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Jogo cooperativo! Que jogo é este?

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
LEANDRO REZENDE
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Lucas Barbosa Resende, Elizabet Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o que é e quais são as características de um jogo cooperativo;

Compreender a diferença entre jogar cooperando e jogar competindo;

Vivenciar jogos cooperativos;

Modificar as regras de um jogo como forma de garantir a participação prazerosa de todos.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é destinada aos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de 9 anos.

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Utilizar a marcação da quadra de voleibol para definir esse espaço ou fazer um quadrado de 5 a 6 m, com giz ou fita crepe, no pátio.

Dividir turmas em quatro equipes mistas e com o mesmo número de participantes.

Entregar uma bola pequena para cada integrante da equipe. Colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelos alunos, no centro desse quadrado. Sugerimos que os alunos recebam bolas de borracha ou de handebol ou de futsal, e que a bola maior a ser colocada no meio desse quadrado, seja de basquetebol.

Posicionar cada equipe num dos lados do quadrado.

Explicar aos alunos que este primeiro jogo tem como objetivo fazer com que a bola de basquete saia do quadrado demarcado, pelo lado de uma das equipes adversárias.

Para isso, os alunos deverão:

  1. Arremessar as bolas pequenas para que as mesmas atinjam a bola de basquetebol, fazendo-a deslocar para o lado contrário ao de sua equipe;
  2. Não entrar no quadrado demarcado para arremessar as bolas pequenas;
  3. Evitar que a bola de basquete saia do lado do quadrado em que sua equipe está posicionada.
  4. Respeitar as seguintes regras: i) Não entrar no quadrado em nenhum momento do jogo. ii) Não encostar nenhuma parte do seu corpo na bola de basquete. iii) Quando as bolas pequenas saírem pelo lado do quadrado que sua equipe está posicionada, somente os alunos que estão posicionados nesse local, poderão recolhê-las para usá-las no jogo. iv) Cada vez que a bola de basquete sair em um lado do campo, marca-se ponto para a equipe que arremessou a última bola pequena que acertou na bola de basquete e a fez sair do quadrado. v) A equipe que fizer três pontos primeiro vence o jogo.

A cada duas rodadas, acrescentar uma bola de basquete no centro do quadrado, até totalizar três bolas.

Após 20 minutos de jogo, sentar com os alunos em círculo e pedir que eles digam:

  1. Quais foram seus sentimentos e dificuldades percebidas durante a realização desse jogo?
  2. Todos tiveram a mesma chance para participar? 3.      
  3. Quais são as principais características do jogo que acabaram de vivenciar?

Registrar todas as respostas dos alunos relacionadas com cada pergunta e as guardar para as próximas aulas.   

Aula 2   

Semelhante a atividade anterior, demarcar com giz ou fita crepe, o espaço do novo jogo.

Esse espaço deverá se aproximar da figura de um trapézio.

Dividir os alunos em três equipes iguais e cada equipe ficará responsável por um lado dos lados maiores do trapézio (6 metros). Na parte menor do trapézio (3 metros), o professor colocará caixotes ou cones para demarcar o local em que a bola de basquete deverá ultrapassar.

Sugestão do espaço de jogo:

Entregar uma bola pequena para cada aluno - de borracha ou de handebol ou de futsal – e colocar uma bola maior do que as que estão sendo utilizadas pelos alunos – de basquetebol, no centro desse trapézio.

Esse segundo jogo tem como objetivo fazer com que a bola de basquetebol entre dentro do caixote sem sair do espaço delimitado para o jogo. Para isso, o professor modificará algumas das regras do jogo anterior:

a) Arremessar as bolas pequenas para que as mesmas atinjam a bola basquetebol, fazendo-a deslocar para o lado contrário ao de sua equipe;

b) Não entrar no espaço demarcado para arremessar as bolas pequenas;

c) Evitar que a bola de basquete saia, no lado do trapézio em que sua equipe está posicionada.

d)Respeitar as seguintes regras:

