente do esporte: que é a flexibilidade das regras, ou seja, que estas podem ser modificadas, adaptadas, ou até mesmo recriadas, e será isso que faremos.

Solicitar que cada grupo leia e discuta as observações anotadas nos diagnósticos de cada aluno, sobre os pontos positivos, negativos e as dificuldades no jogo da aula anterior.

Propor aos grupos que façam modificações nas regras e no jogo vivenciado na aula anterior, numa tentativa de superar as dificuldades relatadas para que, possam ser testadas na próxima aula.

As propostas de modificações devem ser anotadas na folha em branco entregue ao grupo, no início da aula.

Ao final das atividades, os grupos deverão entregar ao professor, o diagnóstico e a folha contendo as modificações do jogo sugeridas pelos alunos.

Lembrar aos alunos que a próxima aula será na quadra e cada grupo irá apresentar e vivenciar a sua proposta, juntamente com seus colegas.

Disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_YHSFSXDrpp8/S_M2iPuxd4I/AAAAAAAAACY/zGWKCCHhpZE/s1600/150609155716-01.jpg. Acesso em 16/11/2010.

Aula 4:

Entregar para cada grupo a proposta construída na aula anterior.

Convidar o grupo 1 para que apresente sua proposta de modificação do jogo e explicar aos colegas o  motivo das mudanças.

Após a apresentação, vivenciar o jogo, respeitando as modificações sugeridas pelo grupo.

Ao final do jogo, entregar uma folha e lápis para que cada aluno responda as perguntas solicitadas (diagnóstico).

Informar aos alunos que, para responder estas perguntas, devem comparar o jogo vivenciado na aula passada com o jogo desta aula, modificado pelos seus colegas.

Repetir o mesmo procedimento com o grupo 2.

O professor deve fazer uma síntese das respostas do diagnóstico para apresentar aos alunos, na próxima aula.

Sugestão para o diagnóstico: 

Aula 5:

Reunir com alunos em sala de aula fazendo uma “rodinha”, com todos assentados.

Apresentar aos alunos o resultado do diagnóstico do grupo 1 para apreciação de todos.

Ouvir do grupo, a sua opinião sobre esta vivência na aula de Educação Física e dizer aos alunos sobre o quanto é importante e necessário saber falar e saber ouvir o pensamento do outro.

Discutir também, sobre o quanto o jogo é importante para melhorar a nossa vida em grupo, nos ensinando através do diálogo, a mudar as regras para atender o interesse e a necessidade de quem joga. Isso não é possível fazer com o Esporte, pois, suas regras são universais, e somente são modificadas por um grupo de especialistas no assunto.

Em seguida, repetir o procedimento com o grupo 2.

Recursos Complementares

TEIXEIRA, A. H. L. Quem ganha fica? Os jogos e brincadeiras na escola. Revista Digital Efdeportes.com. Buenos Aires - Ano 11. n. 101. Outubro de 2006. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd101/jogos.htm. Acesso em 16/11/2010.

TEIXEIRA. M. Entendendo os jogos. Revista Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm. Acesso em 16/11/2010.   

NÚCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Conteúdos de ensino da educação física escolar: elementos introdutórios. Disponível em: http://www.nepecc.faefi.ufu.br/PDF/325_Conteudos.pdf. Acesso em 19/11/2010.     

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu compreender o sentido e significado do jogo, a diferença entre ele e o esporte, o caráter flexível das suas regras, e consequentemente, a possibilidade de modificação do mesmo para atender o interesse e necessidade do grupo.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões propostas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.