12/01/2011
Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Solidariedade |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo;
Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo;
Vivenciar jogos cooperativos;
Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos.
Essa aula é destinada aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 9 anos.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio.
Utilizar a marcação da quadra de voleibol para definir esse espaço ou fazer um quadrado de 5 a 6 m, com giz ou fita crepe, no pátio.
Dividir turmas em quatro equipes mistas e com o mesmo número de participantes.
Entregar uma bola pequena para cada integrante da equipe. Colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelos alunos, no centro desse quadrado. Sugerimos que os alunos recebam bolas de borracha ou de handebol ou de futsal, e que a bola maior a ser colocada no meio desse quadrado, seja de basquetebol.
Posicionar cada equipe num dos lados do quadrado.
Explicar aos alunos que este primeiro jogo tem como objetivo fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.
Para isso, os alunos deverão:
A cada duas rodadas, acrescentar uma bola de basquete no centro do quadrado, até totalizar três bolas.
Após 20 minutos de jogo, sentar com os alunos em círculo e pedir que eles digam:
Registrar todas as respostas dos alunos relacionadas com cada pergunta e as guardar para as próximas aulas.
Semelhante a atividade anterior, demarcar com giz ou fita crepe, o espaço do novo jogo.
Esse espaço deverá se aproximar da figura de um trapézio.
Dividir os alunos em três equipes iguais e cada equipe ficará responsável por um lado dos lados maiores do trapézio (6 metros). Na parte menor do trapézio (3 metros), o professor colocará caixotes ou cones para demarcar o local em que a bola de basquete deverá ultrapassar.
Sugestão do espaço de jogo:
Entregar uma bola pequena para cada aluno - de borracha ou de handebol ou de futsal – e colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelos alunos – de basquetebol, no centro desse trapézio.
Esse segundo jogo tem como objetivo fazer com que a bola de basquetebol entre dentro do caixote sem sair do espaço delimitado para o jogo. Para isso, o professor modificará algumas das regras do jogo anterior:
a) Arremessar as bolas pequenas para que as mesmas atinjam a bola basquetebol, fazendo-a deslocar para o lado contrário ao de sua equipe;
b) Não entrar no espaço demarcado para arremessar as bolas pequenas;
c) Evitar que a bola de basquete saia, no lado do trapézio em que sua equipe está posicionada.
d)Respeitar as seguintes regras:
Após 20 minutos de jogo, sentar com os alunos em círculo e solicitar que respondam as mesmas perguntas feitas na aula anterior:
Novamente, na medida em que os alunos forem respondendo cada pergunta, o professor registrará as respostas em uma folha e as guardará para serem utilizadas na próxima aula.
Informar aos alunos que na próxima aula realizaremos um debate sobre os jogos vivenciados.
Antes de iniciar a aula, escrever no quadro negro o seguinte problema:
Quais são as diferenças presentes nos dois jogos realizados nas aulas anteriores?
Depois de escrito esse problema, o professor deverá dividir o quadro negro em quatro espaços, ficando em cada espaço as seguintes perguntas:
Sugestão de organização de painel no quadro negro:
Para responder essas questões, o professor deverá:
Após o preenchimento do painel, o professor deverá retomar seus registros e acrescentar as respostas dos alunos que não estão contempladas no painel construído pelos grupos.
Avaliar com o grupo de alunos se as respostas das questões colocadas representam suas ideias e sentimentos presentes durante a realização dos dois jogos.
Terminada essa avaliação, iniciar a discussão sobre o que seja jogo cooperativo. Para isso, entregar para cada grupo de trabalho, uma folha com o seguinte conceito de Jogo Cooperativo:
“Jogo Cooperativo é uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais.” (CORREIA, 2007.) Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd107/jogos-cooperativos-e-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 17/11/2010.
Solicitar a cada aluno do grupo, que escreva seu nome na folha que foi entregue. Orientar aos grupos que façam as seguintes atividades:
À medida que cada grupo vai apresentando suas conclusões e sugestões, o professor anotará separadamente no quadro negro, as proposições construídas em cada grupo.
Após a apresentação das conclusões e conceitos sugeridos por cada grupo, o professor deverá em conjunto com os alunos:
Tendo como referência o conceito de Jogos Cooperativos reescrito coletivamente, o professor solicitará aos grupos de trabalho que:
O jogo mais votado será o jogo a ser realizado na próxima aula de Educação Física. Para tal, o professor deverá solicitar ao aluno ou alunos que sugeriu/ram o jogo cooperativo escolhido pela turma, que apresente suas regras e objetivos na próxima aula.
Recolher as folhas de todos os grupos e informar que o jogo escolhido pela turma será vivenciado na próxima aula.
Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_T5fT3Tt3ttI/SV5-kc9-iLI/AAAAAAAAAFk/6Uf0CZiM0ac/s320/blog090001.jpg. Acesso em 14/10/2010.
Reunir os alunos na quadra e garantir a apresentação das regras e objetivos a serem alcançados durante a realização do jogo cooperativo escolhido pela turma.
Realizar o jogo e após seu término, voltar com os alunos para sala de aula e:
Organizar os alunos em circulo e avaliar juntamente com a turma, as percepções e sentimentos de cada aluno durante a vivência do jogo cooperativo comparando com os sentimentos e percepções da vivência do jogo competitivo, apontando os aspectos positivos e negativos de cada uma das duas.
CORREIA, M. M. Jogos Cooperativos e Educação Física escolar: possibilidades e desafios. Revista Digital Efdeportes.com. Buenos Aires. Ano 12. n. 107. Abril de 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd107/jogos-cooperativos-e-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 14/11/2010.
BASTIANI, C. R. Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.ilv.com.br/noticias/2004/09setembro/jogoscooperativos/jogos.html. Acesso em: 14/11/2010.
TEIXEIRA. M. Entendendo os jogos. Revista Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm. Acesso em 14/11/2010.
Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as principais diferenças entre o jogo competitivo e o jogo cooperativo, bem como, os princípios que norteiam estes dois tipos de jogos: a competição e a cooperação.
Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.
Cinco estrelas 1 classificações
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16/11/2015
Cinco estrelasAula excelente, envolvendo conteúdos teóricos e práticos.