  1. Não entrar no trapézio em nenhum momento do jogo.
  2. Não encostar nenhuma parte do seu corpo na bola de basquete.
  3. Quando as bolas pequenas saírem pelo lado do trapézio que sua equipe está posicionada, somente os alunos que estão posicionados nesse local, poderão recolhê-las para usá-las no jogo ou passar para outra equipe.
  4. Cada vez que a bola de basquete sair por um dos lados maiores do espaço demarcado, a partida será interrompida e o professor retirará duas bolas pequenas de cada equipe. O jogo reiniciará quando o professor colocar a bola de basquete no centro do trapézio.
  5. Cada vez que a bola de basquete passar pelo caixote deitado ou cones, as três equipes terão conseguido superar o objetivo proposto anteriormente. Como ponto de bonificação, cada equipe receberá uma bola pequena para continuar jogando.

Após 20 minutos de jogo, sentar com os alunos em círculo e solicitar que respondam as mesmas perguntas feitas na aula anterior:

  1. Quais foram seus sentimentos e dificuldades percebidas durante a realização desse jogo?
  2. Todos tiveram a mesma chance para participar?
  3. Quais são as principais características do jogo que acabaram de vivenciar?

Novamente, na medida em que os alunos forem respondendo cada pergunta, o professor registrará as respostas em uma folha e as guardará para serem utilizadas na próxima aula.

Informar aos alunos que na próxima aula realizaremos um debate sobre os jogos vivenciados.   

Aulas 3 e 4 

Antes de iniciar a aula, escrever no quadro negro o seguinte problema:

Quais são as diferenças presentes nos dois jogos realizados nas aulas anteriores?   

Depois de escrito esse problema, o professor deverá dividir o quadro negro em quatro espaços, ficando em cada espaço as seguintes perguntas:

  1. O que sentimos quando jogamos o 1º e o 2º jogo?
  2. Quais foram as dificuldades que estiveram presentes no 1º e 2º jogo?
  3. Todos tiveram a mesma chance de participar no 1º jogo? E no 2º jogo?
  4. Quais foram as principais características do 1º e 2º jogo?

Sugestão de organização de painel no quadro negro:

Para responder essas questões, o professor deverá:

  1. Reunir os alunos na sala de aula;
  2. Organizar quatro grupos para avaliar e comparar os dois jogos realizados.
  3. Solicitar que cada grupo fique responsável por responder uma das quatro questões colocadas e completar, no painel do quadro negro, os espaços referentes à questão escolhida pelo grupo.

Após o preenchimento do painel, o professor deverá retomar seus registros e acrescentar as respostas dos alunos que não estão contempladas no painel construído pelos grupos.

Avaliar com o grupo de alunos se as respostas das questões colocadas representam suas ideias e sentimentos presentes durante a realização dos dois jogos.

Terminada essa avaliação, iniciar a discussão sobre o que seja jogo cooperativo. Para isso, entregar para cada grupo de trabalho, uma folha com o seguinte conceito de Jogo Cooperativo:   

“Jogo Cooperativo é uma atividade física essencialmente baseada na cooperação, na aceitação, no envolvimento e na diversão, tendo como propósito mudar as características de exclusão, seletividade, agressividade e exacerbação da competitividade dos jogos ocidentais.” (CORREIA, 2007.) Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd107/jogos-cooperativos-e-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 17/11/2010.

Solicitar a cada aluno do grupo, que escreva seu nome na folha que foi entregue. Orientar aos grupos que façam as seguintes atividades:

  1. Discutir entre seus componentes se concordam ou discordam deste conceito e o que poderia ser acrescentado ou retirado dele.
  2. Apresentar para sua turma suas conclusões e sugestões de alterações para o conceito de Jogos Cooperativos.

À medida que cada grupo vai apresentando suas conclusões e sugestões, o professor anotará separadamente no quadro negro, as proposições construídas em cada grupo.

Após a apresentação das conclusões e conceitos sugeridos por cada grupo, o professor deverá em conjunto com os alunos:

  1. Identificar as principais categorias que estão presentes em cada proposição;
  2. Identificar as principais categorias consensuais;
  3. Reescrever o conceito de jogo cooperativo buscando garantir a presença das categorias consensuais;
  4. Avaliar coletivamente se as categorias citadas estão presentes no conceito reescrito.
  5. Identificar quais dos jogos vivenciados na 1ª e 2ª aulas tem características que aproximam do jogo cooperativo.

Tendo como referência o conceito de Jogos Cooperativos reescrito coletivamente, o professor solicitará aos grupos de trabalho que:

  1. Escrevam em sua folha e no quadro negro, três exemplos de jogos cooperativos.
  2. Apresentem aos demais grupos, os exemplos sugeridos.
  3. Analisem com os demais colegas se os jogos cooperativos sugeridos estão respeitando aos princípios anotados no conceito reescrito coletivamente. Se identificar algum jogo que não seja cooperativo, solicitar aos alunos que explicitem as características que estão ausentes do exemplo citado.
  4. Escolham um jogo cooperativo, dentre os listados no quadro, para vivenciarmos na próxima aula. Para essa escolha, entregar aos alunos tiras cortadas de papel sulfite e solicitar que cada aluno escreva o nome do jogo que gostaria de vivenciá-lo.

O jogo mais votado será o jogo a ser realizado na próxima aula de Educação Física. Para tal, o professor deverá solicitar ao aluno ou alunos que sugeriu/ram o jogo cooperativo escolhido pela turma, que apresente suas regras e objetivos na próxima aula.

Recolher as folhas de todos os grupos e informar que o jogo escolhido pela turma será vivenciado na próxima aula.

Disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_T5fT3Tt3ttI/SV5-kc9-iLI/AAAAAAAAAFk/6Uf0CZiM0ac/s320/blog090001.jpg. Acesso em 14/10/2010.   

Aula 5

Reunir os alunos na quadra e garantir a apresentação das regras e objetivos a serem alcançados durante a realização do jogo cooperativo escolhido pela turma.

Realizar o jogo e após seu término, voltar com os alunos para sala de aula e:

  1. Escrever no quadro a seguinte frase, “O Jogo Cooperativo foi para mim....”.
  2. Solicitar que os alunos escrevam no topo da folha esta frase, e que respondam ela, através de um desenho.
  3. Quando os alunos forem terminando, o professor deve fixar os desenhos na parede da sala.
  4. Quando todos os desenhos estiverem fixados, solicitar que os alunos observem os desenhos dos colegas identificando quais foram os sentimentos, dificuldades e características relacionadas ao jogo cooperativo vivenciado nessa aula.

Organizar os alunos em circulo e avaliar juntamente com a turma, as percepções e sentimentos de cada aluno durante a vivência do jogo cooperativo comparando com os sentimentos e percepções da vivência do jogo competitivo, apontando os aspectos positivos e negativos de cada uma das duas. 

Recursos Complementares

CORREIA, M. M. Jogos Cooperativos e Educação Física escolar: possibilidades e desafios.  Revista Digital Efdeportes.com. Buenos Aires. Ano 12. n. 107. Abril de 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd107/jogos-cooperativos-e-educacao-fisica-escolar.htm. Acesso em: 14/11/2010.   

BASTIANI, C. R. Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.ilv.com.br/noticias/2004/09setembro/jogoscooperativos/jogos.html. Acesso em: 14/11/2010.

TEIXEIRA. M. Entendendo os jogos. Revista Jogos Cooperativos. Disponível em: http://www.jogoscooperativos.com.br/entendendo_os_jogos.htm. Acesso em 14/11/2010.     

Avaliação

Observar se durante o processo vivenciado, o aluno conseguiu identificar as principais diferenças entre o jogo competitivo e o jogo cooperativo, bem como, os princípios que norteiam estes dois tipos de jogos: a competição e a cooperação.

Observar também, a participação e o posicionamento do aluno frente às atividades e discussões.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Bruno, Professor de Educação Fisica , Ceará - disse:
    brunolopeschaves@outlook.com

    16/11/2015

    Cinco estrelas

    Aula excelente, envolvendo conteúdos teóricos e práticos.


Sem classificação.
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